TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Patrimonial e DRE

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  2.456 Visualizações

Página 1 de 6

BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

Junho, 2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 BALANÇO PATRIMONIAL        

2.1 DISTINÇÃO ENTRE CIRCULANTE E NÃO CIRCULANTE        

2.2 ATIVO CIRCULANTE        

2.3 ATIVO NÃO CIRCULANTE        

2.4 PASSIVO CIRCULANTE        

2.5 PASSIVO NÃO CIRCULANTE        

3 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE        

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

        


1 INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem por finalidade obter conhecimentos sobre a área da contabilidade, mais especificamente sobre balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício, trazendo conceitos e ideias de diversos autores. Dentre esses, destacam-se Ed Luiz Ferrari, Hilário Franco, Marcos Freire Guimarães e Sérgio de Iudícibus.

        O balanço patrimonial é basicamente a demonstração do patrimônio de alguma entidade, seja qual for, e tem fundamental importância para a estruturação e planejamento da mesma, sendo que sua utilização deve seguir as normas da contabilidade para se obter os melhores resultados. A demonstração do resultado do exercício, mais conhecida como DRE, é simplesmente a demonstração da situação econômica de alguma entidade, e é ela que nos mostra se a entidade está apresentando lucros ou prejuízos, e por isso, é também de extrema importância a estruturação e planejamento da entidade, em conjunto com o balanço patrimonial.

        Além disso, ainda serão apresentados basicamente algumas noções de ativos e passivos circulantes e não circulantes, e por fim virão as considerações finais, que são o resultado do aprendizado.

2 BALANÇO PATRIMONIAL

O balanço patrimonial possui vários conceitos de diferentes autores. A seguir estão conceitos de alguns autores.

 Segundo Guimarães (2005, p. 185), “O Balanço Patrimonial é a principal demonstração contábil de uma entidade, pois retrata a verdadeira situação financeira da companhia, no momento do encerramento do exercício.”

Para Iudicíbus et al. (2000, p. 185), segue o seguinte conceito:

O Balanço Patrimonial é a peça contábil que retrata a posição das contas de uma entidade após todo os lançamentos das operações de um período terem sido feitos, após todos os provisionamentos (depreciação, devedores duvidosos etc.) e ajustes, bem como após o encerramento das contas de Receita e Despesa também terem sido executados.

Já segundo Franco (1996, p. 141) diz que “O balanço patrimonial é uma demonstração sintética dos componentes patrimoniais, e nisso ele se distingue do inventário, que é uma descrição analítica e específica desses mesmos componentes.”

E por fim, o autor Ferrari (2012, p. 567) pensa que “O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que tem por objetivo evidenciar o patrimônio de uma entidade em dado momento (normalmente, em 31 de dezembro de cada ano).”

2.1 DISTINÇÃO ENTRE CIRCULANTE E NÃO CIRCULANTE

Na contabilidade, é considerado circulante quando qualquer direito ou obrigação são de curto prazo, ou seja, são de até 12 meses. Quando é não circulante, considera-se que qualquer direito ou obrigação são de longo prazo, ou seja, são de mais de 12 meses.

2.2 ATIVO CIRCULANTE

Segundo Ferrari (2012, p. 573-574), o ativo circulante é composto por três partes, e são elas as disponibilidades, os direitos realizáveis no exercício seguinte e despesas do exercício seguinte.  

Segundo ele, as disponibilidades compreendem as contas que representam o dinheiro. Os direitos realizáveis no exercício seguinte que compreendem direitos pessoais a curto prazo e direitos reais a curto prazo que são realizáveis no exercício seguinte. E por fim, as despesas do exercício seguinte, que são despesas geradas para o exercício seguinte.

2.3 ATIVO NÃO CIRCULANTE

Segundo Ferrari (2012, p. 577-585), o ativo não circulante é composto por 4 partes, sendo elas o ativo realizável a longo prazo, o ativo investimentos, o ativo imobilizado e o ativo intangível.

Segundo ele, o ativo realizável a longo prazo são os direito realizáveis após o término do exercício seguinte e os direitos derivados de vendas, adiantamentos e empréstimos a sociedades coligadas e controladas, diretores, acionistas e participantes no lucro da companhia. O ativo investimentos são os bens não destinados à manutenção das atividades da empresa e as participações permanentes no capital de outras sociedades. O ativo imobilizado são bens destinados à manutenção da empresa e de suas atividades. E o ativo intangível são direitos destinado à manutenção da empresa ou exercidos para essa finalidade.

2.4 PASSIVO CIRCULANTE

Segundo Ferrari (2012, p. 592-594), o passivo circulante é composto por obrigações para o exercício seguinte, sendo estas obrigações com fornecedores, obrigações financeiras, obrigações trabalhistas, obrigações fiscais, obrigações com sócios e participantes do lucro, provisões e demais obrigações.

2.5 PASSIVO NÃO CIRCULANTE

        Segundo Ferrari (2012, p. 594), o passivo não circulante representa obrigações após o término do exercício seguinte, que podem ser duplicatas a pagar, promissórias a pagar, empréstimos a pagar, financiamentos a pagar, dentre outros, todos à longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com