TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps contabilidade avançada

Por:   •  1/12/2015  •  Resenha  •  4.077 Palavras (17 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 17

Anhanguera Educacional – Unidade Taboão da Serra

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Controladoria e Sistemas de Informações Gerenciais

Sumário

Etapa 1        

O Papel do Controller e o emprego de um Sistema de Informação        

Relatório        

Etapa 2        

Tabela 01 - Aplicação do Balanced Scorecard        

Desenvolvimento de Indicadores        

Etapa 3        

Orçamento de tendências        

Orçamento de base zero        

Orçamento estatístico        

Orçamento flexível        

Conjunto de medidas e estruturas, após a formalização da administração do processo orçamentário:        

Etapas para preparação do plano orçamentário        

Modelo de plano orçamentário        

Plano Orçamentário        

Referências        

Etapa 1

O Papel do Controller e o emprego de um Sistema de Informação

O Controller, se adequou às novas necessidades de negócios desse final de século. Assim, o Controller mudou. Em meados desse século, esse profissional possuía conhecimentos técnicos mais limitados do que se verifica atualmente, e estava, na época, mais voltado a manter os livros contábeis em concordância  com a políticas e padrões geralmente aceitos, garantir o cumprimento dos controles internos e assegurar o correto pagamento dos impostos, do que necessariamente atuar como habilidoso negociador e consultor a serviços stakeholders, principalmente junto à alta gerência, no aconselhamento sobre as barreiras e oportunidades futuras que a empresa poderia ter.

O Controller também teve que se adaptar a um novo ambiente que começava a exigir maior interatividade e trabalho em equipe, fazendo-o abandonar o caráter isolacionista e controlador que estava associado a esse profissional, nos primórdios da criação dessa função.

Hoje, o Controller dever ser um experiente executivo, cujas atribuições vão além da elaboração de relatórios contábeis e financeiros. Ele desempenha um papel fundamental na liderança da área financeira, orientado como as informações financeiras podem ser utilizadas, interpretando e comunicando fatos relevantes, interagindo diretamente com toda a camada gerencial e executiva da empresa, com finalidade de que estas informações sejam transparentes e suficientemente capazes de auxiliar o processo de tomado de decisões.

Cabe ao Controller local, portanto, fazer a interface com os profissionais de planejamento tributário da empresa matriz, sob a supervisão do Controller Corporativo, para que todas as oportunidades de minimização da carga tributária sejam criadas, respeitando-se os aspectos das leis e regulamentos de ambos os países. De fato, esse item tem uma forte relação com os Preços de Transferência, pois os governos dos países exercem o seu poder regulador, exigindo minuciosa prestação de contas referente a essa prática.

É conveniente que o Controller esteja sempre atento para as leis que regulam o comércio internacional dos países onde a empresa mantém suas operações, pois o impacto dessas leis e regulamentos afeta diretamente os negócios e os custos da empresa, através de mudanças (redução ou aumento) de tarifas e taxas aduaneiras, dos níveis permitidos de internação dos produtos e dos aspectos logísticos utilizados.

O Controller deve não somente conhecer as análises financeiras, como também avaliar os aspectos macroeconômicos que circundam a economia do país onde o investimento será feito, devido à volatilidade de muitas economias (como por exemplo, nos países da América Latina, sudeste da Ásia e leste Europeu), em conjunto com risco político implícito nessas transações. O Controller deve observar cuidadosamente o impacto causado por economias mais fechadas, que fazem forte restrição à saída de remessas de dividendos para fora desses países, como é o caso da Índia e China. É papel do Controller Corporativo assegurar que as projeções necessárias sejam feitas, que as circunstâncias sejam analisadas, e que todas as possíveis variáveis sejam consideradas, antes que as empresas lancem investimentos que coloquem o seu patrimônio em risco. Este é, sem dúvida, um papel mais conservador e crítico, do que puramente avaliar as oportunidades de negócios que possam surgir dos investimentos, o que fica geralmente a cargo dos gerentes e executivos de marketing e de produto, com aval da alta direção da empresa.

Observa-se a existência de vários aspectos técnicos que envolvem a função do Controller, mais especificamente relacionados com o processo de internacionalização das empresas nos últimos 40 anos. Sabe-se, porém, que muito mais do que isso tem sido exigido dessa função extrema importância para as empresas.

Esse profissional deve também ser capaz de reunir fortes características de liderança e ser possuidor de equilíbrio emocional, aspectos de grande importância para o bom desempenho da função e do cumprimento das expectativas do seu maior cliente: a alta média gerência.

Em uma economia globalizada, as informações devem fluir muito rápido por toda a organização, de dentro para fora, e principalmente de fora para dentro.

A Tecnologia da Informação (TI) vem aumentando rapidamente a sua participação em todas as áreas de negócios, criando constantemente novos desafios para os gestores das empresas. Neste panorama, espera-se dos profissionais de Controladoria, responsáveis pelo fornecimento e gestão dos sistemas de informações de controle e avaliação de desempenho da empresa, mais do que simplesmente conhecimento em tecnologia, Estes profissionais precisam participar colaborativamente com a área de TI, do processo de gestão da informatização da empresa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (558.9 Kb)   docx (711.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com