TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps contabilidade completa

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.477 Palavras (14 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 14

Etapa 1 - Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis

2.1 O Objetivo da Contabilidade

O texto basicamente apresenta a estrutura contábil, onde é possível entender que todo o processo segue um padrão de planejamento administrativo.

Assim como todos os princípios básicos da administração o chamado “sistema de In-formação” é nada mais nada menos que um sistema de filtragem e análise de dados à disposi-ção da empresa. A contabilidade é um instrumento essencial para que se possa ter acesso à situação financeira da empresa, através dela é possível, dependendo do estado em que a mes-ma se encontra elaborar novos planos e estratégias para melhoria e busca de lucro.

Podemos encarar também que através dela é possível ter uma análise detalhada às in-formações de natureza financeira, física e também de produtividade empresarial. Pois se temos acesso ao fluxo de caixa facilmente sabemos qual o andamento do serviço, como está o processo de geração e criação do produto oferecido aos clientes e conseqüentemente é possível manter o controle financeiro e a qualidade do serviço prestado.

Se compararmos a contabilidade a uma ciência podemos dizer que é a responsável tan-to pela organização financeira quanto administrativa. Tem como uma de suas funções aponta-rem os pontos fortes e fracos de cada setor da empresa com base na análise dos dados, e atra-vés do mesmo podemos visar sempre o crescimento empresarial.

2.2 Semelhanças entre sua vida financeira particular e de uma empresa

Se trouxermos a contabilidade para os padrões da nossa vida pessoal podemos ver que existe muita semelhança com a contabilidade em sentido empresarial. Afinal nos estamos também sempre em uma busca constante por lucro. Talvez nossos objetivos sejam diferentes, por exemplo, trabalhar para conseguir quitar uma dívida ou então acumular algum rendimento em busca de algum bem material.

Podemos falar com tanta intimidade que contabilidade é presente em nossa vida pes-soal, pois praticamente em toda nossa rotina necessitamos de planejamento, na ausência do mesmo temos sérias dificuldades até mesmo de encontrar o caminho que nosso sistema finan-ceiro pessoal está tomando.

Com o avanço tecnológico temos nos dias atuais várias ferramentas que possibilitam um detalhado e específico controle de finanças. Depende de cada um individualmente querer se atualizar para que possamos sempre adquirir sempre novos conhecimentos para assim obter técnicas de organização.

Enfim, sobre o termo “contabilidade” podemos dizer que mesmo sem perceber, cos-tumamos praticá-lo, é impossível buscar condições que supram nossas necessidades básicas sem o mínimo de planejamento, e quando o fazemos de uma maneira um pouco mais elaborada praticando a ciência contábil temos um aproveitamento consideravelmente proveitoso em relação a nossa vida pessoal.

2.3 Entrevistas: A importância da Contabilidade na Gestão De sua Empresa

As pequenas empresas são muito importantes na economia brasileira, mas sofrem com um alto índice de mortalidade ainda nos primeiros anos de suas existências, enfrentando diversos problemas, inclusive relacionados à gestão. Sendo assim, o empresário deve ter a Contabili-dade como sua principal aliada e saber que o uso de instrumentos contábeis adequados contri-buirá para o crescimento e consolidação do negócio.

Um empreendedor que visa ao crescimento da sua empresa precisa ter conhecimento pro-fundo sobre a situação econômico-financeira do negócio. A contabilidade deve ser encarada como um recurso valioso de gestão, e não como uma obrigação. Entre as várias vantagens de uma boa análise contábil está uma melhor compreensão dos custos e das despesas da empresa, além da rentabilidade do capital investido. Com essas informações, o empreendedor pode direcionar melhor suas decisões e seus aportes.

Realizamos nossa entrevista com Vaniely Rodrigues da Cruz para sabermos como funciona na prática a contabilidade de uma empresa de pequeno porte. A seguir temos algumas perguntas feitas para esta gestora, que nós mostramos claramente a importância da contabilidade para as empresas no geral.

1) Qual a importância do setor de contabilidade da sua empresa?

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração na tomada de deci-sões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, Importante para se fornecer a uma avaliação sobre a situação financeira em que a empresa se encontra. Fazer toda a prestação de contas e resultados. Também para conseguir através dessas informações investidoras, empréstimos. Prestar contas para o governo com pagamentos de impostos, e o-brigações.

2) O que pode acontecer com sua empresa se não houver uma contabilização correta dos resultados?

Se a empresa por alguma razão não conseguir mostrar seus reais resultados, ela pode vir a fechar, por não saber da situação financeira como estão seus deveres para com funcionários, governo e fornecedores. Se ela não obtiver resultados corretos não saberá o que fazer para melhorara correta contabilidade permite esse olhar mais amplo sobre o futuro de modo res-ponsável e seguro.

3) Do ponto de vista fiscal o que a contabilidade deve fazer para agir de acordo com as leis?

Se ocorrer de não se contabilizar corretamente os bens da empresa pode ocorrer multas, tributos e crime fiscal que irá fazer com a empresa abram falência e se prejudique perante a justiça. Por fraudes e arbitramentos fiscais, isso certamente irá prejudicar a empresa se não estiver com suas contas impostos, notas, licenças de funcionamento, obrigações em dia.

Definir, por exemplo, qual o melhor regime para efetuar sua tributação. Simples Nacional Lucro Presumido, Arbitrado ou Lucro Real, a contabilidade saberá qual a melhor alternativa ou o momento certo para fazer a transição de um modelo para outro.

4) O que a contabilidade contribuir com a administração da empresa?

Contribui coma tomada de decisões, para a para administrativa da empresa que pode atra-vés dos resultados apresentados decidirem o rumo que a empresa deve tomar. Outro grande benefício da prática contábil eficaz é algo decisivo para o sucesso, crescimento e perenidade dos negócios: planejamento e equilíbrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com