TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade Avançada

Por:   •  26/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.493 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ENSINO À DISTÂNCIA

POLO SÃO PAULO - BRIGADEIRO

[pic 1]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE AVANÇADA I

Diana Soares Bigogno Alves                RA 4311768848

Kelly Pereira de Oliveira Viana        RA 3867750368

Marcelo Alves Simoncine                RA 4300069334

Edson Areco                                 RA 2859121337

SÃO PAULO

Abril - 2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ENSINO A DISTÂNCIA

POLO SÃO PAULO – BRIGADEIRO

[pic 2]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE AVANÇADA I

Tutor à distância: Gisele Bafume Quierelli

Trabalho referente à matéria de Contabilidade Avançada I do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera, apresentado como requisito parcial de avaliação e complementação curricular.

São Paulo

Abril - 2015



 

SUMÁRIO

pág.

Introdução

04

Títulos e valores mobiliários e contabilização

05

Títulos de crédito

05

Valores Mobiliários

05

Aplicações Financeiras

05

Investimentos

06

Reestruturação Societária – Incorporação, Fusão e Cisão de empresas

07

Incorporação de sociedades

07

Fusão de sociedades

07

Cisão de sociedades

08

Contabilização do Imposto de Renda e Contribuição Social –

09

Imposto de Renda diferido.

09

Juros sobre Capital Próprio

11

Conclusão

13

Bibliografia

14


  1. INTRODUÇÃO

Na elaboração deste trabalho nossa meta é a compreensão e entendimento da Contabilidade Avançada I e o objetivo é analisar a forma de contabilização das aplicações em títulos e valores mobiliários e instrumentos financeiros. As empresas por questões administrativas e de gestão de seus negócios, em havendo excesso de recursos financeiros e quando suprido as necessidades de giro operacional da empresa, sejam em estoques, financiamentos das vendas e aplicações no imobilizado, direcionam suas sobras temporárias de capitais para as aplicações em títulos e valores mobiliários.

Contabilização do Imposto de Renda, Contribuição Social e a Contabilização dos tributos diferidos, o pronunciamento tem por objetivo normatizar o tratamento contábil do imposto de renda e da contribuição social das empresas. O Imposto de Renda contem tanto o imposto do próprio país, como também imposto de outros países conforme a empresa esteja sujeita.

Juros sobre capital próprio (JSCP) sendo uma das formas de uma empresa distribuir o lucro entre os seus acionistas, titulares ou sócios e a outra é sob a forma de dividendos. O pagamento é tratado como despesa no resultado da empresa, necessitando que o investidor pague o Imposto de Renda, retido na fonte, sobre o capital recebido, o que não ocorre para o caso de dividendos. Essa questão fiscal é benéfica para a companhia, sendo o pagamento contabilizado como despesa da empresa, antes do lucro, ele não arca com os tributos, repassando este ônus ao investidor.

TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS

TÍTULOS DE CRÉDITO

São papéis emitidos por empresas financeiras ou por empresas não financeiras com objetivo de captação de recursos no mercado financeiro. Esses papéis têm prazo de vencimento e rendem juros pré-fixados ou pós-fixados.

Exemplos: temos as letras de câmbio, certificados de depósitos bancários, debêntures, etc. 

Classificados como valores a receber de clientes / terceiros e podem ser de curto, médio ou longo prazo. A nomenclatura varia de acordo com o plano de contas, cujos exemplos de nomes são: Duplicatas a Receber, Clientes, Valores a Receber, etc.

Devem ser registrados pelo valor pago, incluindo corretagens e emolumentos devendo ser classificados como:

  • Títulos para negociação;
  • Títulos disponíveis para vendas;
  • Títulos mantidos até o vencimento.

VALORES MOBILIÁRIOS

São papéis emitidos por empresas financeiras ou não financeiras e que são representativos de frações de um patrimônio, ações ou quotas, ou de direitos sobre a participação em um patrimônio, bônus de subscrição ou partes beneficiárias.

Sua classificação contábil está relacionada ao grau de liquidez do título. Quanto maior o grau de liquidez, mais ele se aproxima da classificação em disponibilidades (caixa). Quanto menor o grau de liquidez, mais se aproxima de ser classificado como investimento.

APLICAÇÕES FINANCEIRAS

Constituem-se num leque de investimentos com rentabilidade fixa ou variável. São aplicações de recursos em papéis de natureza monetária, representados por direitos ou títulos de crédito, com prazo de vencimento e taxas de rendimentos pré-fixadas ou pós-fixadas.

Exemplos: Fundos de Investimento Financeiros (FIF) Certificados de Depósitos Bancários (CDB), depósitos a prazo fixo, Caderneta de Poupança, Debêntures Conversíveis ou não em ações.

A classificação desses investimentos temporários deverá ser feita em função do tipo de investimento, do prazo de resgate e considerando, ainda, a própria intenção da empresa quanto à época em que pretende resgatar os Títulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com