TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Princípios fundamentais da Contabilidade

Os Princípios Fundamentais de Contabilidade(PFC) representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade. Eram sete de acordo com a resolução CFC Nº 750/93, de 29 de dezembro de 1993. São chamados de Princípios Contábeis, de acordo com a resolução CFC Nº 1282/10, de 28 de maio de 2010. Atualmente são seis (o princípio da correção monetária foi revogado). São estes:

1.Entidade: o patrimônio da empresa não pode nunca se confundir com o de seus sócios. Deve se distinguir pessoa física (sócios) e pessoa jurídica (empresa). O princípio da entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade.

2.Continuidade: significa que a Contabilidade faz a avaliação do patrimônio, e o registro das mudanças, levando-se em conta que a entidade irá operar por longo tempo, irá continuar. A continuidade fara o confronto entre as receitas e as despesas para apuração do lucro;

3.Oportunidade: é o registro das variações patrimoniais;

4. Registro pelo valor original (custo histórico): os componentes do patrimônio devem ser registrados, pelos valores originais na aquisição do bem de acordo com a moeda do pais;

5.Competência: é o registro de todas as despesas e receitas, incluídas na apuração do período;

6. Prudência: é a a adoção do menor valor para bens ou direitos(ativo) e do maior valor para obrigações(passivo), pressupõe a precaução em condições de incerteza; para que ativos e receitas não sejam superestimados e passivos e despesas, subestimados. "Nunca antecipar Lucros e sempre prever possíveis Prejuízos".

O CPC (Comitê de Pronunciamento Contábeis) considera dois pressupostos básicos: o Regime de Competência e a Continuidade.

Pressupostos básicos:

Regime de Competência: é o regime do caixa; ou seja, as transações devem ser registradas quando ocorrem e não quando são recebidas ou pagas. Sendo assim as demonstrações contábeis informam sobre pagamentos e recebimentos passados e sobre obrigações de pagamentos futuros, ajudando na tomada de decisões econômicas.

Continuidade: ao se preparar as demonstrações contábeis para determinada entidade, parte-se do pressuposto de que a empresa continuará em funcionamento das suas atividades

Características qualitativas das demonstrações contábeis

Compreensibilidade: as informações devem ser de fácil entendimento pelos usuários.

Relevância: informações relevantes a tomada de decisões econômicas futuras, com base nas avaliações anteriores.

Confiabilidade: a informação deve estar livre de erros, e representar o que se propõe.

Representação com Propriedade: deverá representar os eventos decorrentes e negociações para ser considerada confiável.

Primazia da essência sobre a forma: é necessário contabilizar as transações e eventos de acordo com a sua essência e sua realidade econômica, e não somente legal, pois nem sempre é consistente legalmente as transações.

Neutralidade: as informações devem ser imparciais.

Prudência: precaução para que ativos e receitas não sejam superestimados.

Integridade: as informações devem ser completas para serem confiáveis.

Comparabilidade: é importante ter informações de períodos anteriores para se comparar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com