TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuaria pericia e auditoria

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.401 Palavras (10 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

        SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TATTIANE ALVES DE LIMA

ÁREAS DE ATUAÇÃO

[pic 3]

Ji-Paraná – Ro

2014

TATTIANE ALVES DE LIMA

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para obtenção de nota para o 7º Semestre.

Ji-Paraná - Ro

2014

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        CIENCIAS ATUARIAIS E SUAS CARACTERISTICAS        

3.        CONTROLADORIA -  IMPORTANCIA E FUNÇÃO NA EMPRESA        8

4.        PIS E CONFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO        9

5.        PLANEJAMENTO TRIBUTARIO.........................................................................10

        5.1  Elisão Fiscal e Evasão Fiscal.......................................................................11

6.        CARACTERÍSTICAS DA AUDITORIA INTERNA E EXTERNA        11

        6.1  Controles Internos........................................................................................        2

7.        SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL.................................................................. 12

8. CONCLUSÃO        3

9. REFERÊNCIAS        4

        

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho objetiva verificar os conhecimentos, referente aos assuntos relacionados ao profissional da área contábil, que são muitos, pois suas responsabilidades são amplas e vão desde o controle financeiro de empresas, no que se refere à apuração de impostos e de taxas referentes à prestação de serviços e produtos até a realização de consultorias, auditorias e balanços e demonstrativos contábeis.

O Contabilista formado poderá atuar como contador, auditor área que mais cresce na profissão contábil, Perito Contábil, Analista Financeiro. O profissional contábil poderá também atuar como analista econômico-financeiro. Neste desenvolvimento iremos ajudar a empresa PMGD AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA a manter a sua empresa com um regime tributário que mais de adequa a mesma.

  1. CIÊNCIAS ATUÀRIAIS E SUAS CARACTERISTICAS

O objetivo principal das Ciências Atuariais é analisar os riscos referente às áreas de seguros, previdência complementar aberta ou fechada e sendo capaz de analisar as mudanças financeiras e sociais no mundo. A avaliação atuaria deve possuir uma indicativa que envolva a gestão do plano como patrocinadores, administradores, previsões de mortalidade e financiamento.

Outro objetivo desta ciência é promover o equilíbrio financeiro e econômico das organizações, buscando na medida do possível garantir que os compromissos firmados entre usuários e contratantes sejam cumpridos. Os principais métodos utilizados para a analises de riscos é a matemática e estatística,

A principal característica de um profissional atuário é ter conhecimento, percepção ambiental, agilidade, dentre outros adjetivos, principalmente deverá manter-se atualizado sobre as leis trabalhistas e outras leis afins, vez que estas sofrem constantes alterações.

É através destes profissionais que pode-se obter dados referentes a nascimento e mortalidade, no caso de morte quem serão os beneficiários, enfim tudo que envolva a analise de risco ou benefício.

  1. CONTROLADORIA - IMPORTANCIA E FUNÇÃO NA EMPRESA

A Controladoria tem como papel, gerencial desenvolvido por um profissional contábil capacitado e com um conhecimento amplo. A busca contínua por atualização e por novas soluções são apenas o começo de um caminho para quem pretende seguir neste mercado.

A Controladoria é muito importante para as empresas, pois auxilia a obtenção de um adequado rendimento em suas atividades desenvolvidas, reduzindo desperdícios, melhorando a eficiência e sendo uma área muito essencial para à tomada de decisões. Esse  profissional interno conhecido como Controller tem por finalidade de garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão. As elaborações de relatórios gerenciais bem detalhados fornecem uma visão real e objetiva do desempenho da empresa aos empresários.

  1. PIS  E COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO

PIS - Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/PASEP, foi instituído pela Constituição de 1988, art. 239, bem como, pelas Leis Complementares 7, de 07 de setembro de 1970 e LC 8, de 03 de dezembro de 1970.

São contribuintes do PIS as pessoas jurídicas de direito privado e as que lhe são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, inclusive empresas prestadoras de serviços, empresas públicas e sociedades de economia mista e suas subsidiárias, excluídas as microempresas e as empresas de pequeno porte submetidas ao Simples Nacional (Lei Complementar 123/2006).

Em dezembro de 2002, foi criado o sistema não cumulativo de pagamento do PIS/PASEP, através da lei n. 10.637/2002, por esse motivo as pessoas jurídicas se obrigam a recolher o PIS/PASEP com alíquota de 1,65%. As pessoas jurídicas de direito privado e as equiparadas pela legislação do Imposto de Renda que apura o IRPJ baseado no Lucro Real estão sujeitas a incidência não cumulativa, com exceção das instituições financeiras, planos de assistência à saúde, créditos imobiliários e financeiros.

A contribuição para o PIS/PASEP não acumulativo tem como fato gerador o faturamento mensal, considerando assim a receita bruta das vendas de mercadorias e serviços de qualquer natureza. Exemplos de receitas que não integram a base de calculo do PIS/PASEP não cumulativo são as saídas isentas do PIS, saídas sujeitas à alíquota zero do PIS, vendas canceladas, recuperação de créditos baixados como perda dentre outros, todos amparados legalmente por lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (195.6 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com