TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditória em Receitas Custos e Despesas

Por:   •  5/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS[pic 1]

AUDITORIA EM RECEITAS, CUSTOS E DESPESAS.

ANABELLE MARTINS - 600173869

SÂMELA MONTEIRO DA SILVA - 600370013

PROF. Marcelo Travassos

Rio de janeiro

2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO_____________________________________________________Pag. 3
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA______________________________________Pag. 3

2.1 – RECEITAS______________________________________________________Pag. 4

2.1.1 TIPOS DE RECEITAS_____________________________________________Pag. 4

2.1.2 AUDITORIA EM RECEITAS______________________________________Pag. 5

2.2 – DESPESAS_____________________________________________________Pag. 6

2.2.1 TIPOS DE DESPESAS_____________________________________________Pag. 6

2.2.2 AUDITORIA EM DESPESAS_______________________________________Pag. 7

2.3 – CUSTOS_________________________________________________________Pag. 8

2.3.1 – AUDITORIA EM CUSTOS_______________________________________Pag. 8

3 – CONCLUSÃO_____________________________________________________Pag. 9

4 - BIBIOGRAFIA_____________________________________________________Pag. 9

  1. INTRODUÇÃO

Com o aparecimento da modernidade e o aparecimento de novas tecnologias, que a cada dia se tornam mais rápidas as mudanças e exigem de todas as empresas uma melhor preparação para aceitar as mudanças e se adaptar a elas.  Com isso as empresas necessitam está sempre com boa organização para enfrentar a concorrência e garantir continuidade de suas atividades e atender aos consumidores/clientes.

Desta forma, a auditoria é cada vez mais necessárias profissionais especializadas na aferição do controle interno empresarial, com um olhar mais amplo para as receitas, custos e despesas, para ajudar a mesa diretora, para melhor resultado operacional do acionista, por outro lado as receitas dessas empresas precisam se adequar á nova realidade do mercado, para tornar-se mais competitivas, com a  auditoria auxiliando referente as regras e atestando o efetivo cumprimento da organização junto ao mercado.

As receitas, despesas e os custos, representam uma importância significativa para análise da auditoria, pois todas as empresas precisam ir ao mercado financeiro para captar e aplicar seus recursos, transformando em investimentos. Os trabalhos dos auditores são a fim de validar esses recursos, se estão sendo bem aplicados, e também para dar o devido suporte para a empresa.

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 – RECEITAS

São consideradas receita a transferência de elementos para o ativo, sob a forma de dinheiro ou direitos a receber, provisionado através de suas operações, correspondente normalmente á venda de mercadorias, produtos ou prestação de serviços. A receita de uma empresa durante um período de tempo representa uma mensuração de valor de troca de produtos.

Uma boa mensuração de receita requer que determine o valor de troca do produto ou serviço prestado pela empresa. Este valor de troca nada mais é do que o valor atual de fluxos de dinheiro recebidos, derivado das transações que produza receita. Desde que exista um valor de mercado definido e verificável de forma exata, estimando as despesas associadas á sua produção.

Pode se dizer que a receita é a expressão monetária, validada pelo mercado, no conjunto de bens e serviços da entidade, em sentido amplo, e que provoca um acréscimo concomitante no ativo e no patrimônio liquido, considerado separadamente da diminuição do ativo e do patrimônio liquido provocados pelo esforço em produzir tal receita.

2.1.1 TIPOS DE RECEITAS

        Existem dois tipos de receitas: Operacionais e Não Operacionais.

  • Operacionais

São as provenientes do objeto de exploração da empresa ou das atividades exercidas pela empresa. São apenas dois tipos de receita, porque só um titulo pode indicar a qual atividade uma empresa se dedica.

As receitas operacionais podem são representadas por tais receitas:

- Receitas de Vendas;

- Receitas de Prestação de Serviços;

- Receitas Financeiras;

- Outras receitas Operacionais.

  • Não Operacionais

Elas não se relacionam diretamente com a natureza do negocio, inclui os acréscimos de ativo e de patrimônio liquido, que vem de rendimentos de aplicações financeiras, rendas patrimoniais, em exceto ganhos na venda de ativos não sujeitos a negociação normal.

Com base no entendimento da legislação comercial, pode se dizer que só integram os resultados não operacionais os seguintes componentes do crédito da entidade:

- Ganhos de Capital;

- A contrapartida da provisão para perdas prováveis;

- Créditos provenientes de investimentos permanentes;

- lucro na baixa de ativos permanentes, etc.

2.1.2 AUDITORIA EM RECEITAS

        A auditoria efetuada na área de investimentos tem por finalidade atingir os objetivos previamente determinados. Uma vez definido o programa de auditoria, durante a execução do trabalho, o auditor deve estar alerta para evitar possíveis trabalhos desnecessários ou deixar de realizar trabalhos não programados.

        Uma vez que o controle interno tenha sio julgado adequadamente, os exames de auditoria podem ser realizados em data intermediária á do encerramento, bastando para isto que o auditor execute procedimentos alternativos que atestem o valor do encerramento.

        A inspeção dos investimentos em geral deve ser executada simultaneamente á contagem de caixa e das aplicações financeiras. A auditoria dos investimentos tem como objetivo:

- Determinar se é de propriedade da companhia;

- Determinar se foram utilizados os princípios de contabilidade geralmente aceitos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com