TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliaçao Intermediaria Atuaria

Por:   •  19/8/2021  •  Resenha  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

ATUÁRIA

Prova Final

  1. De acordo com o CPC 33 (R1), comente brevemente sobre o tratamento contábil dos planos de benefícios pós-emprego, na modalidade benefício definido (BD)?

Os benefícios pós-emprego incluem benefícios de aposentadoria e pensão e outros pagáveis a partir do final do vínculo empregatício (ex.:assistência médica e seguro de vida na aposentadoria). O principal objetivo é a possibilidade de se fazer depósitos ao longo do tempo, onde os rendimentos obtidos a partir dessas aplicações sejam suficientes para pagar os benefícios pós-emprego. No entanto, existe um risco alto relacionado a definição de prazo pelo qual o beneficiário viverá.

Nos planos de benefício definido as contribuições são calculadas a partir de estimativas atuariais, com a possibilidade de efetuar pagamentos adicionais em função do risco atuarial e do risco de investimento. A definição de valores em planos de benefício definido depende de cálculos atuariais fundamentados principalmente em estimativas de valores a pagar, de tempo de contribuição, de vida remanescente do beneficiário após aposentadoria, de vida dos dependentes (no caso da pensão), de custos futuros de serviços abrangidos pelo plano e de taxas de retorno líquidas e reais ao longo do tempo. Os profissionais habilitados para esses cálculos são os atuários, responsáveis por projeções derivadas de dados sobre evolução da esperança de vida, da evolução salarial dos beneficiários, dos mercados em que serão aplicados os recursos

      Fonte: Manual de contabilidade societária : aplicável a todas as sociedades: de acordo com     as normas internacionais e do CPC / Ernesto Rubens Gelbcke ... [et al.]. – 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2018

  1. Qual é a importância das provisões técnicas?

A importância das provisões técnicas é a garantia de estabilidade econômico-financeira das seguradoras, para cumprimento de suas obrigações futuras e tem por finalidade garantir o pagamento de ocorrências futuras, não permitindo que a parcela destinada a cobrir os riscos assumidos (prêmio puro) seja consumida pela seguradora antes do fim de vigência do seguro.

  1. Qual é a diferença entre Provisão Matemática de Benefícios Concedidos e Provisão Matemática de Benefícios a Conceder?

A provisão Matemática de Benefícios a Conceder (PMBAC) deve ser constituída, enquanto não ocorrido o evento gerador do benefício, para a cobertura dos compromissos assumidos com os participantes ou segurados, sendo calculada conforme metodologia aprovada na nota técnica atuarial do plano ou produto. Deve ser constituída para a cobertura de benefício decorrentes de planos ou produtos estruturados no regime financeiro de capitalização.

Provisão Matemática de Benefícios Concedidos (PMBC) deve ser constituída, após ocorrido o evento gerador do benefício, para a cobertura dos compromissos assumidos com os participantes ou segurados, sendo calculada conforme metodologia aprovada na nota técnica atuarial do plano ou produto. A provisão abrange apenas as rendas a vencer, e deve ser constituída para a cobertura de benefícios decorrentes de planos ou produtos estruturados no regime financeiro de capitalização ou no regime financeiro de repartição de capitais de cobertura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com