TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сonceitos de custos, despesas, perdas

Artigo: Сonceitos de custos, despesas, perdas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Artigo  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 4

TERMINOLOGIA DE CUSTOS

conceitos de custos, despesas, perdas,

diferenciação conceitual sobre custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.

Gasto, custo ou despesas. As três palavras são bastante utilizadas quando se fala em orçamento, com relação aquele dinheiro que não está mais em poder das famílias. No entanto, você sabe realmente a diferença entre estas três palavras que podem até assustar?

Muitos estudiosos consideram-nas com o mesmo significado: conjunto de dispêndios para adquirir algo. Enquanto outros consideram como um investimento. Para que você não faça confusão, veja como pode ser separado o significado de cada palavra, de acordo com o Centro de Ciências

Gastos

Os gastos são considerados como dispêndio financeiro para adquirir qualquer tipo de produto ou serviço, sem pensar em qualquer tipo de retorno financeiro (como um investimento).

Por isso, uma família está gastando quando: compra uma casa, roupas, sapatos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e outros bens, sem pensar em revendê-los ou em conseguir dinheiro com eles.

Custo

O custo pode ser considerado um gasto, quando não é utilizado para a produção de outros bens e serviços. O consumo de energia elétrica, quando a finalidade é apenas obter luz, é como um gasto.

No entanto, a partir do momento que a família utiliza para esquentar a água do chuveiro ou a refeição em um forno de microondas, ele passa a ser um custo a mais para a utilização de outro bem.

Para simplificar, os gastos feitos para utilização de outros serviços e produtos podem ser considerados custos. Para se ter uma idéia mais clara, pense numa empresa, em que é preciso comprar máquinas para produção de um sapato. As máquinas são um "custo de produção".

Despesas

As despesas podem ter sido consideradas gastos, quando têm apenas a finalidade de suprir uma necessidade por um bem ou serviço. A partir do momento que os gastos se tornam freqüentes e diminuem o orçamento permanente, são considerados despesas domésticas.

Por isso, um gasto pode se transformar em despesa. Uma geladeira comprada foi uma

aquisição de bem para a família, portanto um gasto, mas com o tempo, com a depreciação pode se tornar uma despesa fixa, como os impostos.

TIPOS DE CUSTOS

CUSTO FIXO: Sabidamente, não existe custo ou despesa eternamente fixos: são isso sim, fixos dentro de certos limites de oscilação da atividade a que se referem, sendo que, após tais limites, aumentam, mas não de forma exatamente proporcional, tendendo a subir em “degraus”. Assim, o custo com a supervisão de uma fábrica pode manter-se constante até que se atinja, por exemplo, 50% da sua capacidade; a partir daí, provavelmente precisará de um acréscimo (5,20 ou 80%) para conseguir desempenhar bem sua função.

Alguns tipos de custos podem mesmo só se alterar se houver uma modificação na capacidade produtiva como um todo, sendo os mesmos de 0 a 100% da capacidade, mas são exceções (como a depreciação, por exemplo).Podemos começar por verificar que uma planta parada, sem atividade alguma, já é responsável pela existência de alguns tipos de custo e despesas fixos (vigia, lubrificação das máquinas, depreciação, etc...). exemplos: Mão-de-obra indireta, constas do telefone da fábrica, depreciação das máquinas da produção, aluguel do prédio utilizado para produção da fábrica, etc...

CUSTO VARIÁVEL: Em inúmeras empresas, os únicos custos realmente variáveis no verdadeiro sentido da palavra são as matérias-primas. Mesmo assim pode acontecer de o grau de consumo delas, em algum tipo de empresa,

não ser exatamente proporcional ao grau de produção. Por exemplo, certas industrias têm perdas no processamento da matéria-prima que, quando o volume produzindo é baixo, são altas, tendendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com