TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS CONTABILIDADE AVANÇADA I

Monografias: ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS CONTABILIDADE AVANÇADA I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  8.264 Palavras (34 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 34

CAMILA RAQUEL RODRIGUES – RA 1299530670

FLAVIO ELIAS GELAMO CUSTODIO – RA 1136326801

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

CONTABILIDADE AVANÇADA I

Avaliação de Investimentos em Participações Societárias – Empresas Praticom Tecnologia S.A. e Future Sistemas Ltda.

JOINVILLE

2014

CAMILA RAQUEL RODRIGUES

FLAVIO ELIAS GELAMO CUSTODIO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

CONTABILIDADE AVANÇADA I

Avaliação de Investimentos em Participações Societárias – Empresas Praticom Tecnologia S.A. e Future Sistemas Ltda.

Atividade Prática Supervisionada apresentada como requisito parcial à obtenção da aprovação na Disciplina de Contabilidade Avançada I do Curso Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera de Joinville.

Orientador: Professor Joel Rodrigo de Mira

JOINVILLE

2014

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

CONTABILIDADE AVANÇADA I

Avaliação de Investimentos em Participações Societárias – Empresas Praticom Tecnologia S.A. e Future Sistemas Ltda.

CAMILA RAQUEL RODRIGUES

FLAVIO ELIAS GELAMO CUSTODIO

RESUMO

Este trabalho acadêmico irá explorar, de forma prática, os principais conceitos relacionados aos investimentos em participações societárias, com o objetivo de alinhar o reconhecimento, a valorização, a contabilização e a apresentação dos investimentos nas demonstrações contábeis. Para isto utilizará os balanços patrimoniais e demonstrações de resultados das empresas Praticom Tecnologia S.A. e Future Sistemas Ltda., conforme propostos no desafio lançado pela Atividade Prática Supervisionada.

Palavras-chave: Investimentos, Participações Societárias, Equivalência Patrimonial, Consolidação de Demonstrações Contábeis.

ABSTRACT

This academic paper will explore, in a practical way, the main concepts related to equity investments, aiming to align the recognition, valuation, accounting and presentation of investments in the financial statements. To use this the balance sheets and income statements of companies Praticom Tecnologia S.A. and Future Sistemas Ltda., As proposed in the challenge launched by Supervised Practical Activity.

1.INTRODUÇÃO

No mercado existem agentes superavitários, que dispõem de recursos e agentes deficitários, que necessitam de recursos. Os agentes deficitários necessitam de dinheiro para expandirem seus negócios, enquanto que os agentes superavitários procurem opções mais vantajosas para aplicarem seus recursos, sem necessário que os agentes superavitários invistam em quem esta em déficit para pode regular um certo mercado, tem assim um equilíbrio continuo dos preço no mercado para os consumidores.

2. METODOLOGIA

Este artigo tem por objetivo dirimir sobre as dúvidas quanto à aplicação das normas contábeis aos investimentos realizados em outras empresas.

Trata-se de um estudo conceitual interpretativo de bibliografias sobre o tema, que no decorrer do trabalho será ilustrado utilizando-se as empresas Praticom Tecnologia S.A. e Future Sistemas Ltda.

3. INVESTIMENTOS

Investimentos é uma forma de liquidez com baixo risco onde pode ser transformada em dinheiro rapidamente, que podem ser classificadas em:

• Investimentos temporários: são os adquiridos com a intenção de revenda e tendo, geralmente, caráter especulativo. Podem ser classificados do AC ou no ANC (ARLP).

• Investimentos permanentes: são os adquiridos com a intenção de continuidade, representando, portanto, uma extensão da atividade econômica da investidora. Devem ser classificados no ANC – Investimentos.

Fonte : PROFESSORA: JANYLUCE REZENDE GAMA da UFES CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I – 3º PERÍODO

4. INVESTIMENTOS EM PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS

• Participações societárias = “São aplicações de recursos efetuadas por uma sociedade (denominada investidora) na aquisição de ações ou quotas do capital de outra pessoa jurídica (denominada investida).” (NEVES e VICECONTI; 2000: 117) Esses investimentos em participações societárias, representados por quotas de capital ou ações e, conforme já observado, e podem ser de caráter temporário ou permanente.

Fonte: Prof. Me. Mompean, Valdir Jorge – Contabilidade Intermediária II MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO

A participação societária deve ser classificada no ativo circulante caso for de caráter temporário e no ativo não circulante se for a caráter permanente.

4.1 INVESTIMENTOS EM CONTROLADAS OU COLIGADAS

LEI No 6.404, DE 1976

Art. 243. O relatório anual da administração deve relacionar os investimentos da companhia em sociedades coligadas e controladas e mencionar as modificações ocorridas durante o exercício.

§ 1o São coligadas as sociedades nas quais a investidora tenha influência significativa. (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

§ 2º Considera-se controlada a sociedade na qual a controladora,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com