TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Praticas Supervisionadas

Por:   •  22/4/2015  •  Seminário  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 9

2.1- Teorias da administração Científica

A administração cientifica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor, engenheiro mecânico e economista norte americano, escreveu o livro “The Principles ofScientific Management”, publicado em 1911. Esse modelo criado no fim do século XIX e inicio do século XX, que se baseia na aplicação do método cientifico da administração com o intuído de garantir o melhor custo/beneficio aos sistemas produtivos.

2.1.1 Fundamentos da Teoria

Taylor na sua busca pelo aumento da produtividade criou meios para obter o melhor resultado nas execuções das tarefas da organização. Pode-se afirmar que o taylorismo passou por três fases distintas.

  • Reforma dos Salários
  • Estudo da Função
  • Divisão de trabalho

Na Primeira fase em 1895 Taylor apresentou o sistema de tarefa por peça, onde era estabelecida uma quantidade de peças para o operário produzir num só dia, se ele atingisse aquele número de peças, receberia uma quantia maior do que a normal, mas se não atingisse, o pagamento por peça seria bem menor.

A Segunda etapa (1903), em virtude dos resultados poucos satisfatórios com a introdução da “Tarifa diferencial”. Taylor trata em primeiro lugar a padronização dos instrumentos, das melhorias na construção das máquinas, para uma normalização do rendimento delas. Com essas transformações, o rendimento passa a depender exclusivamente da aptidão humana, assim o trabalho do operário passa a ser controlado para se certificar de que está sendo executado de acordo com as normas estabelecido pela organização.

Na terceira fase atribui ao estudo à verificação da divisão sistemática do trabalho, quer se referindo às Maquinas e às ferramentas, quer ao operário. A partir dessa verificação começou a fazer estudo dos tempos e movimentos onde era feito anotações referentes à espécie de trabalho, o modo preciso de fazê-lo e o tempo para executá-lo. Com isso houve uma reorganização dos serviços de almoxarifado e da expedição com o fim de evitar perda de tempo com a chegada e remessa da matéria-prima e da mercadoria.

A Teoria Científica foi muito criticada por teóricos que dedicaram ao mundo utópico e inatingível, essas críticas não possuem consistência: sua organização científica era o melhor modo que se podia adotar para se produzir da forma mais eficiente. Só o trabalho adequadamente organizado pode produzir com previsível constância e menor uso de recursos.

Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor. Em 1916 na Europa Henri Fayol defendia princípios semelhantes. Complementando a teoria de Taylor, que havia dado maior ênfase nas tarefas, Fayol enfoca sob o ponto de vista do executivo, desenvolvendo uma teoria de Administração das empresas que inclui uma lista de funções, princípios e qualidades que o alto administrador deveria possuir para levar qualquer empreendimento a um bom resultado.

Fayol buscou elevar a eficiência ocupando-se da melhoria do processo por meio da melhoria do corpo social. Não interessava apenas na matéria-prima e as máquinas, mas principalmente, a função administrativa restringida ao pessoal.

Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas:

  • técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa
  • comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação
  • financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais
  • segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas
  • contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas
  • administrativas, relacionadas com a integração das outras cinco funções

Esta Teoria complementa a Administração Científica de Taylor, realça os aspectos máquina e dominação das empresas. E ambas encontra-se fortemente disseminado à nossa volta, mesmo um século depois.

2.1.2 Identificação de Práticas de Gestão em relação à produção de bens ou serviços

  • A teoria da reforma dos salários é aplicada na empresa através de comissões pagas aos funcionários por conta do aumento da produção.

  • O estudo de função se aplica na produção da empresa, pois a forma de produzir o alimento é padronizada: preparação, montagem e finalização do mesmo.
  • Na verificação da divisão do trabalho se aplica, pois antes da montagem dos pedidos, um grupo de funcionários se encarrega de preparar os alimentos e os recipientes necessários para facilitar a montagem.
  • Com base nos estudos de Fayol, podemos identificar que a estrutura da empresa possui as Seis funções básicas:

                         - Técnica: Cozinha onde se prepara a culinária Japonesa

                         - Comerciais: Pedidos de clientes através de telefone

                         - Financeiro: o Restaurante possui um Caixa

                         - Segurança: a empresa possui um guarda para vigiar e proporcionar segurança aos Clientes

                         - Contábeis:O setor é terceirizado

                         - Administração: o Restaurante possui um gerente para administrar o bom andamento da outras funções

2.1.3 Melhorias da administração cientifica

Ao observarmos o funcionamento da empresa identificamos que existe a necessidade de uma contratação de uma telefonista para ficar apenas com o atendimento ao cliente, pois este atendimento é realizado pelo gerente no qual fica sobrecarregado e não prioriza a sua principal função. Para um diferencial, a empresa poderia adotar um sistema de segurança onde haveria um funcionário próprio para vigiar os veículos dos clientes.

2.2 TEORIA NEOCLÁSSICA

De acordo com a Teoria Neoclássica amplia, aperfeiçoa e complementa os conceitos dos Clássicos como Taylor, Fayol e Weber. Inicialmente foi esboçada pelo Austríaco Peter Drucker (1909-2005) que durante a Segunda Guerra Mundial, desenvolveu um estudo da General Motors,no qual apresenta os primeiros traços da Administração por objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com