TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps custos diretos e indiretos

Por:   •  3/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.014 Palavras (21 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 21

ANHANGUERA EDUCACIONAL

SUMARÉ

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

        

ATIVIDADES PRÁTICAS COMPLEMENTARES SUPERVISIONADAS

CONTABILIDADE DE CUSTOS

SUMARÉ

2015


ATIVIDADES PRÁTICAS COMPLEMENTARES SUPERVISIONADAS

CONTABILIDADE DE CUSTOS

 

SUMARÉ

2015


LISTA DE QUADROS

QUADRO 1 –  Dados da Folha de Pagamento da Indústria de Sorvete................13

QUADRO 2 – Relatório de Folha de Pagamento.....................................................13

QUADRO 3 – Custos Indiretos        14

QUADRO 4 – Custos Diretos        14

QUADRO 5 – Custos Totais de Produção        15

QUADRO 6 – Planilha de Custos        15

QUADRO 7 – Demonstração de Resultados         18

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        05
  2. DESAFIO .............................................................................................................06
  3. DESENVOLVIMENTO        07

3.1 Etapa 1        07

3.2 Etapa 2        13

2.3 Etapa 4        16

4 CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        20


1 INTRODUÇÃO

           Neste primeiro momento iremos tratar sobre a Terminologia e Classificação de Custos, abordando os seu conceitos e exemplos. Também iremos apresentar a folha de pagamento, custos diretos totais.

2. Desafio

        A indústria de sorvetes  “Sabor Tropical”, atuante no mercado de picolés há muitos anos, fabrica dois tipos de produtos picolés a base de água e picolés a base de leite, nos últimos anos vem sofrendo os impactos da concorrência, o principal motivo dos concorrentes terem um preço de venda final menor é o fato de seus gestores nunca terem se preocupado em determinar os custos de seus produtos, bem como a margem de lucratividade de cada produto.

        Portanto, os gestores precisam determinar os custos indiretos de fabricação, o ponto de equilíbrio e a margem de contribuição para cada um dos seus produtos, além de analisarem a necessidade de ampliação produtos a novos mercados.

Objetivo do Desafio

Sua Empresa foi contratada para fazer o levantamento e apresentar aos gestores da indústria um relatório final com a solução para determinação e redução de custos e aumento da lucratividade.

3.  DESENVOLVIMENTO

3.1. Etapa 1

PASSO 3

Escrever um resumo de no mínimo 2 laudas e no máximo 4 laudas, descrevendo as conclusões dos pontos anotados no passo 1, e os pontos estudados no passo 2:

Classificação e Terminologia de Custos

Custo:

Custo é um gasto, ou seja, o sacrifício financeiro que a empresa tem com  utilização dos fatores de produção para a composição de um bem ou serviço. Os custos podem ser detectados  de acordo com o segmento da empresa. O  comércio tem o custo na compra de mercadorias, já na indústria, ele é detectado na matéria- prima, na mão de-obra na produção de um bem.

Terminologia:

“Na terminologia a palavra custo é, geralmente, atribuída aos dispêndios de uma maneira geral. Assim procedendo, não haveria diferença quanto à natureza, causa e finalidade na utilização dos recursos das sociedades empresaria. Entretanto, precisamos fazer uma separação para que se possa identificar a sua origem, tanto funcional como gerencial.”

Custos Diretos e Indiretos:

        É fundamental que os custos sejam divididos de acordo com sua origem, principalmente para que a gerência possa identificar seu custeio efetivo. Há custos que são diretamente identificados no produtos e outros indiretamente.

Custos Diretos – Conceito:

São os custos que  podem ser diretamente identificados no produto ou serviço, não deixando dúvidas, pois são apropriados ao produto, não havendo a necessidade de rateio, pois são alocados de forma clara na transformação do produto ou serviço.

Custos Indiretos – Conceito:

São todos os custos que dependem da adoção de algum critério de rateio para sua alocação ou direcionamento ao produto. São chamados de Custo Indireto de Fabricação (CIF), pois não tem uma forma clara de se alocar diretamente ao produto ou serviço embora tenha sua parcela de contribuição para a elaboração do mesmo.

Custos Fixos e Variáveis:

Os custos fixos são aqueles que não variam em proporção ao volume de produção da empresa, já os custos variáveis são aqueles que variam de acordo com o volume produzido. Esta classificação é de grande importância para a fixação dos preços de venda e determinação do nível de produção mais rentável para a empresa. Por isso, alguns elementos básicos são de muita relevância para classificação dos custos, quanto ao aspecto de “variáveis” ou “fixos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (251.5 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com