TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade individual contabilidade financeira

Por:   •  25/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Contabilidade Financeira

Módulo:

Aluno: Patricia Faria Cardoso Hassel Mendes

Turma: 0821-1_6

Tarefa: Relatório de analise contábil da empresa Magazine Luiza

Introdução

Criado na década de 50, em Franca, no interior de São Paulo, o Magazine Luiza tornou-se uma companhia orientada por ciclos de desenvolvimento. O Magalu já viveu o ciclo da expansão pelo interior do Brasil, o ciclo da entrada no mercado de São Paulo e de consolidação como umas das grandes varejistas brasileiras, o ciclo da busca por escala e abrangência regional via aquisições, o ciclo da transformação digital. Todos eles foram concluídos. A partir de 2019, iniciou-se um novo momento -- o posicionamento do Magalu como uma plataforma digital de varejo, um ecossistema que contribui para que milhares de outros negócios ingressem no universo das transações virtuais.

Este Magalu é marcado por sua velocidade. Levamos 43 anos para faturar 1 bilhão de reais em nossas lojas físicas, origem da empresa. Precisamos de apenas 10 anos para atingir a marca de 1 bilhão de reais em faturamento em nosso seu e-commerce. E relâmpagos 2 anos para atingir esse mesmo valor com a operação de marketplace que, em dezembro de 2019, reunia 15 000 sellers, indústrias e varejistas dos mais diversos tamanhos, origens e especialidades. Nos últimos anos, o Magalu fez a opção estratégica pelo crescimento exponencial, por atingir um ritmo de expansão que multiplique o tamanho e a abrangência da empresa, fazendo com que ela permaneça relevante na economia digital. Em 2019, as vendas totais do Magalu foram de 27,3 bilhões de reais.

Considerando o histórico da magazine luiza apresentado anteriormente, esta atividade tem  como  objetivo  apresentar  a  análise  das  demonstrações  contábeis  da empresa,  evidenciando  importância  e  relevância  da  análise  econômico- financeira  através  da análise  do  Balanço  Patrimonial  (BP),  que trás informações  referentes  à  posição  patrimonial  e  financeira  da  empresa   e  também  através  da  análise  do  Demonstrativo  do Resultado  do Exercício (DRE), considerando os exercícios dos anos 2019 e 2020. O relatório apresentara a saúde financeira da empresa e contara com: Analise horizontal, Analise vertical, Calculo dos índices de liquidez, Calculo da estrutura de capital, Calculo da lucratividade, Calculo da rentabilidade.

Análise horizontal

A Análise horizontal permite avaliar a evolução dos resultados da empresa ao longo de um determinado período, que pode ser anual, semestral ou mensal, conforme as políticas da companhia, permitindo desta forma, identificar se a empresa conseguiu aumentar os seus lucros de um ano para o outro, manter os resultados ou se apresenta prejuízo no período.

[pic 3]

Conferindo a Analise Horizontal do Balanço Patrimonial, entende-se que o ativo da Magazine Luiza teve um aumento de 20% quando comparado com o exercício de 2019, a linha de capital disponíveis (caixa e banco) com um aumento de 609% e outros ativos circulantes com 488% foram as principais influencias neste crescimento.

[pic 4]

Já no passivo, nota-se um crescimento no endividamento da empresa induzido pelos empréstimos e financiamentos que apresentou aumento de 20240%. Outro fator foi a redução do patrimônio liquido que em 3%, motivado pela diminuição das reservas de capital -207% e 0% de capital social aplicado no período de 2020 comparado com 2019.

[pic 5]

Ao analisar o DRE, apuramos um aumento de 41% na receita liquida de vendas de um exercício para outro bem como um crescimento também no custo dos bens e/ou serviços vendidos de 46% afetando o Lucro Bruto positivamente em 28%. Entretanto, percebe-se que as despesas com vendas, despesas gerais e administrativas e as perdas pela não recuperabilidade de ativos, impactaram juntas em 120% contribuindo na redução do lucro liquido de 58% da Magazine Luiza no ano de 2020 ao compararmos com 2019.

Análise vertical

A Análise vertical contribui para analisar o percentual de representatividade de cada setor da empresa, possibilitando analisar os resultados separadamente e a influência de cada um deles no resultado final;

[pic 6]

Em analise critica do Balanço Patrimonial, destaca-se um aumento do ativo circulante, 1%, de 65% para 66%, e consequentemente a redução do ativo não circulante, de 35% para 34%, indicando um aumento em sua liquidez. Os maiores contribuintes estão relacionados ao aumento de estoque, de 19% para 24%, e outros ativos circulantes, de 3% para 12%.

[pic 7]

Em passivos, aumentou-se passivos circulantes, nota-se uma mudança acentuada em empréstimos e financiamento que apresentou aumento de 7% no exercício de 2020 comparado com 0% de 2019 e fornecedores que aumentou de 29% para 34%. No capital social da empresa nota-se uma diminuição de 32% em 2019 para 27% em 2020, influenciando negativamente para redução do patrimônio liquido de 41% em 2019 para 33% em 2020.

[pic 8]

Em Analise Vertical, no DRE, pondera-se um redução no lucro liquido em 4%, reduzindo de 5% no exercicio de 2019 para 1% em 2020. Maiores impactos estao relacionados ao resultado antes do resultado financeiro e dos tributos.

Cálculo dos índices de liquidez

Os índices de liquidez são indicadores financeiros de análise de crédito que revelam quanto a empresa possui de recursos disponíveis para quitar suas obrigações com terceiros.

