TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade pratica supervisionada

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS

A importância das técnicas de negociação para a estratégia das empresas

        No mundo moderno saber negociar está sendo cada vez mais importante no setor empresarial. Podemos ver, por exemplo cada vez mais se falar de fusões de empresas, joint-ventures, e várias alianças envolvendo diferentes empresas, visando uma estratégia para se adaptar com a economia moderna que está cada vez mais cooperativa e dinâmica.

        Negociar sempre esteve presente em nosso cotidiano, as pessoas negociam o tempo todo, mesmo sem perceber. Saber negociar é uma arte, o profissional que a domina sempre estará obtendo vantagens.

        No mundo empresarial, negociar é extremamente importante, pois saber planejar estratégias que visam um benefício para uma empresa é fundamental e para isso é necessário o negociador estar preparado. Tomar decisões no momento correto, encontrar uma solução e beneficie ambas as partes envolvidas, são exemplos do que um bom negociador deve ter.

ETAPA 2

ASPECTOS DA COMUNICAÇÃO

IMPORTANCIA

CANAL ADEQUADO : EMAIL, TELEFONE, ETC

ANALISAR A MELHOR FORMA DE FAZER UMA NEGOCIAÇÃO, POR EXEMPLO, CERTOS ASSUNTOS SÃO MELHORES ABORDADOS PESSOALMENTE DO QUE POR EMAIL OU TELEFONE.

ELABORAÇÃO DA MENSAGEM.

SABER O QUE ESTÁ FALANDO DURANTE UMA NEGOCIAÇÃO. SE PREPARAR PARA UMA NEGOCIAÇÃO.

FEEDBACK

CONFIRMAR COM A OUTRA PARTE ENVOLVIDA SE A MESMA ENTENDEU A MENSAGEM PASSADA.

VARIAVEIS BASICAS DO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

        Cada agente envolvido em um processo de negociação tem uma maneira diferente de agir, pensar, com base em seu ponto de vista e isso pode influenciar durante uma negociação. Mas em toda negociação haverá três variáveis básicas influenciando o processo de negociação, são elas: poder, tempo, informação.

Poder

        O termo poder geralmente é interpretado como algo negativo pela maioria das pessoas, pois é usado de modo manipulativo, mas também ele pode ter um caráter neutro ou positivo. O poder pode ser definido como a habilidade de se conseguir aquilo o que deseja, através da habilidade de se influenciar.

        Os poderes podem ser divididos de acordo com sua origem. Os  poderes pessoais são aqueles presentes em qualquer situação independente do papel desempenhado, conhecimentos e das habilidades presentes na essência de cada negociador. Já os poderes circunstanciais, são relacionados a situação, ao momento, ao tipo de negociação, no qual o ambiente age como influenciador da negociação.

Tempo

        O tempo é outra variável básica de uma negociação refere-se ao ponto de apoio para projetar o negócio e a consequente satisfação dos envolvidos. É também o período durante o qual processo de negociação acontece.

        No processo de negociação é importante compreender como o tempo afeta o processo, podendo favorecer ou não, uma das partes envolvidas. O limite de tempo é definido por quem negocia, e as concessões feitas em uma negociação geralmente acontecem perto dos prazos finais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com