TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NAS EMPRESAS DA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA: BALANÇO PATRIMONIAL E DRE

Por:   •  6/4/2016  •  Artigo  •  4.570 Palavras (19 Páginas)  •  1.280 Visualizações

Página 1 de 19

UTILIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NAS EMPRESAS DA

 REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA: BALANÇO PATRIMONIAL E DRE

Daiana Jacobi

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

E-mail: daiana@tieli.com.br

Kamila Mendes

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

E-mail: kamila@jntransporte.com.br

RESUMO

A         análise do Balanço Patrimonial e da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) tem por finalidade mostrar a situação econômica, patrimonial e financeira de uma empresa em determinado período, tanto para agentes internos quanto para os agentes externos, além de permitir uma visão estratégica das metas da empresa. Sendo que este trabalho de pesquisa tem como finalidade explorar o papel destas demonstrações contábeis como fonte para a tomada de decisão nas empresas da região sul de Santa Catarina.

Palavras-chave: Contabilidade. Demonstrações Contábeis. Tomada de Decisão.

  1. INTRODUÇÃO

Considerando a crescente globalização, a competitividade cada vez mais acirrada, os avanços na tecnologia da informação, a economia do país, as políticas governamentais e os demais fatores do ambiente de atuação das organizações, bem como o fato de que elas não podem controlar esses elementos, percebe-se que as organizações estão suscetíveis à instabilidade e à imprevisibilidade do ambiente. Por essas razões, elas deverão ajustar-se a ele, buscando ferramentas que lhes possibilitem continuidade e crescimento.

Além disso, as decisões organizacionais requerem cuidado e planejamento. As organizações devem acompanhar essa evolução do ambiente, tendo como preocupação, além da busca constante de seu aprimoramento, a eliminação de desperdícios.

Nesse cenário, destaca-se a importância da contabilidade para qualquer organização, independentemente de seu tamanho. Conforme Silva (2009) expõe, a contabilidade é importante não apenas para controlar o patrimônio, mas também para administrar as tomadas de decisões nos negócios. Já Marion (2009, p. 26) enfatiza que “A Contabilidade é a linguagem dos negócios. Mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para tomada de decisões”.

Nesse contexto em que se destaca o papel da contabilidade no âmbito das organizações, este trabalho tem como temática, uma pesquisa com empresários, para avaliar a importância destas Demonstrações Contábeis para a tomada de decisão.

Assim sendo, nesta seção, serão abordados, o tema e o objetivo geral e objetivos específicos, bem como, a metodologia adotada e a justificativa deste trabalho.

O objetivo geral é analisar a importância do Balanço Patrimonial e da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) para a tomada de decisão em empresas da região sul de Santa Catarina.

Para alcançar o objetivo geral proposto no presente projeto é imprescindível que o projeto de pesquisa contemple os seguintes objetivos específicos.

  • Elaborar questionário de pesquisa.
  • Aplicar o questionário com empresários.
  • Elaborar uma pesquisa bibliográfica através de livros e sites relacionados à contabilidade.
  • Analisar os dados coletados através do questionário.

A metodologia deste trabalho foi realizada através de pesquisas bibliográficas com o objetivo de expandir o conhecimento teórico acadêmico, a fim de agregar e embasar o projeto com informações sobre a importância das demonstrações contábeis na tomada de decisões.

Por outro lado, foi realizada uma coleta de dados e informações sobre a realidade das organizações através de visita as empresas e entrevista informal com os empresários, buscando conhecer qual a importância destas demonstrações contábeis, para estas empresas, bem como qual a importância dada ao papel do contador na mesma.

Segundo Marion (1998, p. 24), “Uma empresa sem boa contabilidade é como um barco, em alto-mar, sem bússola”, o que reflete a importância da Contabilidade para as organizações.

O presente trabalho justifica-se devido à importância da contabilidade como uma ferramenta gerencial e um diferencial nas tomadas de decisão.

A contabilidade deve ser vista como um instrumento essencial para a gestão das organizações, e não somente um meio para atender às exigências legais. A contabilidade financeira pode e deve se transformar em gerencial, sendo um dos papéis do contador, aproveitar as informações fornecidas pela contabilidade financeira para gerar conhecimento ao administrador (PADOVEZE, 2004).

Esta pesquisa foi dividida em cinco seções. Na primeira seção é apresentada a abordagem geral sobre o tema e o problema deste estudo, bem como o objetivo geral e os objetivos específicos. A metodologia utilizada, e a justificativa do trabalho também fazem parte deste capítulo.

Na segunda seção contém a fundamentação teórica que dá sustentação ao estudo. Na terceira seção apresentamos a metodologia adotada e se foram alcançados os resultados esperados na metodologia adotada. Na quarta seção são apresentação os dados coletados através do questionário e a análise dos mesmos. Na última seção, apresentamos as considerações finais do presente trabalho.

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Balanço Patrimonial

Para BRUNI (2011) Balanço Patrimonial é “O primeiro e mais básico relatório da contabilidade, preocupa-se em apresentar, de forma distinta, bens e direitos separados das obrigações das obrigações e patrimônio líquido. Em termos resumidos e conforme a legislação brasileira, o balanço patrimonial pode ser representado da seguinte forma: Ativo, circulante e não circulante; Passivo, circulante e não circulante; e Patrimônio Líquido”.

Para IUDÍCIBUS e MARION (2009), O Balanço Patrimonial “Reflete a posição financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano ou de um período prefixado. O Balanço Patrimonial (BP) é constituído de duas colunas: a coluna do lado direito é denominada Passivo e Patrimônio Líquido. A coluna do lado esquerdo é denominada Ativo”.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (256.2 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com