TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps contabilidade

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Para poder entender o que é uma sociedade anônima é preciso estudar sobre suas características, sua forma de ser conduzida, seus conceitos, como é administrada, qual lei ela é regida entre outras.

Sociedade Anônima

É uma sociedade de natureza empresarial, regida pela Lei 6.404 de 15 de dezembro de 1.976, seu capital social é dividido por ações, a responsabilidade de cada sócio é limitada pelo preço pago ou por ações subscritas, seus sócios são chamados de acionistas, podendo haver dois ou mais acionista, onde seu objetivo é acumular capitais, devido a isso não se importa com a qualidade do sócio, o acionista poderá participar no controle da sociedade dependendo da sua quantidade de ações.

Sua constituição tem alguns pré-requisitos, que são subscrição onde só poderá ter duas ou mais pessoas escritas no seu estatuto; realização é preciso dar uma entrada de 10% em dinheiro no mínimo sobre o valor das ações; depósitos deverão ser feito em um estabelecimento autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários, sobre a parte do capital que foi realizado em dinheiro.

Podem ser divida em dois tipos: capital aberta que pode ser negociada na bolsa de valores, obtém recursos através do público interessado e deve também ser registrada na Comissão de Valores Mobiliários e capital fechada que não precisa emitir valor mobiliário e utiliza dos recursos dos próprios acionistas.

É dirigida por um estatuto social, que tem de ser aprovado pela assembleia da fundação da sociedade e deve ser registrado na Junta Comercial, criando uma pessoa jurídica e é regida pelas leis e pelo uso do comércio.

Suas obrigatoriedades são: reunião entre os acionistas onde terão de sobre os assuntos relacionados à empresa, ata que é o resumo da discussão dos assuntos sobre a sociedade e a convocação que é feita através de anuncio pelo jornal, é preciso que seja publicado no diário oficial suas demonstrações financeiras.

Conclusão

As sociedades anônimas funcionam através da divisão das ações adquiridas e os acionistas que são os responsáveis pela gerencia da sociedade e são disponibilizadas na bolsa de valores para negociação de sua compra, visa o lucro e não as qualidades de seus acionistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com