TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps finalizada

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1: Estrutura Conceitual; IAS 1 – Apresentação das DF, IAS 8 – Políticas Contábeis e IAS 10 – Eventos subsequentes.

Segundo o IAS 1 deve incluir um conjunto de demonstrações contábeis, como:

Outros relatórios também serão aceitos mais estão fora do escopo do IAS 1, como o relatório de administração, demonstração no valor adicionado e balanço social.

Balanço Patrimonial:

(Excelsior Alimentos S.A. / Balanços Patrimoniais - Paginas 4 e 5)

Não se determina um modelo de balanço patrimonial especifico no IAS 1, mas somente as informações de uma forma geral devem ser apresentadas. Também é exigido que os ativos e passivos sejam classificados em correntes e não correntes, êxito quando se baseada na liquidez.

Demonstração de Resultado (DRE):

(Excelsior Alimentos S.A. / Demonstrações de Resultado para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2013 e 2012 - Paginas 6 e 7)

Todos os itens devem ser incluídos nos resultados, a menos que uma norma ou interpretação exija de outro modo, como é no caso por exemplo do IAS 16, IAS 21 e IAS 39.

Demonstração de Mutações no Patrimônio Liquido.

(Excelsior Alimentos S.A. / Demonstrações das mutações do patrimônio líquido para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2013 e 2012 - Pagina 8)

Devem apresentar uma demonstração de mutações no patrimônio liquido que evidencie todas as mudanças ocorridas, no PL durante o período, que inclua:

Resultado do período

Cada item de despesa do período, reconhecidas no capital próprio, Receitas e despesa total do período. Para cada componente do PL, os efeitos das alterações nas políticas contábeis e correções de erros reconhecidos, conforme IAS 8

Demonstração de fluxo de caixa

(Excelsior Alimentos S.A. / Demonstrações dos fluxos de caixa para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2013 e 2012 – Pagina 9)

Notas explicativas

(Excelsior Alimentos S.A. / Notas explicativas às demonstrações contábeis para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2013 e 2012 Paginas 11 a 24)

Trata de forma de apresentação das notas explicativas, determina de uma forma geral, algumas diretrizes de evidenciação. Quando as diretrizes de evidenciação determina que os usuários devem ser informados sobre as bases de mensuração sobre a política contábeis usada na elaboração, e que sejam evidencias de principais fontes de incerteza na avaliação de ativo e passivo.

Acrescentando ainda as exigências de divulgação de informações sobre, os objetivos da entidade, as políticas e processos para administração do capital; dados quantitativos sobre o que a entidade considera como capital; se a entidade cumpre algum requerimento de capital; e se não cumpre, as consequências desse não cumprimento.

Outros relatórios também serão aceitos mais estão fora do escopo do IAS 1, como o relatório de administração, demonstração no valor adicionado e balanço social.

Relatório de Administração – Pagina 2

Excelsior Alimentos S.A. / Demonstrações do valor adicionado para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2013 e 2012 – Pagina 10.

Etapa 2

CPC 16 - Estoques, são bens adquiridos e destinados a revenda, seja ela na transformação em um produto acabado ou na prestação de um serviço.Os estoques são de suma importância para as empresas, já que são o item que mais se movimenta dentro da organização, fazem parte do ativo circulante, sua importância é tanta que ganharam um pronunciamento exclusivo para tratar a forma de melhor contabilizar os estoques o CPC 16.

Podem ser contabilizados de duas formas o valor justo ou o valor realizável liquido, a diferença entre os dois respectivamente é valor que ocorre no mercado onde em uma venda as duas partes concordam com o valor  e valor conhecido pela empresa do produto sem os custos e os gastos para a finalização da venda.

O custo de aquisição deve ser aquele onde já estão incluídos todos os gastos ate a entrada do produto na empresa, transporte, impostos não recuperáveis, etc.

Os custos de produção devem ser alocados aos produtos na medida em que vão sendo realizadas as transformações, no caso de empresas que produzem mais de um produto, devem ser alocados os custos de acordo com o valor de vendas de cada produto.

Os produtos nos estoques em caso de produto especial ou especifico pode ser agregado um maior na contabilização, pela sua exclusividade, enquanto os demais produtos tem que ser contabilizado ou pelo método Peps (primeiro que entra primeiro que sai) ou custo médio.

Somente podem ser agrupado itens que são parecidos, com a mesma finalidade e com sua venda na mesma região geográfica, no caso de prestação de serviços cada serviço deve ser descrito separadamente, por normalmente serem em locais e tempos diferentes.

As estimativa do valor realizável liquidas devem ser estudadas e consideradas possíveis mudanças, já que podem ocorrer mudanças no mercado , alta no custo de produção, aumento de concorrência, entre outros eventos.

Deve ser feito uma nova avaliação dos estoques e do valor do realizável liquido, quando ocorrer algo incomum no mercado.

Alguns itens do estoque podem ser colocados em outras contas do ativo em caso de construção própria.

As demonstrações contábeis devem ser claras e informar qual critério foi utilizado para mensuração dos estoques.

IAS 12

O IAS 12 trata do reconhecimento dos impostos sobre a renda ao período corrente e os ativos ou passivos fiscais diferidos, decorrentes de diferentes temporários ou prejuízos fiscais. O IAS 12 exige que a entidade contabilize os efeitos fiscais de transações e outros eventos da mesma forma que contabiliza as suas próprias transações e eventos. Dessa maneira os itens reconhecidos na demonstração do resultado têm seus efeitos tributários também reconhecidos no resultado. De uma forma geral, o IAS 12 determina que a entidade deva reconhecer a despesa tributaria incide sobre o lucro contábil do período corrente, anulando-se as diferenças intemporais existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com