TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNOPAR 2 SEMESTRE CIENCIAS CONTABEIS

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  1.422 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        REDAÇÃO CIENTIFICA        

3        CONCLUSÃO        

4        REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho será retratada a relação entre a Administração e a Contabilidade, como estas atuam em conjunto dentro da gestão de uma empresa e ajudam no desenvolvimento econômico, social e sustentável da mesma.

Também, tratara da sustentabilidade, item fundamental para o desenvolvimento das empresas na atualidade, que mostra a importância que esta dá ao meio ambiente, as pessoas e ao futuro do nosso planeta.


  1. REDAÇÃO CIENTIFICA

Na atualidade, as empresas estão cada vez mais buscando alternativas que possam minimizar os impactos ambientais.

 Por um lado esta a própria lei que as obriga, através de requisitos básicos como, laudos técnicos, projetos ambientais, que são pré-requisitos para a concessão do alvará de funcionamento pelas prefeituras, ate benefícios fiscais. Bancos estão oferecendo linhas de credito a juros menores para empresas que trabalham com sustentabilidade.

                             Outro ponto importante para que as empresas se empenhem em trabalhar a sustentabilidade, é a melhoria da imagem perante os consumidores, tendo em vista que esta é uma preocupação global e cada vez mais a população busca formas de amenizar os danos já causados ao meio ambiente.

“Mesmo em um clima econômico mais favorável ao consumo, 5% dos brasileiros mantiveram a preocupação com a aquisição de produtos mais sustentáveis.” Os dados são da Pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar, que entrevistou 800 pessoas com mais de 16 anos, moradores de 12 regiões metropolitanas do país e de todas as classes sociais.

                                Parte importante nesta busca são as funções administrativas, em especial o Planejamento, que é a base de todo o projeto no qual a empresa se encontra.

Desde o planejamento ate a execução, os controles, que é outra função administrativa, garante que o planejado, seja de fato seguido e caso não esteja, ou não der resultados, possa ser corrigido a tempo, a fim de não prejudicar todo o   processo.

Alguns dos itens fundamentais para a busca da sustentabilidade dentro da empresa  é o descarte correto dos resíduos gerados na produção, a diminuição da quantidade de matéria prima e agua utilizada, o tratamento correto desta agua e a reutilização de materiais e o reuso da agua no próprio processo industrial. Este conjunto de ações pode ser definido como Sustentabilidade Empresarial.

                          Outro elemento fundamental para o bom funcionamento e para o controle dentro de uma empresa é a Contabilidade Gerencial, que utiliza os registros e controles contábeis para gerenciar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar o processo.

Demonstrar o retorno financeiro que todo este processo gera, pois todas estas ações da sustentabilidade empresarial, além de fazer bem ao planeta e a população, também, diminui os gastos assim aumentando o lucro.

Segundo o Instituto Akatu-Instituição que incentiva o consumo consciente, há 10 caminhos a serem seguidos, tanto pelas empresas quanto pelos cidadãos para  alcançar esta meta, o consumo consciente, são eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com