TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Av1 pericia e atuariia 7 semestre ciencias contabeis unopar

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  1.356 Visualizações

Página 1 de 6

Gestão financeira e orçamento empresarial, noções de atuária e direito empresarial - unidos à contabilidade na busca da vantagem competitiva negocial

Introdução

Neste trabalho abordaremos temas importantes para uma boa administração financeira, que é uma ciência social. Estudaremos como empresas atuam no mercado e como mantém sua saúde financeira. Entenderemos conceitos e técnicas para desenvolvimento e um bom desempenho financeiro.

Veremos como o direito esta ajudando muitos empresários a se manterem legalizados e em desenvolvimento.

1. Gestão financeira e orçamento empresarial.

1.1 Conceito de Gestão financeira.

A Administração financeira são todos os totais de recursos, informações e dados importantes, utilizados em várias transações, envolvendo finanças relacionadas ao gerenciamento de uma empresa objetivando a maximização de lucros, trazendo decisões eficazes para a organização.

Suas funções básicas são:

-analisar, planejar e controlar

Tendo em foco a coordenação de atividades e avaliação das condições da organização, resultantes de dados contábeis, como:

- análise da produção,

- tomada de decisões,

- análise do fluxo de caixa,

-de busca do aumento de operações,

- programar e desenvolver medidas e projetos

- aproveitar oportunidades para investimentos

- busca de um retorno financeiro

1.2 Gestão financeira e fluxo de caixa.

O contador tem como principal função produzir, divulgar e mensurar o desempenho de uma empresa, é ele que avalia suas condições financeiras. É ele quem prepara demonstrações financeiras para receitas analisando o momento para venda  ou pagamento de despesas e impostos.

Já o administrador financeiro dá ênfase ao fluxo de caixa, na entrada e saída de caixa. Planejando os fluxos necessários para que a empresa cumpra suas obrigações e atinja seus objetivos. Ele usa o regime de caixa reconhecendo receitas e despesas, independo de lucro ou prejuízo, precisa ter fluxo de caixa para quitar suas obrigações. O administrador baseia-se no regime de competência para descrever demonstrações financeiras para localizar problemas existentes ou futuros.

1.3 Principais decisões de investimento.

Um administrador financeiro tem como tarefa fazer a aplicação de recursos ou sua alocação em ativos correntes, longo prazo ou permanente em busca de retorno. O mercado financeiro tem várias áreas para investimentos. Para isso é importante a elaboração de um projeto, demonstrando viabilidade, através alguns índices que são fornecidos pela administração e que ajudam nas analises do retorno de investimento.

Só que alguns fatores devem ser observados, diante do planejado ele pode vir a acontecer ou não, dependendo pode-se ter prejuízo.

1.4 Risco e retorno.

Risco: é algo que é presente em qualquer atividade, esta palavra é sinônima de incerteza referindo-se a variabilidade dos retornos, ainda mais quando se fala em patrimônio de uma organização. Podemos analisar e planejar acontecimentos recentes ou até mesmo futuramente, que podem ou não serem positivos. È necessário uma boa gestão do risco, para minimizar ou mesmo anulá-lo. O risco pode ser mínimo quando é adotada uma política conservadora baseada no capital de giro. Em todos os projetos de investimentos precisam ser levado em conta a inflação, já que ela pode atrasar o crescimento econômico.

Retorno: São pontos que afetam as decisões da organização, medindo o risco com base na variabilidade dos retornos, que é o ganho ou perda total sofrido por um investimento, mas se tratando de finanças quanto maior o risco maior será a taxa de retorno e quanto menor o risco menor a taxa de retorno.

1.5 Principais tipos de orçamento.

Orçamento geral é quando uma empresa faz um plano de ação em determinado período, coordenando o que precisa ser melhorado. Ele pode cobrir aspectos financeiros ou não, a partir de demonstrações financeiras preparadas para períodos futuros. Quando uma empresa é bem administrada se tem:

  • Planejamento para um bom desempenho empresarial,
  • Fornecimento de uma estrutura de referência,
  • Análise de variações do planejado,
  • Novo planejamento, feedback,

São 2 tipos de orçamento geral:

Orçamento operacional que demonstra funcionalidade, pesquisa e desenvolvimento de produtos, é a sustentação operacional da organização.

Orçamento financeiro composto pelo orçamento de dispêndio de capital, fluxo de caixa, balanço patrimonial e demonstração financeira.

Toda empresa costuma fazer orçamento para compararem os resultados alcançados para controlar seu planejamento.

1.6 Pontos positivos do orçamento para a gestão.

Orçamento contribui significativamente para o real controle de uma administração, veja:

Impulsiona o planejamento e programação de estratégias,

Proporciona a avaliação do desempenho

Motiva administradores e colaboradores

Promove coordenação e comunicação dentro da empresa.

          O orçamento torna-se útil e integralizado expressando as estratégias                       que uma empresa pode fazer, gera compromisso e responsabilidade dos colaboradores com os ideais da empresa.

2. Noções de atuária

2.1 Conceitos de atuária

É o estudo e desenvolvimento de metodologias e técnicas com a finalidade de analisar e identificar riscos, tendo capacidade de estabelecer e prever decisões nas empresas. Tem como objetivos promover o equilíbrio financeiro e econômicos garantindo solvência das obrigações. Os cálculos atuariais derivam da matemática e estatísticas. Com o crescimento de empresas que atuam no ramo de seguros e fundos, a atuária tem ampliado seu campo de atuação.

2.2 Previdência no Brasil

No Brasil temos três tipos de previdência, a diferença entre elas são participantes, patrocinadores e beneficiários.

  1. RGPS Regime Geral de Previdência Social: operada pelo INSS, uma entidade pública e de filiação dos trabalhadores pela CLT;
  2. RPPS Regime Próprio de Previdência Social: Institutos ou entidades previdenciários e de filiação obrigatória para servidores públicos;
  3. Regime de Previdência Complementar: operado por entidades abertas ou fechadas de previdência complementar, regime privado, com filiação facultativa, criado com finalidade de proporcionar uma renda adicional ao trabalhador para complementar sua previdência oficial.

Tanto a pública ou privada gera altas quantias de recursos para a previdência, mas chamam à atenção as ações brasileiras voltadas para regulação e tratamento da aposentadoria.

Previdência Privada aberta: criada pela Susep, os planos são adquiridos por pessoa física ou jurídica e comercializados por bancos e seguradoras são aqueles com finalidade de beneficiar um grupo de pessoas, sindicato, empresa ou classe profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (198 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com