Estes indicadores, portanto, indicam a capacidade de pagamento de uma empresa. Eles são calculados através de um quociente que relaciona os valores de seu ativo com os valores de seu passivo.

Todas as informações necessárias para calcular um índice de liquidez estão disponíveis no balanço patrimonial da companhia.

Em geral, a solvência de uma empresa depende de um bom controle de seus fluxos de caixa e ciclos financeiros, além de suas capacidades em gerar lucro e de desenhar boas estratégias de financiamento e de investimento.

[pic 9]

A liquidez imediata da Magazine Luiza sinaliza uma capacidade de 0,11 vezes maior de pagamento do que a de aquisição de dividas imediatas.

A liquidez corrente apresentou uma boa capacidade de solvencia, com demonstração de redução de 1,69 em 2019 para 1,29 em 2020.

Para o Indice de Liquidez seca, caracteriza um aumento da dependencia do estoque, visto que apresentou uma redução.

Analisa-se uma redução de 0,15 apresentada no indice de liquidez geral (1,24/ 2019 para 1,09/2020), porem o volume ainda é superior a 1,0, o que indica que a empresa possui ainda folga para cumprir com suas obrigações. Sendo assim, a Magazine Luiza ainda apresenta uma boa liquidez, mesmo com redução do  Capital Circulante Liquido 34%,

Cálculo da estrutura de capital

A estrutura de capital é a denominação usada para descrever a combinação que as companhias fazem dos diferentes tipos de recursos que a formam.

De forma básica, uma empresa é composta por duas variações de capital: o capital oriundo do investimento dos sócios (o capital social) e o capital oriundo de terceiros (como as dívidas e financiamentos). Cada um deles possui as suas próprias características, assim como um custo, tributos e disponibilidade distintas.

A estrutura de capital pode ser encontrada no próprio Balanço patrimonial da empresa, com a somatória do capital social e do passivo não-circulante (conforme a descrição contábil mais aceita). Ela pode variar de acordo com os atributos da organização (tamanho, lucratividade, entre outros).

Na prática, isso garante que cada uma possa compor a sua própria estrutura de capital de forma personalizada, usando mais ou menos capital próprio (ou de terceiros) para viabilizar as atividades empresariais.

[pic 10]

Pode-se contribuir com analise do calculo de endividamento geral que a empresa teve um aumento, saindo de 59% em 2019 para 67%, 0,08%, o que indica um aumento da dependência de capital de terceiros. Avalia-se também, que a composição de divida cresceu 12%, passando de 65% em 2019 para 77% em 2020.

A imobilização do capital próprio, manteve-se no mesmo índice, sugerindo a dependência de recursos de terceiros para financiar suas dividas.

A imobilização de recursos não correntes teve um aumento de 11% de um exercício para outro, indicador de necessidade de recursos de terceiros de curto e longo prazo.

Cálculo da lucratividade

A lucratividade é um indicador de eficiência operacional obtido sob a forma de valor percentual, faz a associação entre lucro liquido e receita total, ou seja, que indica o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que desenvolve. É também um dos principais indicadores econômicos da empresa, ligado diretamente com a competitividade do negócio.

[pic 11]

Em Margem Bruta, verifica-se uma queda de 2% entre os exercícios de 2019 para 2020, mas com um lucro de R$0,25 de lucro para cada real de receita.

Quando comparado as margens operacionais com a margem bruta, indica-se que houve uma redução no lucro operacional com uma redução expressiva. E a margem liquida, aponta uma redução de 4%, demonstrando uso de dividas/ capital terceiro.

Cálculo da rentabilidade

Rentabilidade é o quanto a empresa demonstrou ser rentável, ou o quanto gera retorno financeiro ou ainda o retorno sobre o investimento.

[pic 12]

O ROE e ROI apontam que apesar de uma redução na sua rentabilidade a Magazine Luiza ainda assim éuma empresa rentavel.

Conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa

Avaliando o Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados do Exercício nos anos de 2019 e 2020 da empresa Magazine Luiza, podemos extrair que a receita liquida de vendas teve um aumento de aproximadamente 40% em 2020 e também um aumento em 43% em despesas com vendas. Assim sendo, percebe-se um impacto no lucro liquido, muito provavelmente em decorrência da pandemia COVID 19, que abalou a economia mundial.

Em 2020, a Magazine Luiza, assim como outras empresas inseridas na economia brasileira, se reinventaram diante de um cenário catastrófico, com lojas fechadas, como pode-se perceber que no segundo trimestre do ano. E estrategicamente, investiram nas vendas ecommerce para reestruturar a empresa. Sendo assim, a empresa possui uma situação econômica e financeira segura e em crescimento, apesar do ano de 2020 ter um lucro liquido reduzido, mas muito em função dos objetivos estratégico da companhia para o período.

Referências bibliográficas

Onze, Redação. Análise vertical e horizontal: como usar a técnica para avaliar https://www.onze.com.br/blog/analise-vertical-horizontal/, 25 de setembro de 2021,as 14:05

Luiza, Magazine, Quem somos.

https://ri.magazineluiza.com.br/ShowCanal/Quem-Somos?=urUqu4hANldyCLgMRgOsTw==, acessado em 25 de setembro de 2021,as 14:05.

Luiza, Magazine, Relação com investidores. , acessado em 25 de setembro de 2021,as 14:05.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (288.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com