TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade Avançada I

Por:   •  15/4/2015  •  Artigo  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera - Uniderp

Contabilidade Avançada I

Curso: Ciências Contábeis EAD

Professor EAD:Hugo David Santana

Tutor EAD: Gisele Bafume Quierelli

São José dos Campos, de de 2015.

Sumário

1. Introdução...................................................................................................................03

2. Desenvolvimento.........................................................................................................04

3. Considerações Finais..................................................................................................11

4. Referências Bibliográficas..........................................................................................12

1.Introdução

No Brasil, várias empresas tiveram um espantoso crescimento nas ultimas décadas, e é possível constatar a existência de grupos econômicos constituídos por dezenas de empresas, que exploram inúmeros setores como os industriais, financeiros e prestação de serviços, inclusive em vários países.

Com isso, vamos abordar nessa ATPS alguns pontos que devem ser levados em conta ao fazer a contabilidade de empresas que venham a se fundir, cindir ou incorporar a outras empresas, assim como o imposto de renda e a contabilização de juros sobre capital próprio dos sócios ou acionistas que investem nas empresas.

2.Desenvolvimento:

Etapa 1:

Os gestores responsáveis pela administração financeira de uma empresa tem uma constante preocupação de encontrar as melhores alternativas de aplicação de recursos, com maior eficiência e eficácia. Porém como ocorrem as sobras temporárias de capital, a administração financeira deveria aplicar esse recurso, mesmo que por poucos dias para ter algum rendimento, e para que o capital não fique parado.

1. O que são títulos de crédito? E qual a classificação contábil?

Qualquer valor mobiliário ou outros direitos, como papéis emitidos por entidades financeiras (letras de câmbio, Certificados de depósitos bancários, etc.) ou por entidades não financeiras (debêntures) com o objetivo de captação de recursos no mercado financeiro. Esses papéis tem prazo de vencimento e rendem juros pré ou pós-fixados.

São classificados contabilmente como Títulos destinados à negociação.

2. O que são valores mobiliários? E qual a classificação contábil?

Todo investimento em dinheiro ou em bens suscetíveis de avaliação monetária, realizado pelo investidor em razão de uma captação pública de recursos, de modo a fornecer capital de risco a um empreendimento, em que ele, o investidor, não tem ingerência direta, mas do qual espera obter ganho ou benefício futuro.

São classificados contabilmente como Títulos mantidos até o vencimento.

3. O que são aplicações financeiras? E qual a classificação contábil?

São aplicações de recursos em papéis de natureza monetária representados por direitos ou títulos de crédito com rentabilidade fixa ou variável, estando diretamente relacionados às taxas contratadas.

São classificados contabilmente como Títulos mantidos até o vencimento.

4. O que são os investimentos? E qual a classificação contábil?

É a aplicação de recursos (dinheiro ou títulos) com expectativa de receber retorno futuro superior ao aplicado, sem prazo de vencimento e taxas de rendimentos predeterminadas.

São Classificados contabilmente como títulos mantidos até o vencimento.

Etapa 2:

Incorporação: É a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por uma outra, deixando assim de existir a sociedade incorporada, ficando apenas a sociedade incorporadora, a qual incorpora também seus direitos e obrigações, obedecendo as formalidades exigidas.

Esse processo produz reflexos, internos e externos nos planos societários, tributários e contábeis.

Para a efetivação da incorporação, devem ser realizadas pelo menos três assembleias gerais das sociedades interessadas.

Importante destacar a lei 6404/76 art. 227

§ 1º A assembleia-geral da companhia incorporadora, se aprovar o protocolo da operação, deverá autorizar o aumento de capital a ser subscrito e realizado pela incorporada mediante versão do seu patrimônio líquido, e nomear os peritos que o avaliarão.

§ 2º A sociedade que houver de ser incorporado, se aprovar o protocolo da operação, autorizará seus administradores a praticarem os atos necessários à incorporação, inclusive a subscrição do aumento de capital da incorporadora.

§ 3º Aprovados pela assembleia-geral da incorporadora o laudo de avaliação e a incorporação, extingue-se a incorporada, competindo à primeira promover o arquivamento e a publicação dos atos da incorporação.

Exemplo: Uma empresa X, com plano de expansão, adquire uma empresa concorrente de pequeno porte e também uma empresa fornecedora de matéria prima.

Com a incorporação, as empresas que eram concorrente e fornecedor, são extintas, sendo seus ativos e passivos assumidos pela empresa X. Os sócios das empresas extintas passam a ser sócios na empresa X na proporção definida na relação de troca.

Fusão: É a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações, conforme Lei nº 6404/76, artigo 228.

Na fusão o patrimônio da nova

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com