TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Avaliação a Distância

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

   [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

        

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina/Unidade de Aprendizagem:

Curso:  Ciências Contábeis

Professor: Vera Lucia Anselmo Neves

Nome do aluno: Gabriely de Freitas Simão

Data: 20/04/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

        

Questão: 1         

Em trabalho sobre sociedade e meio ambiente, o estudioso inglês Giddens (2012, p. 126), coloca que: “[...] existem muitas questões ambientais diferentes que confrontam o mundo contemporâneo. Algumas são de caráter local ou regional, enquanto outras têm um impacto sobre a população humana global. Todavia, o que todas compartilham e o que as tornam especificamente questões ambientais é que elas envolvem relações e interações sociais e fenômenos naturais não humanos. Nesse sentido, elas são questões híbridas da sociedade e do ambiente.”

A partir deste enunciado, construa um texto entre 15 e 30 linhas em que explique pelo menos 5 questões ambientais inter-relacionadas, que atingem o conjunto da população de forma indevida. Explique, ainda, se é possível que exista um nível finito de recursos básicos no planeta Terra que podem, com o tempo, simplesmente se esgotar; ou se sempre haverá água, comida e terra suficientes para atender a população humana global. Cite todas as suas fontes de pesquisa além do livro didático e do vídeo indicado no EVA.  (5,0).

Resposta: Para Giddens estamos vivendo em melhores condições do que no passado que está relacionada consumo ao desenvolvimento econômico (Livro didático p.25) , mas isso nos leva a uma serie de conseqüências que prejudica ainda mais a população, como:

  • Consumo excessivo de água com o aumento da população o consumo de água doce dobrou.
  • A queima de combustíveis fósseis que foi um recurso de grande impacto na vida do homem.
  • Consumo de madeira que está aumentando gradativamente.
  • Aquecimento global (efeito estufa) decorrente dos poluentes na atmosfera.
  • Extinção de animais estão sendo caçados até a extinção.

O consumo excessivo de água gera uma serie de perdas começando pela perda de fauna e flora marinha, a redução das áreas cultivadas, danos á pesca e insegurança alimentar em 2020, estão aumentando a desnutrição e da fome. O problema é agravado por mudanças no padrão do consumo alimentar humano. A queima de combustíveis fósseis deve-se as plantas, animais e todas as matérias vivas, que quando morrem decompõe-se sendo preciso 2 milhões de anos até que esta matéria orgânica origine o carvão. Consumo de madeira que é o desmatamento das florestas acaba com rios e lagos e consecutivamente as plantas e os animais. Aquecimento global causa mudanças climáticas fazendo com que as temperatura aumente provocando o aumento dos níveis de gás carbônico e outros gases na atmosfera. Extinção de animais em terra, animais selvagens estão sendo caçados até a extinção para a obtenção de carne, marfim ou para a produção de produtos "medicinais". No mar, grandes barcos de pesca industrial, equipados com redes de arrastão ou de cerco, estão dizimando populações inteiras de peixes. 

Diante dos fatos mencionados acima vimos que população está aumentando e com isso o consumo aumenta também fazendo com que fique cada vez mais escassos nossos recursos, com isso nosso planeta é afetado por vários problemas ambientais. Estes problemas afetam a fauna, flora, solo, águas e ar que está muito comprometida. Então concluímos que o crescimento da população não ameaça o planeta e sim o consumo inadequado de tal, que se soubermos administrar nossos recursos não tornará escassos.

Bibliografia:

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI291017-17770,00-CRESCIMENTO+DA+POPULACAO+NAO+AMEACA+PLANETA+CONSUMO+SIM.html

http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/a-crise-ecologica.htm

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/problemas_ambientais.htm

https://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/os-cinco-maiores-problemas-ambientais-do-mundo-e-suas-solucoes

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI928916-EI299,00-Falta+de+agua+doce+pode+causar+danos+ambientais.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (367.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com