TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de contabilidade

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.587 Palavras (11 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 11

CAPITULO 1 - A ORIGEM DA CONTABILIDADE

A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e durante um longo período foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que foram aperfeiçoando-se e especializando-se, sendo algumas aplicadas até hoje.

O homem enriquecia e isso impunha o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar os seus bens que já não era possível memorizar foi quando se viu a necessidade de registrar para que pudesse obter a realidade da sua riqueza, de qual era o custo do produto de venda e qual seria o lucro.

Não devemos esquecer que não havia papel era tudo registrado como figuras, com surgimento do papel e a pena de escrever ficou mais fácil registrar as informações. Aí se inicia a história da contabilidade que segundo historiadores e estudiosos se divide em quatro períodos, segundo o portal da contabilidade: (www.portaldacontabilidade. com.br/temas/revistas)

“CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO - período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci, da autoria de Leonardo Pisano.

CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO - período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche", da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.

CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO - período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.”

 

A contabilidade evoluiu de um período para outro, com alguns fatos que deram início às mudanças no mundo contábil como os modelos contábeis, a tendência e influência. Onde cada país tem o seu próprio, mas na opinião de muitas pessoas seria uma vantagem se houvesse uma linguagem universal para a contabilidade, que hoje tem muita dificuldade nas informações que relata as mesmas transações e eventos.

Com a globalização é necessário se identificar às normas e práticas contábeis em diversos países, o objetivo é constatar os modelos contábeis para que a informação contábil seja útil para tomadas de decisões, isso para qualquer tipo de empresa.São eles Modelos Britânico-Americano, Continental, Sul-Americano, Economia Combinado e Emergentes, temos também a contabilidade em Países Comunistas e no Mercosul.

Modelo Britânico-Americano - A contabilidade é destinada, mas decisões de investidores e credores.

Modelo Continental – A maioria da Europa continental e Japão a contabilidade é destinada à satisfação do governo de acordo com o calculo do imposto de renda.

Modelo Sul-Americano – Sua contabilidade tem base na tributação para fins financeiros.

Modelo de Economia Combinado - visando às empresas para o mercado e tentar se igualar ao modelo britânico-americano com informações destinadas para os investidores e outros.

Modelo Emergente – proíbe juros sobre dinheiro;

Contabilidade em Países Comunistas – Contabilidade destinada ao governo;

Nos países do Mercosul somente no Brasil e Argentina são obrigatórios os registros profissionais conforme sua legislação, já no Paraguai e Uruguai não são obrigatórios e sua contabilidade tem uma flexibilidade para a contabilidade financeira, que se pode concluir é que para atingir um sistema contábil homogêneo, ainda, levará muito tempo.

Não esquecendo das Sociedades Anônimas que teve alteração da lei 6.404/76 pela 11.638/07 através da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) com o propósito de adaptar–se a modernidade e uniformizar-se com a lei societária em vigor, uma delas as mudanças sociais e o avanço do mercado, tem a finalidade de reforçar as normas contábeis e da auditoria internacionalmente aprovados.

Indícios da Contabilidade Na Antiguidade

Segundo Sá (1997, p. 19) “o nascimento da Contabilidade é o da inscrição de elementos da riqueza patrimonial, passando, aos poucos, a registros de melhor qualidade”.

Por isso podemos dizer que começaram desde do tempo em que se gravava o gado em figuras, depois em tábuas, como na Bíblia em (Genesis41.49), com muitos bens acumulados perdia-se o controle do que se tinha, em (Jó cap1 verso3) onde perdeu tudo e a recuperação dos bens, e um novo inventário fora apresentado, entre os babilônios e egípcios com pagamento de salários e impostos e as transações comerciais (livro de Jó).

Enfim, definimos que a contabilidade é muita mais antiga do que se pensa e que desde da antiguidade ela já vinha crescendo.

A Evolução da Contabilidade desde os primeiros registros até as partidas Dobradas

A contabilidade evolui ao longo dos anos e contou com fatos importantes, conforme cita Silva (2007, pag 06).

                               “O conjunto de esforços e aprimoramento fez a ciência contábil evoluir na época clássica de .logos. (lógica e ciência), conforme (Apud. Masi 1971), sendo depois considerada uma .rationandi scientia (ciência racional) no estudo de suas contas, nas aplicações de orientação aos empreendimentos de capital público e privado; no auxilio governamental e privado nas trapezas de acordo com D.áuria (1959) - tal como eram chamados os bancos na Grécia antiga - e nas famílias que também escrituravam e praticavam os registros contábeis.”

Um dos fatos que também contribuiu para essa evolução fora as “partidas dobradas”  obra do Frei Luca  Paciolli em 1494, considerando o método por muitos o mais completo e é utilizado pelos profissionais e estudiosos da área .

As partidas dobradas destacaram a teoria contábil do débito e do crédito, acrescentando que o primeiro de vir o devedor e depois o credor, método usado até hoje, que foi se adaptando de acordo com as necessidades das informações.  

CAPITULO 2 - Objetivos da Contabilidade

A contabilidade que controla o patrimônio das empresas tem a finalidade de fornecer informações adequadas para as tomadas de decisões, já que no Brasil essas informações são destinadas ao Fisco, ao contrário dos Estados Unidos que é destinada aos pequenos e médios investidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (212.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com