TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Patrimonial

Tese: Balanço Patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Tese  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

NP1 - Balanço Patrimonial

João Pessoa

Dezembro/2012

1.DEFINIÇÃO

O Balanço Patrimonial é tido, de forma a simplificar seu entendimento, como a demonstração contábil da situação financeira de um empreendimento (PORTAL DE CONTABILIDADE, 2012), devendo ser publicado em períodos determinados e contendo os valores demonstrados pela empresa. Autores como Iudícibus (2007) e Marion (2003) corroboram com essa ideia ao afirmarem que o balanço patrimonial é a principal demonstração contábil, pois permite que se visualize a situação de uma empresa.

Para Marion (2003) o Balanço Patrimonial é importante por que:

“Reflete a Posição Financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano ou em período prefixado. É como se tirássemos uma foto da empresa e víssemos de uma só vez todos os bens, valores a receber e valores a pagar em determinada data.” (p. 42)

Assim, temos que o Balanço pode ser entendido como a demonstração contábil responsável por apresentar a situação das organizações em períodos determinados.

O Balanço apresenta grupos componentes, os quais são: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido e que por sua vez dividem-se em subgrupos.

2. GRUPOS

Como dito, o Balanço Patrimonial é composto por alguns grupos que irão congregar os elementos formadores do Balanço.

2.1 Ativo

O Ativo é composto pelos bens, direitos, etc. que possam vir a gerar benefícios futuros (PORTAL DA CONTABILIDADE, 2012). São os elementos mensuráveis monetariamente, aqueles que são de sua propriedade. São exemplos de bens os terrenos, as máquinas, as ferramentas, etc., ou seja, aqueles sobre o qual a empresa tem domínio. Já por direitos, temos as contas a receber, duplicatas a receber, títulos de crédito, etc. (MARION, 2003). O Ativo encontra-se do lado esquerdo do Balanço.

2.2 Passivo

O Passivo, por sua vez, compreende as obrigações com terceiros, ou seja, as obrigações a pagar, a exemplo das contas a pagar, fornecedores, salários, impostos, etc. Segundo Marion (2003) o passivo pode ser divido em Exigível e Não Exigível, sendo o primeiro composto pelos elementos acima citados (contas a pagar, fornecedores, etc.), ou seja, aqueles que irão reclamar seu pagamento. Já o Passivo Não Exigível se constitui por dívidas que não serão reclamadas até o fechamento da empresa, a exemplo do Capital empregado inicialmente pelos sócios de uma empresa.

2.3 Patrimônio Líquido

Já o Patrimônio líquido se refere aos bens, de fato, da empresa. Evidencia os recursos dos proprietários aplicados na organização que podem provir de Investimentos ou de Lucros. Ele também pode ser tido como a diferença entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com