TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Operacional

Por:   •  22/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Auditoria Operacional

Curso: Ciências Contábeis

Professor: Araceli Farias de Oliveira

Nome do aluno:

Data:

COrientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) As folhas de pagamento de Companhia de Construções Kelly são preparadas pelos apontadores, nos canteiros de obras, e então encaminhadas ao escritório central, para preparo dos cheques. Como os operários de construção não gostam de esperar pelo pagamento, o escritório central prepara as folhas o mais rápido possível. O malote, com as folhas e os respectivos numerários, é encaminhado para os apontadores que efetuam o pagamento para cerca de 1.500 homens, em 30 locais diferentes. O gerente geral da empresa acha que as folhas de pagamento têm aumentado, sem um correspondente aumento da quantidade de serviço feito, mas ele não tem tempo nem conhecimento técnico para descobrir exatamente o que está errado.

Embasado no estudo de caso responda as questões que seguem:

a) Mediante o conceito de auditoria operacional é possível você como auditor interno auxiliar esta empresa? (2,0 pontos)

Sim, é possível auxiliar esta empresa, pois a auditoria operacional é uma atividade realizada sobre as operações da entidade; coleta informações, conduz a produtividade e realiza acompanhamento permanente da evolução das obras, ou seja, é um exame mais amplo da administração, através de recursos técnicos e desempenho.

Tem como propósito medir o grau em que as atividades da entidade estão alcançando seus objetivos. Sendo assim deve-se fazer uma contagem e exame minucioso dos trabalhadores, verificando documentação e dados das respectivas folhas de pagamento, podendo assim confirmar se existe algum valor desviado.

b) De acordo com os conceitos dos três Es: Economia, Eficiência e Eficácia, descreva uma solução de ação econômica, outra ação eficiente e uma outra de ação eficaz a ser tomada pela empresa em estudo. (3,0 pontos)

Solução de ação econômica: Avaliar se há necessidade de 1500 trabalhadores, analisando quantidade e qualidade da produtividade da empresa, desta forma verifica-se a possibilidade de reduzir a quantidade de empregados, consequentemente redução na folha de pagamentos e custos da empresa.

Solução de ação Eficiente: Exigir níveis máximos de produção por trabalhador sem comprometer a qualidade; menos tempo, custo menor e maior qualidade possível.

Solução de ação Eficaz: Atingir metas, trabalho em equipe, cumprir cronogramas e satisfazer o cliente e produzir realmente o esperado pela gerencia.

2) Você foi contratado como auditor operacional para executar a auditoria no setor da área financeira.

Durante a execução dos exames de auditoria, você solicitou os relatórios de contas a pagar e a receber da empresa. O responsável pelo departamento informou que os controles eram efetuados em um sistema instalado no computador do departamento, e imprimiu um relatório para que você analisasse. Ao analisar o relatório, observou que a empresa possuía muitas contas a receber em aberto, e que estas contas estavam vencidas há mais de 60 dias. Você questionou o responsável pelo controle de contas a receber, e este informou, que fazia aproximadamente 30 dias que ele não conseguia atualizar as baixas no sistema, pois estava sobrecarregado de serviço. O outro relatório fornecido foi o de contas a pagar. Analisando o relatório, você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com