TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS). Contabilidade Intermediária

Seminário: Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS). Contabilidade Intermediária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Seminário  •  6.712 Palavras (27 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Unidade Guarulhos

Curso: Administração de Empresas

Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)

Contabilidade Intermediária

Etapa 2, 3 e 4

Prof. Marcelo Andrade

Guarulhos, colocar data de entrega

Sumário

Introdução 3

Etapa 2

Passo 2 – O Regime de Caixa e Regime de Competência............................................................................4

Passo 3 –Resolução do problema................................................................................................................5

Etapa 3 – Contas Retificadoras do Ativo Considerações Finais ..................................................................6

Passo 1 – Existem contas retificadoras do Passivo? Quais?.........................................................................7

Etapa 4 – Folha de Pagamento.....................................................................................................................8

Referências Bibliográficas........................................................................................................11

Introdução

Este trabalho tem por objetivo apresentar as etapas 2,3 e 4 da ATPS da disciplina de Contabilidade Intermediária, demonstrando temas importantes para o nosso aprendizado e a necessidade do uso das contas nas empresas.

Atualmente, não existe empresa que não tenha o departamento de contabilidade, para estar elaborando toda a parte do balanço patrimonial, e o dre da empresa, para poder estar analisando se a empresa está com seu lucro positivo ou não.

Mas para isso, é necessário que o administrador da empresa, também tem que ter conhecimentos em contabilidade, para que não haja transtornos possíveis, como fraudes contábeis, ocasionadas tanto por profissionais de dentro da empresa, como também de terceiros.

A seguir iremos apresentar os conceitos mais importantes, imprescindíveis, que um administrador tem que conhecer, tais como: Regime de Competência e caixa, Contas Redutoras do ativo e Passivo e Conhecimento sobre a Folha de Pagamento e seus cálculos.

Etapa 2 -O regime da competência e o regime de caixa

Passo 2

Regime de Caixa

Sãoconsideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no respectivo exercício, sendo contabilizadas no momento que entram no caixa, mediante pagamento em dinheiro ou equivalente, independente da data da ocorrência do fato gerador.

Este sistema é mais usado por micro ou pequenas empresas, onde adotam o lucro presumido e o simples nacional, tendo apenas como utilidade o seu objetivo gerencial. No Brasil, se a empresa escolher por esse tipo de regime contábil, ele deverá permanecer com o mesmo durante todo o ano base.

Geralmente quem mais utiliza esse método para a preparação das demonstrações financeiras, são as entidades publicas, onde o objetivo governamental é definir os propósitos dos recursos que tenham recebidos para utilização publica, e manter também o controle orçamentário da atividade.

Uma das vantagens do Regime de Caixa seria evitar o pagamento de quantias que ainda não foram recebidas, como por exemplo, cheque sem fundou, ou calote, sendo necessário o empresário declarar o tributo até o ano subsequente e pagar este tributo (mesmo que não recebeu) até janeiro do segundo ano, e assim sucessivamente.

É necessário ter um controle extremamente rigoroso, do que entra e sai da empresa, o que foi pago, e o que a empresa tem a receber, sempre alimentando o seu controle do Fluxo de Caixa.

Regime de competência

Este decorre o Principio da Competência, onde as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente, quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento, não importando se foram passadas pelo Caixa, mas o que vale é a data da ocorrência dos respectivos fatos geradores. O reconhecimento das receitas e gastos é muito necessário para a contabilidade, sendo uma informação financeira de grande importância.

As demonstrações financeiras, preparadas sob o método de competência, informam aos usuários sobre as transações de pagamentos e recebimentos e também das obrigações que terão que ser pagas no futuro, e os recursos que representam dinheiro a ser recebido também no futuro. No entanto as receitas e despesas tem que estar incluídas na apuração do resultado do período em que ocorreu independente do recebimento ou pagamento.

Sendo assim, o Regime de Competência, foi eleito pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, um dos melhores sistemas para os empresários aplicarem em suas empresas.

As empresas tributadas com base no lucro real estão obrigadas a adotar o regime de competência para fins de apuração dos tributos.

Havendo a sobra de dinheiro no caixa, respectivamente não quer dizer que seja lucro, onde é necessário avaliar o desempenho da empresa, através dos dois regimes o de Caixa e Competência.

Vejamos alguns casos que demonstra essa situação:

• Venda a vista de itens comprados a prazo

• Venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores

• Recebimentos em datas inferiores aos pagamentos (quando o prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas)

• Entrada de dinheiro originada em outras fontes que não seja a venda (venda de um bem imobilizado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com