TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Pratica Supervisionada

Por:   •  11/4/2015  •  Monografia  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 8

Nas negociações temos que ter como premissa que para obtermos sucesso deveremos deixar as partes satisfeitas.
Baseado nas informações descritas o primeiro passo é identificar quais seriam os apelos e pontos base para negociação com cada lado, isto no dará um preparo importante para o sucesso.

O teste sugerido serviu para pontuar as forças e as fraquezas de cada um dos integrantes do grupo nas negociações e desta forma realizar a análise SWOT – forças, fraquezas ameaças e oportunidades.

Fraquezas: não ter a quantidade de horas práticas; inexperiência no uso do poder em uma negociação, misturar as emoções e sentimentos, não ter propósito e objetivo nas negociações, falta de atenção aos interesses e desejos da outra parte.

Forças: boa comunicação, planejamento na negociação, foco, confiança, criatividade,flexibilidade, conhecimento, tempo , informação.

Ameaças: Conflitos em uma negociação é uma ameaça que pode fazer com que as portas se fechem à uma nova negociação ainda que a parte agressiva vença a rodada presente.

Desistir  da negociação é uma ameaça mas pode ser usada como uma tática para chegar à conclusão da negociação.

Pedir desconto é uma técnica de negociação que pode se tornar uma ameaça

Pois o negociador pode tratar com outra pessoa que não tenha lhe pedido tal desconto.

Oportunidades:

Criar um vínculo entre as partes envolvidas, trocar experiências, aumentar a quantidade de clientes, produtos e serviços.

Preparar-se para uma negociação é o momento que exige o máximo do negociador. Atenção, planejamento, informações entre outros elementos  o conduzirá ao sucesso nas negociações.

Ter objetivo, ser realista, enxergar os interesses da outra parte geram oportunidades de uma boa negociação.

Às vezes os excelentes resultados nas negociações geram oportunidades intangíveis como exemplo: o reconhecimento, a qualidade dos produtos.

Negociar aumento de salário é uma prática que nem todas as pessoas conseguem realizar com tamanha eficiência exige também algumas habilidades.

A negociação de salário é um processo delicado e que exige do profissional preparo, consistência de informações e, principalmente, firmeza no que está pleiteando como remuneração ou aumento.

A mistura de sentimentos, a maneira de como esta solicitação é transmitida ao gestor são algumas fraquezas neste tipo de negociação enquanto acreditar que você tem potencial para obtê-lo , a objetividade são alguns pontos fortes.

 A postura e posicionamento crítico diante do assunto mostrarão muito do que você merece ou não.
A melhor forma de negociar salário é ter uma conversa franca e objetiva, baseada em argumentos de mercado e de desempenho, sabendo que pode perder ou ganhar. A arte de negociar salário é um processo delicado e que exige do profissional preparo e consistência de informações. Na hora do diálogo, para garantir o sucesso da negociação é importante que o profissional se atente a alguns preceitos básicos.
Saber o momento certo de pedir o aumento também é importante. Antes de marcar uma conversa com o chefe, o profissional deve estar ciente do valor da remuneração do mercado e conhecer a política salarial da empresa.

O mundo vem passando por desenvolvimentos acelerados nos últimos anos, esses desenvolvimentos, como os meios de comunicações, permitiram-se o favorecimento para informações, como por exemplo: a internet, entre outros. Devido à acessibilidade favorável a informações foi-se criando “ferramentas” pessoais nas quais chamamos habilidades. Com a formação de habilidades pode-se obter sucesso na execução de tarefas propostas, como em uma negociação, por exemplo. Para obter uma negociação satisfatória é de suma importância ter habilidades diversas. Habilidades essas, essenciais e fundamentais aos negociadores. Algumas pessoas acreditam que as habilidades dos negociadores são natas. Em contrapartida, muitas outras pessoas afirmam que muitas habilidades dos negociadores são aprendidas na prática. 

O negociador deve ter uma visão ampla, sistêmica da situação que permite atuar de maneira diferente em cada caso.
Saber lidar com as divergências, ter um bom relacionamento interpessoal, são fatores de suma  importância para obter um resultado positivo, nem sempre o andamento da negociação por parte de algum dos envolvidos lhe parecera justa, por tanto saber ouvir e contornar as objeções ajuda na hora, dos conflitos de ideias. Só assim o bom negociador será capaz de atingir seus objetivos na negociação. Criando acordos dentro do consenso.
Ou, seja o negociador deve ser o responsável tanto pela emissão, quanto pela recepção das informações que se dá durante a negociação, deve também fazer o bom uso de suas habilidades para buscar informações sobre o que será negociado.


Qual a importância do planejamento nas negociações?

O planejamento da negociação é importante, porque consiste na busca das informações necessária ao processo na formulação de um roteiro ou plano de ação e na preparação para o desenvolvimento da negociação, objetivando prever os eventuais obstáculos que poderão surgi no decorrer do processo.

A fase do planejamento é composta basicamente de três etapas, que consistem em definir o problema, estabelecer um compromisso para um acordo negociando e acertar a negociação.

Na primeira etapa, determinam-se como cada lado define o problema que é objeto da negociação e como essas definições estão relacionadas entre si.

Na segunda analisa-se se há possibilidades de uma solução negociada e se é possível estabelecer um acordo justo, a partir do balanço das forças presentes na negociação.

Na terceira etapa, definem-se os objetivos e os princípios que guiam a redação do acordo e os procedimentos formais da negociação, tais como o local, a agenda os participantes e as regras a serem seguidas durante o processo.

De acordo com esses autores, o planejamento eficiente da negociação depende da atenção dispensada aos seguintes itens: ??

Quais são os principais passos ou procedimentos que devem ser seguidos durante o processo de planejamento na negociação?

Quando falamos em acordo, implicitamente, podemos dizer que as partes envolvidas no processo precisaram fazer algumas concessões de seus interesses ou pontos de vista para que o acordo fosse firmado. O primeiro passo no planejamento de cada negociação é determinar os objetivos. Saber o que realmente queremos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com