TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Teoria da Contabilidade

Por:   •  9/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.868 Palavras (16 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL DE BAURU

NOMES:

1° Série A

Andréia Maria da Cruz – RA 5211956414 (C. Contábeis)

2° Série A

Ana Flávia Ribeiro de Oliveira – RA 4486875598 (Adm)

Bruna da Silva – RA 4200060441 (C. Contábeis)

Letícia Baptista de Souza – RA 4297831651 (C. Contábeis)

Simone de Fátima Zanolli – RA 4293809058 (C. Contábeis)

ATPS: TEORIA DA CONTABILIDADE – ETAPA N° 4

BAURU

NOVEMBRO/ 2012

[pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL DE BAURU

NOMES:

1° Série A

Andréia Maria da Cruz – RA 5211956414 (C. Contábeis)

2° Série A

Ana Flávia Ribeiro de Oliveira – RA 4486875598 (Adm)

Bruna da Silva – RA 4200060441 (C. Contábeis)

Letícia Baptista de Souza – RA 4297831651 (C. Contábeis)

Simone de Fátima Zanolli – RA 4293809058 (C. Contábeis)

ATPS: TEORIA DA CONTABILIDADE – ETAPA N° 4

Trabalho da disciplina de Teoria da Contabilidade, referente à atividade pratica supervisionada (ATPS), apresentando a 4° Etapa, que foi ministrada pelo prof° Vander.

BAURU

NOVEMBRO/ 2012


TEORIA DA CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO

Contabilidade nos mais diversos ambientes produtivos na economia. Também de ver, na prática, como alunos de cursos que não o de contabilidade, reagem aos ensinamentos quando estes não são antecedidos por uma explicação clara dos objetivos do ensino desta disciplina em cada um dos cursos. Pretendemos, então, gerar reflexões acerca da importância da contabilidade para não contadores, como fator de geração de competências que permitam ao profissional de quaisquer áreas, entenderem os mais diversos demonstrativos gerados pela contabilidade, inserindo-o definitivamente na gestão do negócio, abrindo horizontes antes dominados somente pelos especialistas da área. Nela tratamos de demonstrar como surgiram as empresas anônimas, quais as formas de constituição jurídicas tais como: cooperativa, associação, fundação, Sociedade em conta de participação – SCP, Sociedade Capital e Indústria, Consórcio de Empresas, Joint Venture e por ultimo entender as principais diferenças entre uma sociedade limitada e sociedade anônima.


Passo 1 – da etapa 4 – Teorias da Contabilidade

As sociedades anônimas são criadas com o intuito de desenvolver atividade econômica organizada para a produção e/ou circulação de bens ou serviços. Sua peculiaridade é a divisão do capital em ações, que podem ser negociadas no mercado de capitais. Tal espécie societária é regulada pela Lei n. 6.404/76, conhecida por Lei das Sociedades Anônimas. Nos dias atuais, com a popularização do mercado de valores mobiliários – pois cada vez mais buscam-se formas de multiplicar o patrimônio por meio desta forma de investimento – é muito útil o estudo desse tipo de sociedade, para sua melhor compreensão e, conseqüentemente, obtenção de sucesso nas operação financeiras. Na última década, a mencionada Lei sofreu diversas alterações, operadas pelas leis n. 10.303/01, 11.638/07 e 11.941/09. Tais modificações devem ser analisadas, eis que inseriram ou reformularam diversos dispositivos importantes daquela Lei.                                                                

As S/As surgiram com o objetivo de crescer, dependendo de suas potencialidades, entretanto, necessitava de capital que não teria condições de levantá-lo dentro do seu ciclo de comércio, pois, somente abrindo o capital da empresa a pessoas externas ao grupo, é que se teriam condições de evolução mais rápida e sucesso mais próspero. A sociedade anônima pode ser caracterizada, como um instrumento de centralização do capital, ao se verificar que ela tem reflexo sobre o modo de como dá o financiamento da produção em um sistema capitalista. Um dos benefícios que é próprio das sociedades anônimas é quanto ao financiamento da produção de uma empresa, cujos resultados jamais teriam condições de ser alcançados em uma empresa individual, ao se considerar as injeções que são efetuadas no processo produtivo, pois, a cooperação de muitos seria mais proveitoso do que o montante de recursos de um empresário isolado.                                

O objetivo fundamental das S/As é a produção de grande escala,é praticamente desnecessário ressaltar que as empresas se acomodam bem a essa necessidade de tamanho. Elas podem tornar-se muito grande, e é o que fazem. Mas devido ao ar de anormalidade, não se acentua tal adaptação. Ao diretor da grande empresa confere-se automaticamente precedência em todas as convenções, reuniões e outros ritos e festivais comerciais. É o que mais se cumprimenta pela inteligência, visão, coragem, espírito de progresso e pelo extraordinário índice de crescimento da empresa sob sua direção. Mas o grande tamanho de sua empresa - o valor de seu ativo ou número de seus empregados - não é elogiado, embora seja esta a mais notável característica. Inegavelmente, o sucesso de qualquer empresário está na empresa bem sucedida.                                        

Um dos fatores mais importantes para as sociedades anônimas é o mercado de ações, no entanto, é através desse mercado que o empresário ou diretor capitalista adquire a independência, quanto à aplicação dos recursos de terceiros que desejam injetar em uma determinada empresa. É através do mercado de ações que o empresário busca recursos para implementar o seu processo produtivo, cujo emprestador incorre riscos e incertezas quanto ao retorno de seu capital, pois, isto constitui uma aposta no sucesso do empresário que busca dinamizar a empresa que dirige. Com isto, tem-se a transformação do acionista num capitalista financeiro, recebedor de juros, em forma de dividendos, no lugar de lucros conseguidos pelo capitalista industrial, ou comercial, pois, este lucro constitui em um incentivo à formação das sociedades anônimas pelo empresário que deseja o engrandecimento da empresa.                                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com