TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade negociação

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS Etapa 1 – Passo 2: Realizar uma resenha do capítulo lido e criar um comparativo entre o texto do PLT e dos Artigos lidos.

PLT:

ARTIGOS:

  • Teoria dos sistemas: Duas ideais centrais elaboradas por Bertalanffy:
  1. A importância da interdependência das partes: é necessário analisar não apenas os elementos, mas suas inter-relações;
  2. A necessidade de um tratamento complexo para uma realidade complexa: necessidade de aplicar vários enfoques para entender e lidar com uma realidade que se torna cada vez mais complexa.
  • Em 1951, Bertalanffy usou o termo teoria geral dos sistemas. Sua teoria trazia uma visão holística de todo o sistema organizacional e enfatizava os processos, forneceu um meio para se interpretar as organizações, compreendidas como partes de um sistema aberto. Assim tornou-se evidente a natureza sistêmica das empresas.
  • Entender a negociação sob a visão sistêmica.
  • Atualmente saber negociar tornou-se determinante para uma vida profissional e pessoal bem sucedida.
  • O processo de negociação envolve três etapas- chave: A primeira é a análise que se refere à coleta de informações sobre o caso negociado.

Segunda etapa – planejamento, os agentes buscam gerar ideias e decidir o que fazer, de acordo com os interesses mais importantes e os objetivos almejados.

Terceira etapa- discussão, na qual as partes se comunicam entre si para tentar chegar a um acordo que satisfaça a ambos os lados.

  • Proposta de uma abordagem sistêmica da negociação:
  •  Processo de negociação: Entrada – Processo – Saída.
  • Importância da comunicação no processo de negociação: Processo pelo qual a informação é trocada, compreendida e compartilhada por duas ou mais pessoas, geralmente com a intenção de influenciar o comportamento.

Variáveis básicas de um processo de negociação:  Poder, tempo e informação.

              Habilidades essenciais dos negociadores: Ter habilidades tem sido o quesito mais importante em processo de negociação, o que implica saber “usar adequadamente as técnicas de negociação, ter conhecimento do setor de atuação e visão  de negócio para alcançar o máximo que se deseja na negociação”.

 Planejamento da negociação: implica identificar os conflitos ou incompatibilidades, estabelecer objetivos e possibilidades objetivas de consecução das metas e identificar os padrões objetivos que servem como referenciais para a tomada de decisão. O planejamento tornou-se fundamental em qualquer tipo de negociação.

 Questão ética na negociação: Refere-se às regras a aos princípios que definem condutas certas e erradas aplicáveis às ações humanas, que fazem dela atitudes compatíveis com a concepção geral do bem e da mora.

  Envolvimento de uma terceira parte no conflito: Quando surgem conflitos entre as duas partes em um processo de negociação pode tornar-se necessário o envolvimento de uma terceira parte na negociação.

 Uso dos tipos psicológicos na solução dos conflitos: É importante identificar as características  psicológicas das pessoas com as quais se negocia.

Preocupação com as Weltanshauungen dos participantes: Capacidade das pessoas verem e perceberem o mundo real em que estão inseridas, uma vez que cada ser humano está imerso em uma concepção de mundo que se funda na sua própria vivência e existência pessoal.

 Capacidade para lidar com as diferentes weltanshauugen dos envolvidos: É essencial identificar essas diferenças sob um ponto de vista sistêmico.

Busca de uma negociação evolutiva, segundo o princípio de hierarquização de sistemas: a negociação pode atingir diferentes níveis, de acordo com o tipo de interação dos elementos do sistema , não importando a complexidade da negociação nem o número ou a quantidade de elementos envolvidos.

  • Um primeiro passo a ser considerado na visão da negociação sob um enfoque sistêmico é o seu processo, que inclui:

ENTRADAS: influências às quais a negociação está sujeita.

PROCESSO: a negociação em si.

SAÍDAS: resultados da negociação.

  • Três Variáveis básicas de um processo de negociação:
  • Poder: habilidade de influenciar pessoas ou situações.
  •  Tempo: período durante o qual a negociação acontece.
  •  Informação: conhecimento sobre alguém ou algo.

