TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Unopar 2013 1º Semestre Ciências Contabeis

Dissertações: Trabalho Unopar 2013 1º Semestre Ciências Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  1.801 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O mercado esta cada vez mais exigente por produtos e serviços com maior qualidade e preços baixos. Para responder a essas expectativas, os empreendedores são levados a suprir as necessidades e aproveitar os nichos de mercado. A criatividade, a motivação, a força, a determinação são algumas características daqueles que buscam investir em seu próprio negócio. A oportunidade de abrir um negócio no mercado cada vez mais competitivo, é para alguns a realização de um sonho, a conquista de um ideal, ou mesmo, a única fonte de renda. No entanto, essas pessoas são de fato as que mais contribuem para a economia de uma localidade, de uma região, de um país. Através de seus empreendimentos, elas empregam direta e indiretamente um numero considerável de funcionários, se relacionam com seus fornecedores, pagam impostos, facilitam a vida de seus clientes oferecendo novas opções de produtos e serviços.

Sua contribuição é tão latente que o governo e instituições financeiras criam formas de incentivo ao desenvolvimento de novos empreendimentos.

A existência de indivíduos dispostos aos riscos de empreender é um dos pilares do desenvolvimento econômico. Captar, descrever e analisar o fenômeno do empreendedorismo é, portanto, fundamental para o desenho de ações de promoção do progresso e do bem-estar, o conceito de empreendedorismo variou nas últimas décadas em razão da existência de várias correntes de pensamento.

Alinhadas a estes entendimentos percebe-se que algumas das principais características do empreendedor são: iniciativa, criatividade, ousadia, capacidade de lidar com o risco, autonomia, inovação, habilidade para lidar com a transformação e coragem. O empreendedor deve estar apto a definir os parâmetros do que pretende realizar e os meios utilizados para alcançar o resultado desejado. Uma das grandes diferenças entre o empreendedor e as outras pessoas que trabalham em organizações é que o empreendedor define o objeto que vai determinar seu próprio futuro.

As funções administrativas é definida como o processo de trabalhar com determinada empresa e em recursos na busca de objetivos de alguma organização. A importância das funções Administrativas em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado, Nesse sentido, faz-se necessário que o profissional tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo quanto uma organização como um todo pode levar a obter resultados eficazes. Mesmo com o cenário econômico seja bastante burocrático.

As funções administrativa tem como objetivo também de controlar a macroeconomia de uma empresa. A macroeconomia preocupa-se com o comportamento da economia como um todo, estudando o que determina e o que modifica o comportamento de variáveis agregadas como o desemprego, a inflação etc. Abrange o comportamento econômico e as políticas que afetam o consumo e o investimento. Abrange também o câmbio, a balança comercial e as políticas fiscal e monetária. Possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos

Analisando os casos fornecidos concluímos que: O empresário Evaldo Oliveira, buscando inovações e tendência de mercado detectou oportunidades, precavendo-se contra ameaças, buscando preencher as necessidades e agindo da melhor maneira possível para deixar seus clientes contentes.

No caso do empresário Eduardo Martinez, ele baseou-se nas quatros funções administrativas: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Primeiramente ele utilizou o planejamento, porque pensou antecipadamente nos objetivos e nas ações necessárias para montar seu negócio. Depois ele utilizou a função de Organização, buscando arrumar recursos de investimento necessários para seu negócio. Em terceiro a função utilizada foi a direção, onde buscou conhecimento específico , para melhor dirigir e comandar seus funcionários . E a ultima Função a ser utilizada foi o controle, onde ele analisou seus gastos, lucros, investimentos. Procurou cortar gastos desnecessários, tomando cuidado para que nada saísse fora do planejado.

Com isto um profissional tem que conviver diariamente na empresa com as variáveis Macroeconômicas de uma empresa.

Com concorrência acirrada autos investimentos, as empresas não podem ignorar os acontecimentos externos, que interferiram em seu dia a dia. A interdependência das empresas entre si, com a União e com a economia internacional, é indissolúvel. A vida das empresas depende, em grande parte, do conhecimento dos fatores atuais externos e da previsão de acontecimentos que não são de seu domínio, assim, com base nessas informações garantirem que sejam formuladas ações de prevenção e/ou remediação desses eventos. Essa condição de trabalho é característica do atual desenvolvimento pelo qual passa o país, obrigando o profissional contábil a se ajustar e reajustar garantindo assim o futuro da empresa - A melhor forma de apostar no futuro é fazê-lo brotar no presente (Juscelino Kubitschek de Oliveira). As variáveis que mais interferem nas atividades empresariais são: Cambio, Inflação e controle econômico. Nos dois casos do texto, a inflação pode interferir, porque, se a inflação sobe as vendas são atingidas negativamente, pois o valor da moeda é diminuído, pois diminui seu poder de compra, podendo com isso causar sérios distúrbios econômico-sociais que prejudicam certas classes de pessoas, na medida em que beneficiam outras, os mais prejudicados são os mais pobres, diminuído seu poder de compra, e com isso atinge as empresas além de que aumentam os preços da matéria prima aumentando assim o custo do produto fabricado, vindo como consequência, aumento de salário etc.

Quando é tomada a decisão da abertura de uma empresa, utilizando capital, quer seja proveniente de recursos próprios, ou de um financiamento/empréstimo, o empresário deve ter bem definidos sues objetivo, e amplo conhecimento de mercado. O cenário econômico e financeiro nacional ira sempre repercutir nas empresas, direta ou indiretamente, que ficam expostas às variáveis macroeconômicas tais como déficit da balança comercial, alta taxa de desemprego, inflação, juros entre outras. Déficit é uma palavra de origem latina, que representa um saldo negativo, um prejuízo ou um sistema em que se gasta mais do que se ganha. No âmbito da balança comercial, o déficit é notado no momento em que o valor das exportações é maior que o valor das importações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com