TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de teoria da contabilidade

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.033 Palavras (13 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 13

UNINIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP[pic 1][pic 2][pic 3]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PÓLO 4092 Caxias-MA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

TEORIA DA CONTABILIDADE

RA – 391430 - Francinaldo Oliveira

RA – 397269 - James Dean Carneiro Bonfim

RA – 400019 - John Kennedy Sá Ferreira

RA – 394339 - John Natha Machado Sousa Lima

RA – 390151- Whermeson Fernando Cunha Macedo

Tutor (a) à distância: Ma. Juliana Leite Kirchner

CAXIAS-MA

28/11/2012


UNINIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP[pic 4][pic 5]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS[pic 6]

PÓLO 4092 Caxias-MA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

TEORIA DA CONTABILIDADE

Trabalho de Pesquisa apresentado a disciplina de Teoria da Contabilidadedo curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera - Uniderp, como parte dos requisitos para a obtenção de nota.

CAXIAS-MA

28/11/2012

SUMÁRIO[pic 7]

1. INTRODUÇÃO4

2. DESENVOLVIMENTO5

3. HISTORIA DA CONTABILIDADE5

3.1. Objetivo da Contabilidade6

3.2. Usuários da Contabilidade6

3.3. Características da Contabilidade6

3.4. Relatório da diretoria 6

3.5. Notas Explicativas 7

3.6. Parecer de Auditoria 7

3.7. Valor Adicionado 7

4. PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE8

4.1. Princípio da Entidade8

4.2. Princípio da Continuidade8

4.3. Princípio da Oportunidade8

4.4. Princípio da Atualização Monetária9

4.5. Princípio da Competência9

4.6. Princípio da Prudência9

5. CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE12

5.1.Ativos, Formas de Avaliação do Ativo e Ativo Intangível12

5.2. Passivo, Patrimônio Líquido e Contas de Reservas12

5.3. Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos13

6. CONCLUSÃO14

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS15

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é um instrumento de grande importância, é uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativas aos atos  e fatos  da  Administração  e  da Economia ela é necessária para toda e qualquer empresa independente do seu porte, seguimento e da sua forma de tributação.

2. DESENVOLVIMENTO

3. HISTORIA DA CONTABILIDADE

Desde os tempos a cerca de 4000 a.c acredita-se que há indícios dos primeiro surgimento da contabilidade, nesse momento não estava surgindo uma ciência, ais sim uma válvula de escape por meios rudimentares que os homens controlavam suas riquezas, usando os artifícios que estavam disponíveis na época, pois não existia a escrita e nem números para que fosse feito um controle melhor.

O homem motivado por uma ambição (instinto) começou a cuidar de seus bens (criações) a controlar a natalidade e as negociações (troca) dos seus animais, tentando organizar-se de sua maneira que para cada animal que nascia colocava uma nova pedra, não sabendo ele que estava dando os primeiros passos para os modelos contábeis dos dias atuais. Nesse período não existia a moeda (dinheiro) tudo era baseado na troca de produtos.

Acredita-se à medida que o tempo passa desde a idade media ate a idade moderna na época das primeiras civilizações, começa da os primeiros passos para evolução da contabilidade, no século XIII o hebraico que era usado para contar e calcular mais com surgimento dos números indo-arábicos vieram para substituir o Greco romano o homem começou a se organizar de forma diferente, buscando o aperfeiçoamento no comercio e economia, dando inicio as primeiras noções contábeis.  Juntamente com os percussores e responsáveis pela evolução da contabilidade como ciência social, Lucas Pacioli em 1494, que consolidou o método das partidas dobradas com termos de debito e crédito.  Fabio Besta em 1891, com primeiro volume, começa a definir a contabilidade como ciência de controle econômico das entidades.

  A parte do século XV é que a contabilidade começa atingir o seu desenvolvimento, passando a ser chamada de lógica racional.  E após este momento favorável para o avanço das teorias e práticas contábeis, a escola norte-americana deixa a escola européia (Itália) em decadência, lança novos modelos contábeis, com proposta voltada para auditoria fiscal, começa fortalecer o campo contábil com professores exclusivos na área, valorizando o ensino aos alunos visando a transparência para os investidores e sociedades anônimas.

No mundo em 1960 principalmente na Europa a contabilidade já era uma ciência muito importante para economia, e valorizava seus profissionais, enquanto Brasil era conhecido como guarda-livros, mais com o milagre econômico em 1970 essa expressão desapareceu valorizando trabalho dos contabilistas e como ciência a contabilidade encontrou seu espaço tornado-se indispensável em qualquer empresa.

3.1. Objetivo da Contabilidade

O objetivo da contabilidade pode ser estabelecido como sendo o de fornecer informações estruturadas de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente física, de produtividade social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da contabilidade.

3.2. Usuários da Contabilidade

A contabilidade possui diversos usuários tanto externos como internos: governo, bancos, clientes, fornecedores, consumidores, investidores, acionistas e funcionários. dimensionar a ação social das empresas é um dos desafios atual do profissional contábil, saber quais as informações que serão prestadas, qual a melhor maneira e o que evidenciar, são indagações que encontrará resposta na criação do balanço social, um relatório de análise com potencialidade para auxiliar na gestão interna dos empreendimentos, dirigido a gestão interna e a sociedade. Eles usam demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informação. Essas necessidades incluem as dos: Investidores, Empregados, Credores por empréstimos, Fornecedores e outros credores comerciais, Clientes, Governo e suas agências e Público

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (302.5 Kb)   docx (887.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com