TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativo e Passivo Sua Mensuração

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 9

Ativo e o Passivo e sua mensuração

            O objetivo deste trabalho é avaliar qual é a mensuração do ativo e o passivo. A importância desse trabalho se dá principalmente pela necessidade de obter informações econômica e financeira das empresas, que sirva de auxílio para a tomada de decisão, diante de tempos tão globalizados e de um mercado que a cada dia se torna mais competitivo.

Para podermos desenvolver esse trabalho se faz necessário conceituar o ativo, passivo e patrimônio líquido, no qual conheceremos quais as formas de mensuração dos mesmos.

 

ATIVO

         “É o conjunto de bens e direitos de propriedade [...] trazem benefícios, proporcionam ganho para a empresa.” (MARION, 2006, p.53). Podemos então dizer que o ativo abrange de forma simples, os bens e os direitos de uma empresa, no qual são apresentados em forma de moeda de acordo com o grau de disponibilidade financeira; O ativo é composto pelas contas de caixa, bancos, veículos, imóveis, mercadorias, equipamentos, clientes, títulos a receber, estes são apenas alguns componentes do ativo que também são conhecidos como bens e direitos que uma empresa possui. Sendo o ativo composto por bens e direitos, definiremos portanto bens e direito. No qual, “Entende-se por bem as coisas úteis capazes de satisfazer ás necessidades das pessoas ou das empresas.” (IUDÍCIBUS; MARION; PEREIRA, 2003, p.31). Contabilmente podemos dizer que bens e direitos são todos os itens que uma empresa possui sob seu poder para que seja possível consumir, comercializar ou até mesmo utilizar para seu uso. Através dos bens e direitos é possível realizar e satisfazer as necessidades que são avaliadas economicamente.

PASSIVO

        “Significa as obrigações exigíveis da empresa, ou seja, as dívidas que serão cobradas, reclamadas a partir da data de seu vencimento. É denominado também passivo exigível, procurando-se neste caso dar mais ênfase ao aspecto exigibilidade.” (MARION, 2006, p.54). Podemos concluir que o Passivo reuni todas as obrigações contraídas pela empresa, que são os valores que a empresa tem para pagar aos terceiros, com seus fornecedores, salários de funcionários, bancos, e demais obrigações. “São compromissos que serão reclamados para pagamento na data de seu pagamento” (MARION, 2006, p.37).

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

        “O Patrimônio Líquido, portanto, é a medida eficiente da verdadeira riqueza. [...] somam-se os bens e os direitos e, desse total, subtraem-se as obrigações; o resultado é a riqueza líquida, ou seja, a parte que sobra do patrimônio para a pessoa ou empresa.” (MARION, 2006, p.39). Concluímos que o Patrimônio Líquido reuni a riqueza da empresa, no qual os proprietários realizam seu primeiro investimento, lucros e prejuízos. O Patrimônio Líquido é também a diferença entre Ativo e Passivo.

MENSURAÇÃO

        Para Hendriksen (1992, p.488), mensuração é "o método de instituir valores monetários significativos a objetos relacionados na empresa e obtidos de tal maneira que eles são apropriados para agregação (tais como, a valoração total dos ativos) ou desagregação como requerido em situações específicas". Existem tipos de mensuração do ativo e passivo que será descrito a seguir.

TIPOS DE MENSURAÇÃO

Valores de entrada: podem ser apresentados através dos custos históricos, custos históricos corrigidos, custos correntes, custos correntes corrigidos. "Representam os valores de entrada obtidos no mercado de uma entidade, ou então, refletem o custo ou sacrifício para se obter os ativos utilizados pela empresa em suas operações". Tinoco (1992, p.8). Para que seja possível registrar um Ativo pelo valor de entrada, o lucro será registrado no momento da venda, no qual será confrontado a receita e despesas.

a) Custos Históricos:

É o modo mais utilizado de como é realizada a avaliação contábil, no entanto não é revela a real posição da empresa. O reconhecimento de ganhos e perdas não é permitido até o momento da venda. O objetivo desse método é de mensurar e evidenciar as informações através de indicadores que são consideradas mais relevantes, no qual as informações contábeis são mais fidedignas em relação a entidade. Uma das vantagens de adotar os custos históricos são a certeza e simplicidade, e a desvantagem é que os custos podem ser mal expirados através dos valores de livro, desvantagem essa que normalmente pode se agravar em momentos de inflação.

b) Custos Históricos Corrigidos:

O custo histórico corrigido é objeto de uma modalidade atualizada do custo histórico, no qual é aplicado um índice conhecido como Índice de Correção Monetária (IGP), os custos originários de diferentes datas na aquisição podem passar para uma data futura, e a equivalência dos valores, que permitem comparar a capacidade de aquisição da moeda.

Esse tipo de avaliação de ativos tem algumas vantagens como uma fácil utilização e a possibilidade de restaurar os custos históricos corrigidos, os relatórios contábeis são apresentados com valores restaurados e assim sendo possível comparar bens que foram comprados em datas distintas. Uma das desvantagens do custo histórico corrigidos é que não é possível reconhecer lucros ou ganhos que não tenha realmente se concretizado, existe também um índice de perda da média geral da economia, em consequência os bens e direitos perdem o poder de valores em moedas de épocas que são diferentes.

c) Custos Correntes:

Na definição de Edwards e Bell, apud Martins (1972, p.2), o "Custo Corrente de aquisição dos inputs que a firma utilizou para produzir o elemento do ativo". Podemos dizer que se trata de um custo corrente de aquisição, ou seja, a empresa adquiriu ou fabricou um ativo relativamente novo com a mesma característica no bem anterior, essa modalidade de avaliação de ativos é também vista como uma forma apropriada de mensurar o ativo por um valor justo.

Uma das vantagens é que através desta modalidade podemos comparar adequadamente os valores correntes das receitas e despesas, colabora para o aumento da possibilidade de gerar provisões, assim como possibilita a aquisição de produtos com valores abaixo do que são normalmente comercializados no mercado. No entanto, as desvantagens dessa modalidade é o acompanhamento das variações que é bastante bem dificultoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com