TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Empreededorismo

Por:   •  7/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

Após receber R$ 250.000,00 de herança, o Senhor Socorro Silva, procurou a ONG para qual trabalhamos, “Angles of Human”, afim de que pudéssemos elaborar um plano de negócios para uma sorveteria.


O Senhor Socorre, sempre atuou no ramo de sorvete, desde menor aprendiz, até se tornar gestor de uma sorveteria conceituada. Muitos animado e receoso, por ter conhecimento de mercado, ele solicitou a elaboração do plano de negócios e pediu para que buscássemos possíveis parceiros financeiros e assessores para melhor analisar a viabilidade e decidir sobre o investimento.

Partindo desde princípio, construímos um plano de negócios. Pudemos perceber, que planejar esta completamente ligado ao processo do empreendedor. Entendemos a necessidade de possuir conhecimento sobre o setor do qual se  pretende empreender e a complexidade em se tornar um gestor, mas com planejamento , seja qual for o negócio, pode vir a gerar grandes oportunidades.

2. DESENVOLVIMENTO

Após várias pesquisas, encontramos a localização que atende as necessidades do contratante, os possíveis concorrentes e parceiros. Abordamos apenas o primeiro passo que consideramos serem os mais importantes.

2.1 IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

Primeiros passos:

Razão Social da Empresa: ICE TROPICAL SOVERTES LTDA

Nome fantasia: TROPICAL SORVETES.

Independente do negócio, inovar é quase sempre satisfatório, por isso surgiu o planejamento de um produto que pudesse trazer diferencial ao ramo de sorvetes.
A Tropical Sorvetes, trará inovação não só referente ao produtos, mas em administração e atendimento.

O nome e razão social da empresa surgiram especificamente por percebemos a necessidade de algo novo para avaliação do senhor Socorro Silva.
No principio da construção de uma empresa de qualquer setor, é necessário decidir qual a segmentação atenderá melhor o seu público alvo. Isto consiste em escolher um grupo de consumidores com necessidades semelhantes para o  qual a empresa vai focar  a sua atuação, quem não determina  seu mercado  acaba perdendo o foco. Ao tentar atingir vários públicos, acaba não atingindo ninguém. O plano de negócios Tropical Sorvetes, tem como objetivo atingir o segmento de alimentos saudáveis, pois o mesmo tem forte crescimento e um grande público. Escolhemos esta segmentação, pois é a que melhor atinge nosso publico alvo.
Outro ponto importante foi descobrir qual seria a nossa vantagem competitiva, ou seja, fazer com que algo comum se torne diferente. Fazer com que nossa oferta seja a escolhida pelos clientes, dentre todas as ofertas disponíveis no mercado de atuação.

Nosso diferencial são os sorvetes com frutas tropicais, que são produzidas por plantas de todos os tipos de habitat e tem grande resistência a gelo, o que torna o sorvete um creme com pedaços de frutas exóticas e que contenham minerais e vitaminas, o que define o paladar do publico alvo, jovens e adultos que tenham uma vida de exercícios e desejam se mantiver saudáveis.

3. O PLANO DE NEGÓCIOS

3.1 Conceito do negocio

 Para identificação do seu próprio negócio, o empreendedor deve se responder a algumas perguntas, tais como “quem é mesmo o meu cliente?”, “qual o benefício que o meu cliente efetivamente procura ao comprar o meu produto?”. Uma vez definido o negócio, é importante o compartilhamento do conceito com toda a equipe. O conhecimento por parte da equipe se torna um importante diferencial competitivo. Por isso, toda a e nossa equipe, participa desde a formação de ideias, até a execução.

O Tropical Sorvete se trata de uma empresa típica com fins lucrativos, visando não apenas os lucros, mas o crescimento e satisfação de cliente e colaboradores, que nasceu de um projeto que busca atender aos clientes e seus desejos.

3.2 Localização

A localização foi estudada estrategicamente para empresa. A sorveteria estará no centro da cidade de Piraporinha, na Rua Nápoles, Nº 1113, onde o elevado numera de pessoa circula a todo o momento, devido neste local há uma grande área para caminhada, existem diversas academias (que poderão se tornar fortes parceiros financeiros), que nos deixam bem próximos do nosso publico alvo. Os comércios da região, como habib´s e o supermercado extra, oferecem sobremesas a alto custo em desacordo com a população local, leva a um padrão acessível a todos.

3.3 Declaração de Missão

Nossa missão é proporcionar bem estar, através de produtos naturais de qualidade, com preços acessíveis e um ambiente agradável.

3.4 Declaração de Visão

Ser uma sorveteria referência, reconhecida pelo seu desempenho, comprometida com a qualidade de vida das pessoas, a fim de se expandir com franquias em território estadual e nacional.

4. Análise Setorial:

Para efetuar uma analise setorial, e necessário conhecer a estabilidade do setor e do segmento escolhido, uma vez que cada setor tem sensibilidades diferentes.

Constatamos com pesquisas de campo, que a  grande maioria da população se interessa por sorvete, especialmente nas estações mais quentes. Nas épocas mais frias do ano, as sorveterias geralmente se deparam com uma pequena queda nas vendas, mas e necessário ser criativo nesses casos, e pensar em soluções rápidas. Mesmo no frio, muitos optam pelo sorvete e ate mesmo dão uma incrementada, adicionando bolo quente, calda quente. Este mercado poderá ter fidelidade com os clientes, porém nunca sairá do cardápio das pessoas. Apesar disso, o setor alimentício, dificilmente é atingido com as pequenas ou grandes crises, pois ele é pouco sensível no ciclo econômico em períodos de recessão.

E um mercado maduro, e em constante crescimento, abrange diversas áreas e pode construir parcerias com outros setores.

4.1 Público-Alvo

Nossos clientes são todas as pessoas de todas as idades, classes sociais que gostam de sorvetes visando à obtusidade de sorvetes.


Visando a oportunidade de proporcionar a todos uma excelente experiência com a Tropical Sorvetes.

4.2 Produto

Os produtos oferecidos pela sorveteria serão:

  • 9 sabores de massa
  • 18 sabores de picolé
  • 3 sabores de bolo para épocas frias
  • Agua
  • Sucos naturais de vários sabores
  • Fondue para épocas frias
  • Milk shake
  • Petit gateou
  • Refrigerantes

4.3 Vantagens Competitivas

O tropical sorvete terá vários sabores de sorvetes, estacionamento, atendimento diferenciado, e conseguira atender todas as faixas etárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (203.2 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com