TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teoria da Contabilidade

Por:   •  20/4/2015  •  Monografia  •  2.790 Palavras (12 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 12

Objetivo da contabilidade.

A contabilidade é um sistema de informação e avaliação da entidade, ou seja, um conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios, que tem por objetivo a demonstração e análise econômica e financeira da entidade, que constituem o Núcleo Central da Contabilidade, e as informações de natureza física e de produtividades que são informações complementares às demonstrações contábeis tradicionais. Permitindo assim aos usuários (pessoas físicas ou jurídicas como acionistas, credores em geral, emprestadores de recursos e integrantes do mercado de capital, como também usuários secundários, administradores da entidade e o fisco), terem uma avaliação clara da situação financeira e econômica da entidade para tomadas de decisões como empréstimos, financiamento, ajustes futuros, entre outros.

Nas informações de natureza física teremos a análise complementar aos valores monetários como, número de clientes da empresa, numero de depositantes num banco, numero de funcionários numa empresa, etc. , assim como nas informações de natureza de produtividade teremos a utilização mista de conceitos de avaliação (financeira) e quantitativa (físico) como receita bruta per capita, depósitos por clientes, etc...

A contabilidade é uma ciência Social quanto á finalidade social, pois por sua avaliação do progresso da entidade permite conhecer a posição de rentabilidade e financeira auxiliando assim aos tomadores de decisões, acionistas e investidores a aumentar as riquezas da entidade.

Como Metodologia de mensuração a contabilidade é parcialmente social, pois reúne tanto o social quanto o quantitativo onde seus critérios envolvem subjetividade e incertezas do próprio ambiente social e econômico onde a entidade opera, e é parcialmente quantitativa por materializar-se através da equação patrimonial básico Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.

02

Semelhanças financeiras entre empresa e cidadão.

Assim como em uma empresa o objetivo é manter o equilíbrio financeiro e obter resultados positivos para um bem maior que no meu caso e a estabilidade financeira da família e no caso de uma empresa e seu crescimento e enriquecimento.

Dentro dessa metodologia procuro equilibrar minha receita, salário, com minhas despesas fixas + despesas variáveis, e com esse resultado analisamos as decisões do mês seguinte. No caso de resultado negativo teremos que reavaliar as despesas tanto fixas quanto variáveis para equilibrar o resultado, no caso de resultado positivo a sobra irá para rendimento e reservado para investimentos futuros como compra de imóvel, carro, viagem, estudos entre outros.

O meu salário é fruto de um serviço prestado a uma determinada entidade que me tem como fornecedor. No meu caso a entidade sou eu e meus fornecedores são o supermercado, a cia. De energia elétrica, a cia. Telefônica, o posto de gasolina a padaria, a escola entre outros, e meu cliente é a empresa onde trabalho pois sem ela não terei remuneração.

A diferença é que dependo somente de minha capacidade para manter meu cliente, enquanto que uma grande empresa depende de vários fatores determinantes para manter seus clientes e assim ter uma entrada compatível ao equilíbrio financeiro da empresa.

Quanto aos investimentos meu determinante é a análise juntamente com meus sócios, marido e filhos, para chegar a um consenso, enquanto que em uma grande empresa necessita da análise financeira e aprovações de diversos níveis de diretoria para esse passo.

Para financiamento a empresa necessita de entre diversos documentos os relatórios contábeis da empresa que são determinantes, enquanto eu como pessoa física terei que comprovar rendimento e situação financeira estável para poder usufruir desse benefício.

No geral a nossa saúde financeira gira em torno de controle e cálculos, ou seja, buscar o equilíbrio, assim como as empresas buscam essa saúde financeira e crescimento com o auxilio dos controles contábeis.

03

Conceitos relevantes de ativos, passivos, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas.

Para obter o desenvolvimento da teoria contábil, precisamos entender os conceitos e analisar suas características.

Esses conceitos são muito importantes, para que se possa ter uma melhor compreensão dos termos contábeis, onde esse estudo contribuirá para a evolução da percepção dos mesmos.

Ativo é o conjunto de bens e direitos de uma entidade, estando ligada diretamente a despesas e receitas. Pode se dizer também que os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros, trazendo consigo resultados que possam ser utilizados dentro do prazo de sua vida útil. O conceito de ativos é de utilidade para a definição de outros importantes termos como receitas, despesas, passivos, perdas e ganhos.

Ativos Intangíveis é um direito de benefícios futuros que não possui corpo físico ou financeiro. Portanto, os ativos intangíveis são os itens de mais difícil mensuração e contabilização. Os ativos intangíveis têm também gastos com a organização, patente, direitos autorais, marcas, franquias, custo de desenvolvimento de softwares, gastos com pesquisas e desenvolvimento, capital intelectual e Goodwill.

Avaliação de mercado é outro conceito que é utilizado para avaliação de título, para os investidores saibam o quanto vale sua carteira.

Passivo busca capturar impactos futuros, trocando benefícios gerados por sacrifícios a serem consumidos. Representa as obrigações que uma entidade assume perante terceiros para obter ativos ou realizar serviços e obrigações, são transações do presente ou do passado que no futuro devem ter um fim. Tudo que tens a pagar. Por exemplo: impostos, salários, duplicatas a pagar, etc...

Passivos exigíveis monetários são obrigações que “requer” exige pagamento de algum valor já predefinido.

Passivos exigíveis não monetários são obrigações de fornecer serviços ou bens em qualidade e quantidade também predefinidas.                                                              

 04             

Isto é, valores dos bens e serviços podem ser alterados, mas a qualidade ou quantidade não.                                                                                                                                  

Para a organização obter resultado o domínio de receita, despesas, perdas e ganhos são  muito importantes. Ganho e receita aumentam os resultados da empresa.

Receitas são outros aumentos dos ativos de uma entidade, parte da entrada monetária em uma entidade. É o esforço da empresa que busca resultado. Por exemplo: receita de aluguel, receita de serviços prestados, receita de juros, etc...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com