TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Interna Como um Instrumento Para a Tomada de Decisões da Organização

Por:   •  18/5/2018  •  Monografia  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  1.439 Visualizações

Página 1 de 9

Índice

1.        Introdução (Estudo de Arte)        1

1.2.        Justificativa        2

1.3.        Problema        2

2.        Hipótese        2

2.1.        Objetivo Geral        3

2.2.        Objetivos Específicos        3

3.        Auditoria        4

3.1.        Origem e Conceito        4

3.2.        Objetivos da Auditoria Interna        5

3.3.        Funções da Auditoria Interna        5

3.4.        Etapas (Procedimentos) de uma Auditoria Interna        5

3.5.        Importância da Auditoria Interna        6

3.6.        Auditoria Interna na tomada de decisão        7

4.        Considerações Finais        8

5.        Referências Bibliográficas        9

Tema: Auditoria Interna Como um Instrumento Para a Tomada de Decisões da Organização

Limite Espacial: A Empresa faz parte do ramo comercial e se encontra localizada na Cidade de Maputo, Província de Maputo em Moçambique.

Limite Temporal: 2017-2018

  1. Introdução (Estudo de Arte)

Devido a evolução nas transações entre as entidades, a auditoria interna se afirma e assume um papel relevante no contexto das organizações assessorando e apoiando a Gestão (Vieira, 2015).

Pode-se definir auditoria interna como o levantamento de procedimentos e rotinas dentro de uma entidade, esta atividade baseia-se em controlar as áreas-chaves dentro das empresas, evitando supostas fraudes, desfalques e subornos, mediante testes de auditoria, que serão aplicados pelo profissional da contabilidade (Raquel, 2016).

Segundo Pinto (2012), pouco se conhece acerca da opinião dos gestores das organizações sobre o papel que a auditoria interna exerce na pratica de gestão e tomadas de decisão das organizações.  Para Porto et al (2017), a auditoria interna de gestão é uma ferramenta de grande importância para o alcance empresarial, pois que atua como uma ferramenta essencial no auxílio para o processo decisório da empresa através da avaliação das atividades realizadas pela mesma.

O Auditor é um profissional responsavel por averiguar a funcionalidade dos controles internos da organização, nos dias de hoje é praticamente desconhecida uma acepção clara de controle interno (Raquel, 2016).

Em ambientes empresariais modernos e competitivos, o mercado exige cada vez mais conhecimentos que viabilizem a interação entre os diversos setores, a atividade de auditoria interna passou a fazer parte das organizações modernas, o conhecimento de suas práticas deve ser implantado nas organizações como forma de contínua melhoria. Com o processo de globalização, a função de auditoria interna torna-se uma ferramenta essencial para o mecanismo de controle dos processos, de acordo com os padrões internacionais, ou seja, a auditoria interna configura-se como um apoio à gestão no tocante à tomada de decisão (Raquel, 2016).

  1. Justificativa

O controle interno é de fundamental importância, o que fica visível partir do momento em que se torna possível conceber uma empresa que não disponha de controles que possam garantir a continuidade do fluxo de operação e informações propostas (Vieira e Silva, 2015).

Segundo os mesmos (Silva e Vieira, 2015), a confiabilidade dos resultados gerados por esse fluxo que transforma simples dados em informações a partir das quais empresários tomam decisões com vista a compactuar com o objetivo comum da empresa assumindo uma importância vital.

As empresas a cada momento se deparam com vários desafios: as margens de lucros são baixas, os concorrentes lançam frequentemente produtos novos, as instalações dos concorrentes encontram-se nas proximidades das suas e o mercado se torna de certa forma incerto. Ressaltar que essa atividade é de elevada importância pois com a criação de controles internos previne e impede fraudes empresariais além de identificar os delitos já cometidos, processo este que vai ajudar no desenvolvimento do País tomando como exemplo os recentes casos de delitos da Ematum e outras empresas que levaram a inúmeros problemas econômicos a nível de Moçambique.

  1. Problema

Surge assim necessidade de um profissional que auxilie os gestores na supervisão das atividades, visando otimizar os resultados da empresa ou entidade

Qual o papel da auditoria interna nas organizações/empresas?

  1.  Hipótese: O Papel da Auditoria Interna nas organizações e de melhorar os negócios e assegurar que as atividades da empresa sejam mantidas.

  1. Objetivo Geral: Identificar o papel da auditoria interna na tomada de decisões da empresa.
  2. Objetivos Específicos

  • Conceituar a Auditoria no contexto atual;
  • Descrever as etapas de auditoria interna;
  • Apresentar a Importância da Auditoria Interna no controle interno;
  • Enfatizar a relevância da auditoria interna na tomada de decisão.
  1. Auditoria

  1. Origem e Conceito

A auditoria surgiu em épocas remotas, há 2.600 anos, na Suméria tendo sofrido diversas transformações ao longo dos tempos definindo o seu papel na sociedade sendo que provem da contabilidade. O seu surgimento está relacionado com a necessidade de confirmação por parte dos investidores e proprietários quanto à realidade econômico-financeira demonstrada no patrimônio das empresas investidas e em virtude do surgimento de grandes empresas, com o desenvolvimento econômico que foi capaz de propiciar a participação acionária na formação do capital de muitas delas (Raquel, 2016).

De acordo com Attie (2010) Auditoria Interna é uma função de avaliação independente, estabelecida em uma organização, para examinar e avaliar as suas atividades, como um serviço à própria organização que tem como objetivo auxiliar os membros da organização no cumprimento eficaz das suas responsabilidades.

Morais e Martins (2003), definem a auditoria interna como uma função contínua, completa e independente, desenvolvida na empresa, por pessoal desta ou não, baseada na avaliação do risco, verifica a existência, o cumprimento, a eficácia e a optimização dos controlos internos e dos processos de governação, ajudando no cumprimento dos seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com