TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Pratica Supervisionada

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.847 Palavras (16 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 16

1. INTRODUÇÃO 

 As Atividades Práticas Supervisionadas (APS) compreendem uma forma de estudo extraclasse, criada com o intuito de familiarizar o estudante com o ambiente profissional que este encontrará quando formado e atuando no mercado de trabalho, ou seja, possibilita que o aluno execute todo o conhecimento que vem adquirindo dentro da sala de aula de uma forma simultânea entre teoria e prática. Todo esse processo é supervisionado e apoiado pelos professores das disciplinas correspondentes ao estudo.

 O título do trabalho (Administração do Relacionamento com os Clientes e a Dimensão Social do Consumo) refere-se ao relacionamento necessário entre empresa e cliente, os objetivos e importância desse contato continuo para o crescimento e evolução das organizações junto à sociedade. Qual impacto gerado na sociedade pelas ações das organizações e como a sociedade acaba direcionando quais caminhos a empresa deve seguir.

 Esse estudo consiste na análise dos perfis de comportamento dos clientes em busca das suas reais necessidades, entendendo primeiramente qual o verdadeiro cliente da organização. Esse estudo objetiva melhorar os resultados buscados pela empresa à medida que compreende o universo do mercado de consumo e acaba sanando as necessidades e desejos da sociedade.

 A empresa objeto de estudo desse trabalho é o Hospital Infantil Gonzaga. Uma empresa privada, de médio porte, do ramo da saúde infantil e hospitalar que fica estabelecida na cidade de Santos, São Paulo.

 O desenvolvimento deste trabalho se fará por meio de uma apresentação detalhada da empresa e análise dos dados colhidos na organização.   Será fundamentado em conceitos consolidados, atuais e recorrentes de cientistas da área, além de informações do instituto Ethos, que age na conscientização de empresas a respeito de responsabilidade social e que contribui para uma integração sustentável entre organizações e sociedade.

 Será levada em conta a relação que o hospital mantém com seus clientes, a qualidade dessa relação, quais meios utilizados para atingir, ouvir, seus clientes. Se os objetivos da empresa estão sendo atingidos e se podem ser melhorados ou aumentados.

 Com base nessa pesquisa serão sugeridas medidas para melhorar pontos em que a empresa apresenta algum tipo de deficiência quando busca uma boa interação com seu público-alvo.

2. ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

 As empresas trabalham hoje com foco no cliente, e precisam ter acesso ao máximo de informações para usar como base na criação de seus produtos.

 A melhor maneira de se obter informação é criando um relacionamento profundo e duradouro. Assim, se obtém maior integridade nas informações.

 De acordo com Silva e Zambon (2015, p.191): Administração do Relacionamento com o Cliente é “o gerenciamento dos meios utilizados para se estabelecer e mensurar os contatos com os clientes”.

2.1. Marketing de Relacionamento

 Para Kotler (2003, p.72): Na criação de um bom marketing de relacionamento, “o ponto de partida são os possíveis clientes, todos aqueles que presumivelmente poderão comprar o produto ou serviço”.

 A empresa trabalha diversas formas de alcançar o possível cliente, atraí-lo e mantê-lo na condição de cliente efetivo criando um relacionamento para troca de informações.

 O marketing de relacionamento estuda as formas mais adequadas de se criar e manter esse bom relacionamento. É de grande importância para a empresa ter um grupo de clientes fiéis, do qual também pode adquirir informações.

2.1.1. Relacionamento com o cliente

 Segundo Silva e Zambon (2015, p.9): “Para qualquer organização não basta conhecer seus clientes-alvo, é preciso também ser conhecida por eles”.

 Os clientes sentem a necessidade de se comunicar com a empresa. Essa comunicação se faz necessária para obter informações, fazer reclamações e sugestões por exemplo.

 Com essa ligação a empresa é capaz de corrigir problemas apontados pelos consumidores, ou seja, respondê-los de maneira eficaz. Um cliente que se sente importante e bem tratado tende a retornar.

  1. Consumidor

 Entende-se como consumidor quem adquire um produto ou serviço ou quem o consome.

 Para Churchill (2000, p.4), os consumidores “compram bens e serviços para seu próprio uso ou para presentear outras pessoas”.

 O consumidor é quem compra um produto para satisfazer suas necessidades ou desejos.

 Conforme explicam Silva e Zambon (2015, p.4), um grupo de clientes é principalmente “formado pelas pessoas, pelas unidades familiares ou por empresas”.

2.2.1. O perfil do consumidor atual

 O consumidor de hoje encontra-se muito mais informado, e agradá-lo tornou-se uma tarefa bem mais complexa. Atualmente, os consumidores têm muito mais acesso as informações do que em tempos passados, assim, ficam mais exigentes com a qualidade dos produtos e do atendimento no momento da compra e no momento pós-compra.

 Para Churchill (200, p. 146): durante o processo de compra são realizadas as etapas de “reconhecimento da necessidade, busca de informações, avaliação das alternativas, decisão de compra e avaliação pós-compra”.

 Contudo, existe no mercado atual uma variedade muito grande de opções para o consumidor, isso se soma ao seu conhecimento e faz com que ele tenha maior embasamento na hora de comparar um produto ou serviço.

 2.2.2. O comportamento de compra do consumidor

 O comportamento de compra de cada consumidor é influenciado por diversos fatores.

 Para Kotler (2003, p. 183): “Os fatores culturais exercem a maior e mais profunda influência”, além dos fatores sociais, pessoais e psicológicos.  Kotler (2003, p.199), ainda afirma que “a tomada de decisões do consumidor, varia de acordo com o tipo de decisão de compra”.

 Saber analisar o comportamento de compra do seu público-alvo é fundamental para a empresa entregar a qualidade que o consumidor espera.

2.3. A dimensão social do consumo 

 Ao longo dos últimos anos, o papel social das empresas vem crescendo. Estudiosos vêm concordando sobre a responsabilidade social fazer parte das organizações devido aos grandes impactos de seus produtos e atitudes na sociedade e no seu modo de viver. Segundo Churchill (2000, p.40): “Embora o ambiente influencie o sucesso de estratégias de marketing, estas também podem ter um impacto sobre ele”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com