TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps desenvol

Por:   •  29/4/2016  •  Monografia  •  4.681 Palavras (19 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS[pic 1]

Bruna Nardelli P. Sapio                        RA 497.692.799-8

Débora Marangoni Ferreira                       RA 492.291.844-9

Fernanda C. da S. Alvarenga                RA 497.692.800-5

Regina Maria Pereira                            RA 430.009.119-8

Vera Lúcia Martinez Garcia                       RA 454.687.813-0

ATPS – CIÊNCIAS SOCIAIS

Tutor Presencial: Lucas Rodrigues Corrêa

Tutora a distância: Eionyr Moraes Barbosa

CAMPINAS

2012

INTRODUÇÃO

A Sociologia é uma tentativa de compreender o ser humano. Concentra-se em nossa vida social, não enfoca a personalidade do indivíduo como a causa do comportamento, mas examina a interação social, os padrões sociais e a socialização em processo. A sociologia começa com a ideia de que o homem deve ser entendido no contexto de sua vida social e de que somos seres sociais influenciados pela interação, pelos padrões sociais e pela socialização. A maioria das pessoas está habituada a ver o mundo psicologicamente. Sob esse ponto de vista a ação está relacionada com as características do indivíduo e não com a interação e com os padrões sociais.

A Sociologia pode ser entendida como o estudo científico do comportamento humano que é construído pela sociedade ou o estudo das interações humanas. Uma das principais aplicações práticas da sociologia é contribuir para que as pessoas entendam suas próprias vidas e a sua relação com o resto do mundo. A Sociologia surgiu como disciplina científica no século XIX sendo uma disciplina relativamente nova, considerando as demais existentes nas Ciências Naturais, na realidade é uma ciência que está em formação. A Sociologia é uma divisão das Ciências Sociais, especificamente, é o estudo sistemático dos grupos e sociedades criados pelos seres humanos e de como, estes, por outro lado afetam a vida das pessoas. O surgimento da Sociologia ocorre num contexto histórico específico, que coincide com a desagregação da sociedade feudal e a consequente consolidação da sociedade capitalista. São os acontecimentos desencadeados pela Revolução Francesa e a Revolução Industrial que possibilitam o aparecimento da Sociologia

Por tratar das relações humanas, a Sociologia traz um fato novo para o campo científico que é o papel do observador, nesse caso o cientista social. Podemos dizer que a Sociologia é o estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos e aborda principalmente a influência das relações sociais nas atitudes das pessoas e no seu comportamento, e como as sociedades mantêm sua estabilidade e sofrem mudanças. Uma das preocupações mais importantes da sociologia é a sua preocupação com a desigualdade institucionalizada, ou estratificação social.

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.

Ao nascer o indivíduo possui apenas potencialidades de tornar-se humano. Ao interagir com outros, passa por várias experiências, e vai sendo socializado.

Conforme Dias (2004, p. 38) “esse processo, através do qual o ser humano vai aprendendo o modo de vida de sua sociedade, desenvolvendo a capacidade de funcionar como indivíduo e como membro do grupo é que denominamos socialização".

Um dos processos mais importantes que acontece com o ser humano é a contínua aquisição de novas maneiras de agir, pensar, se comportar, são hábitos e costumes que vão se consolidando ao longo do tempo e que se interiorizam de tal modo no indivíduo que ele considera tais comportamentos naturais que sempre estiveram com ele desde que nasceu e assim será com seus filhos e netos.

Cultura é como algo intrínseco a todo ser humano, o indivíduo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos a cultura junto aos seres humanos. Assim, pode-se afirmar que todos os grupos possuem cultura, e não pode graduá-la como melhor ou pior. É através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social. Todas as sociedades possuem cultura. Cada cultura e sociedade têm a sua integridade própria, o seu próprio sistema de valores e seus costumes.

Em sentido científico não podemos distinguir graus de cultura, mais avançada, atrasada, melhor ou pior. A cultura do homem branco não é superior a do índio, são apenas diferentes, desenvolvem-se cada um a seu modo, uma não é melhor, nem pior em relação à outra, nem superior ou inferior. Todas as culturas apresentam alguns elementos básicos que são as crenças, os valores, as normas e sanções, o idioma e a tecnologia. Todas as culturas são fundamentadas em um conjunto de crenças, compartilhando conhecimento e ideias sobre a natureza da vida.

Valores são concepções coletivas do que é considerado bom, desejável, certo, bonito, gostoso ou ruim, indesejável, errado, feio e ruim em uma determinada cultura. Influenciam o comportamento das pessoas e servem como um critério para avaliar as ações de outros. Alguns valores encontrados na cultura brasileira atual estão o individualismo, o conforto material e a religiosidade.

Normas são crenças e valores em regras específicas para o comportamento, aquilo que pode e que não pode ser feito. Podem ser codificadas no direito ou ritualizadas nos costumes. As normas variam bastante em intensidade, indo desde as mais rigorosas que regulam o comportamento nas religiões, até aquelas que norteiam nossos hábitos cotidianos.

As sanções são as punições e recompensa que são utilizadas para fazer com que as normas sejam seguidas. Sanções formais são recompensas e punições oficiais e públicas. As sanções positivas como um aumento de salário, uma medalha de honra ao mérito, uma palavra de gratidão ou um sorriso como as sanções negativas, multas ameaças, prisão ou um olhar de desprezo são utilizados para fazer com que haja uma conformidade com as normas.

Símbolos são definidos como qualquer coisa que carrega um significado particular reconhecido pelas pessoas que compartilham uma determinada cultura. Um mesmo objeto pode simbolizar sentimentos diferentes em culturas diferentes.

O idioma é um elemento-chave da cultura. Considerando que outros animais se comunicam por sinais, os humanos se comunicam por meio de símbolos. Podem ser combinadas palavras de modos diferentes para carregar um número ilimitado de mensagens, não só abre aqui e agora, mas também sobre o passado e o futuro.

A tecnologia estabelece um parâmetro para a cultura e não só influencia como as pessoas trabalham, mas também como elas se socializam e pensam sobre o mundo. Para uma pessoa do mundo rural, uma cidade grande pode parecer fantástica como um parque de diversões para criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (215.5 Kb)   docx (63.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com