  • Negociação: processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. (Junqueira, 1986, pg5).
  • O autor relata que negociar consiste na aceitação de ideias em busca de um bom resultado que possa agradar as duas partes envolvidas na negociação.
  • No processo de negociação é preciso que se estabeleçam objetivos, é preciso haver reciprocidade, para que todos obtenham resultado, havendo sempre um equilíbrio.
  • Nos processos de negociação, ou de comunicação, destacam-se principalmente as habilidades técnicas; as habilidades associadas ao conhecimento interpessoal dos negociadores; o conhecimento interpessoal dos negociadores; e o conhecimento do negócio, que é específico de cada transação, envolvendo o entendimento mínimo do assunto objeto de transação. A habilidade técnica tem merecido mais atenção que a habilidade interpessoal, provavelmente, a dimensão mais esquecida no processo.
  • Ser capaz de conduzir uma boa negociação está diretamente ligado à capacidade de comunicar-se de maneira eficaz. A comunicação eficaz deve ser assertiva, objetiva e clara que gere entendimento e resposta, persuadindo a outra parte.
  • Os resultados de uma negociação, segundo Jolibert (1998), podem ser explicados pelas características dos negociadores, a situação em que é realizada e pelo processo da negociação em si, sendo essas três categorias de variáveis influenciadas pela cultura.
  • Fatores estratégicos de negociação: habilidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplina, auto- desenvolvimento, visão, determinação, inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade.
  • É necessário que se tenha postura adequada, contato visual, atenção à sua expressão e a expressão da outra parte, buscar empatia que acarretará em ganho, credibilidade e consenso.
  • É necessário estar preparado. A preparação permite que você negocie com mais confiança e naturalidade.
  • É essencial saber se comunicar e ouvir. Ouvir nos permite conhecer as necessidades da outra parte e consequentemente utilizá-las a nosso favor.
  • Para negociar é preciso planejar, identificar os objetivos e estudar a respeito dos fatores envolvidos na negociação:
  • Tipos de negociação:

Ganha-ganha

Ganha-perde

Perde-perde

A negociação não é realizada

  • Elementos essenciais:

 Tempo: para melhor usufruir o tempo é necessário: ser paciente; vender a ideia para a outra parte; negocie devagar e com perseverança.

  •  Poder: é determinado pela habilidade de influenciar pessoas ou situações, não abusando de autoridade, para não prejudicar o êxito do resultado.
  •  Informação: O lado mais informado terá melhor resultado. Prepare-se com antecedência, tendo consciência que a outra parte omitira informações no processo de negociação.
  • A condução da negociação ou da comunicação poderá ser facilitada com o uso dos quatro elementos da confiança: credibilidade, coerência, receptividade, clareza ou sinceridade e também flexibilidade.
  • Estilo do negociador:

Catalisador: Ênfase na inovação, criatividade, exclusividade, grandes projetos, ideias.

Apoiador: Ênfase no trabalho em equipe, preocupação com pessoas, no bem estar geral, na eliminação de conflitos, problemas.

Controlador: Ênfase  em redução de custos, tempo, prazos, resultados, metas, Independência em relação aos outros.

Analítico: Ênfase em informações, dados, detalhes, perfeição, preocupação com o micro, segurança, garantia.

  • Modelo de negociador apresentado por Carl Jung:

Estilo Restritivo: Agem apenas conforme seus interesses.

Estilo Confrontador: combina controle com confiança no outro. Trabalha em colaboração.  

Estilo Ardiloso: Para o ardiloso a negociação é sempre com base em regras e procedimentos.

Estilo Amigável: combina  a consideração com a confiança para manter um relacionamento cooperativo e simpático com seu oponente, independente do fato de alcançar ou não seus objetivos.

  • Bons executivos são aqueles que possuem a extraordinária habilidade de negociar, utilizando de competências, entendendo que existe estratégia específica para cada tipo de negociação, e somente conhecendo os diversos tipos e elaborando um planejamento eficiente, podem-se atingir os resultados desejados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com