TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Av RI Contabeis

Por:   •  4/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de santa Catarina

Certificação de Cenários Econômicos

Unidade de Aprendizagem: Microeconomia

Aluno(a):

1- Em cada um dos casos abaixo, faça um gráfico da situação e dê uma breve explicação do que está sendo representado. Diga o que acontece com o preço e a quantidade de equilíbrio de mercado (isto é, ↑, ↓ ou indeterminado). Assuma que os bens são normais. (2,0)

  1. Assuma que as pessoas gostem de misturar leite ao café. O que ocorrerá no mercado de café se o preço do leite subir?

  1. Assuma que os habitantes do bairro “x” sejam tão pobres de modo que não tenham dinheiro suficiente para andar de ônibus. Conseqüentemente, eles vão e retornam do trabalho a pé, percorrendo grandes distâncias. O que acontecerá no mercado de ônibus se estas pessoas tornarem-se mais ricas (mas não suficientemente ricas ao ponto de poderem comprar carros próprios)? Assuma que só haja três formas de transporte: a pé, ônibus e carros particulares.
  1. Suponha que o preço do aço (uma das matérias-primas na fabricação de automóveis) tenha subido. O que ocorrerá no mercado de automóveis?
  1.  Assuma que os moradores da cidade “z” gostem de comer carne de boi ou peixe. O que acontecerá no mercado de carne de boi se o preço do peixe diminuir? Se o preço do transporte naval também sofrer decréscimo?

2-  A empresa “X” produz 18.000 artigos ao custo de $ 280.000 e os vende por $ 340.000. Se produzir mais uma unidade, o total de receita de vendas será de $ 360.000 e o custo total será de $ 295.000. Pergunta-se (é necessário demonstrar através do cálculo):  (1,5)

a) Qual o custo marginal?

b) Qual o benefício marginal?

c) A empresa “X” deve produzir esta unidade adicional?

d) Se o benefício marginal fosse de $ 15.000, valeria a pena produzir essa unidade adicional? Por que?

e) Mantendo constante o benefício marginal apresentado na primeira simulação e elevando-se os custos para R$ 310.000, a empresa terá lucro ou prejuízo?

3- Como os fatos a seguir irão afetar a curva de possibilidades de produção de uma economia: (1,5)

Fato A - Uma grande parte da força de trabalho fica desempregada. (0,5)

Fato B -  A produtividade de todos os trabalhadores duplica. (0,5)

Fato C – O  governo exige que os criadores de gado destruam parte de suas manadas. (0,5)

4- Utilizando os fatos A e B da questão acima, construa gráficos que ilustrem o efeito no consumo de automóveis e no mercado de produtor de Computadores. (2,0)

[pic 1][pic 2]

5- Leia os fatos abaixo, após ilustre estes fatos com o gráfico deste mercado destacando o ponto de equilíbrio, a curva da demanda, a curva da oferta, o excedente de produção e o excesso de consumo. Demostre numericamente seu raciocínio (2,0)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com