TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativos intangíveis

Seminário: Ativos intangíveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Seminário  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

Quando o assunto é dinheiro, investimentos e finanças pessoais, um dos temas mais recorrentes é: construa um patrimônio baseado em ativos, ou seja, investimentos que gerem renda, tais como poupança, CDBs, ações, títulos públicos, imóveis para alugar etc. Não gaste excessivamente seu dinheiro com passivos, ou seja, com aquilo que tira dinheiro do seu bolso, como carros, equipamentos eletrônicos, roupas etc.

Pois bem.

Muito se fala na necessidade de uma pessoa, para poder usufruir de uma boa independência financeira, construir de forma sólida sua coluna de ativos, de empregar bem o dinheiro que recebe, de escolher corretamente as aplicações financeiras e assim por diante. No entanto, será que o dinheiro é o único bem que pode ser considerado ativo? Eu penso que não.

Por isso, resolvi recorrer a um conceito extraído da contabilidade para explicar a vocês que existem valores mais importantes que o dinheiro, e que devem igualmente ser tão ou até mais perseguidos, buscados e almejados que o próprio dinheiro. Estou falando dos ativos intangíveis.

A Wikipédia nos dá uma boa noção do que vem a ser ativos intangíveis:

Ativos intangíveis são bens não-físicos. O termo define os ativos de umaempresa que não têm representação física imediata. Fazem parte dos ativos intangíveis de uma empresa as patentes, franquias, nomes e marcas, etc.

Exemplos

• Recursos Humanos

• Software

• Clientes

• Patentes

• Marcas

• Direitos Autorais

• Tecnologia

• Know-how

• Estilo de vida

Além dos acionistas, as empresas do século XXI necessitam, para sua sobrevivência, atender a expectativas de outras partes interessadas (stakeholder). Para atender a esses interesses, é preciso desenvolver ativos não-financeiros (intangiveis) que garantam a sustentabilidade da organização no longo prazo.

Contabilidade empresarial brasileira

A partir da alteração da legislação societária brasileira promovida pela lei Lei nº 11.638/07 e Medida Provisória nº 449/08, o Ativo intangível deve figurar no Balanço Patrimonial das empresas como subgrupo de Ativo Permanentesomente se seu valor for mensurado com segurança, for provável os benefícios gerados por este ativo em favor da entidade e se, a partir dos critérios supracitados, é identificável e separável do patrimônio da entidade e vendido, transferido, alugado etc.

E quais são os ativos intangíveis de uma pessoa física?

Partindo da premissa de que o intangível é aquilo que não pode ser materializado, temos vários exemplos do que vem a ser ativos intangíveis também para nós.

Comecemos com nosso próprio conhecimento. Tão importante quanto investir bem o dinheiro que auferimos é o investimento que fazemos em nossa qualificação pessoal e profissional. A realização de estudos, a freqüência a cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, especialização, a participação em cursos esporádicos, palestras, workshops, seminários, a leitura de livros, jornais, revistas, apostilas, informativos virtuais, enfim, tudo que é fonte de conhecimento e que é utilizado pela pessoa visando a se aprimorar pessoalmente é excelente forma de formar um patrimônio pessoal, um capital intelectual forte e robusto. E o que é melhor: esse capital intelectual ninguém e nenhuma crise tirará de você. Quanto mais energia você gastar na busca pelo conhecimento, mais ferramentas terá para lidar com as mais diversas situações.

O lazer é um ativo intangível que também deve ser contabilizado no seu balanço pessoal de qualidade de vida. Considero o gasto em viagens um verdadeiro investimento no bem-estar, prazer de conhecer novos lugares, novas pessoas, novos ambientes, satisfação, com retorno certo na melhoria de sua saúde física e mental. O lazer, em suas mais diversas formas – passeios, atividades culturais, mais horas em convívio com a família e amigos etc – é uma forma de se “desconectar” do dia-a-dia do trabalho e “se conectar” a aquilo que é prazeiroso na vida, proporcionando um recarregamento total de “bateria” para enfrentar os novos desafios de sua vida profissional.

E o que dizer do tempo, então? Esse é um dos ativos intangíveis mais importantes se quisermos aproveitar bem a vida. Afinal, de que adianta ter independência financeira se não houver tempo para usufruir das coisas boas da vida? Como está distribuído o seu tempo hoje? Você gasta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com