TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria e Teoria da Contabilidade

Por:   •  16/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

                                                                

                                        [pic 2]

Atividade Teoria da Contabilidade

Centro Universitário UNITPAC

Professor: Robson de Sousa Lima

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Período: 4º

Nome:

Ler o capítulo 1 da bibliografia básica indicada em aula e transcrever aqui as perguntas e respostas da atividade ao final do capítulo.

1)Como podem ser conceituados os objetivos da Contabilidade?

Alguns autores dizem que o objetivo da Contabilidade é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que, presumivelmente, deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários, ou a Contabilidade deveria ser capaz e responsável pela apresentação de cadastros de informações totalmente diferenciados, para cada tipo de usuário.

 Uma afirmação geral é que
“à função fundamental da Contabilidade (...) tem permanecido inalterada desde seus primórdios. Sua finalidade é prover os usuários dos demonstrativos financeiros com informações que os ajudarão a tomar decisões. Sem dúvida, tem havido mudanças substanciais nos tipos de usuários e nas formas de informação que tem procurado. Todavia, está função dos demonstrativos financeiros é fundamental e profunda. O objetivo básico dos demonstrativos financeiros é prover informação útil para a tomada de decisões econômicas”.

2)Qual a meta mais importante a ser maximizada pelo acionista com participação acentuada (digamos, mais de 10%) no capital de uma empresa?

3) Os vários tipos de usuários estão interessados em fluxos futuros (de caixa, de resultados ou de capital de giro liquido). Qual o motivo? Até́ que ponto é válida a informação contábil sobre eventos passados e atuais para inferir com relação a eventos futuros?

4) O modelo decisório do tomador de decisões sofre influência da qualidade e da quantidade de informação existente. Se estudássemos o modelo decisório para determinar a informação que será́ fornecida, não criaria isto um círculo vicioso? Como amenizar o impasse?

5) Compare, por meio de um quadro-resumo, as várias abordagens à teoria da Contabilidade. Analise suas vantagens e desvantagens. Por que, na opinião do autor, é a Abordagem Sistêmica a que oferece maiores perspectivas para a
Contabilidade?

6) Como se aplicaria o método dedutivo em Contabilidade? Enumere os passos necessários para sua aplicação.

7) Por que informações de natureza ambiental são importantes?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com