TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco Central do Brasil

Projeto de pesquisa: Banco Central do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 6

Indrotução

Introdução

Fala muito em mudanças nos dias de hoje principalmente mudanças organizacionais que acontece nas empresas para que mantém ágeis e competitivas e se destaca nos seus modelos de gestão.

A presente atividade tem como objetivo abordagem de forma didática dos temas referentes a disciplina Tecnologia de Gestão de relevante importância para o aprendizado na atuação nas áreas estratégicas das empresas. As empresas geralmente encaram as mudanças como um assunto difícil, vago, ambíguo, desconhecido, árido, complexo e incerto, pois o medo de arriscar as impossibilitam de ter umavisão generalista de todas as possibilidades de mudanças e dos benefícios que podem trazer á organização.

Os novos paradigmas no mundo dos negócios exigem hoje das organizações muito mais que mudanças, exigem reestruturação total em seus métodos de trabalho, publico alvo e principalmente na gestão de pessoas.

Etapa 1

BCB: Banco Central do Brasil, segundo banco de pagamento Internacional, o banco central é uma instituição de um pais a que tenha confiado o dever de regular o volume de dinheiro e de credito a economia. Um banco central, em geral, desempenha as seguintes funções: a) monopólio de emissão; b) banqueiro do governo; c) banco dos bancos; d) supervisor do sistema financeiro; e) executor da política monetária; e f) executor da política cambial e depositário das reservas internacionais. O banco central é uma instituição de configuração relativamente recente, tendo surgido na maior parte dos países industrializados no final do século XIX ou na primeira metade do século XX. As origens dos primeiros bancos centrais, entretanto, são mais remotas. Seu desenvolvimento foi gradual, como resposta à instabilidade dos incipientes sistemas financeiros europeus dos séculos XVI, XVII e XVIII. Em distintos países europeus, a prática bancária foi concentrando certas funções, fundamentalmente a partir do direito de emissão, em instituições privadas que, de fato, começaram a assumir contornos de bancos centrais.

Nossa hipótese é que a dominação de um paradigma teórico no campo dos economistas no Brasil condiciona, em grande medida, o debate sobre a independência do BCB. A denominação de um paradigma neoliberal no campo é que dá legitimidade e força para a defesa dessa proposta. Esta dimensão, contudo, não é relevada pela bibliografia recente, que aceita com naturalidade e como “técnica” e “politicamente” desejável a necessidade dos bancos centrais serem independentes.

Passo 2.

A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa, o nível de alcance dos seus objetivos. Modificações que podem envolver praticamente qualquer segmento dentro da empresa, mas, em geral, afetam as linhas de autoridades, os níveis de responsabilidade de vários membros e linhas de comunicação estabelecidas. Aí está justamente a quebra de paradigmas de uma empresa, ou seja, as mudanças apresentadas para adequação ao mercado, ao ambiente, para a própria sobrevivência na globalização dos mercados. O termo paradigma serve para indicar modelos ou padrões, que servem como marcos de referência, são também modelos de dominância e que podem ser quebrados ou mudados com base em um novo conhecimento social ou científica.

Passo 3

A. Gestor organizacional é um administrador que deve desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto as que envolvam quanto as do ambiente externo, precisa lidar com os paradoxos da economia em escala global. O gestor organizacional tem os papéis de entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais, buscando os melhores resultados para os acionistas, proprietários e também para a sociedade e demais atores.

b- Vivenciadas pelos funcionários do Banco do Brasil, após a implantação de um plano de reestruturação, que teve como uma das principais ações a criação do primeiro plano de demissão voluntária . Apresenta estudo que identifica a percepção que os funcionários tiveram das mudanças, enquanto perda ou ganho, em relação a três dimensões: Práticas de Recursos Humanos, Afiliação a Grupos e Pertinência à Empresa. Também identifica o estado de ânimo destes funcionários bem como a possível existência de sintomas somáticos no período subseqüente às mudanças. O caso apresenta uma fotografia sem retoques do estado psicológico de funcionários envolvidos em processos de mudança, e serve de subsídio para o desenvolvimento de programas de sensibilização para mudanças organizacionais. Tem os seguintes objetivos educacionais:

Analisar aspectos psicossociais relacionados aos processos de mudança e à competitividade; . Propiciar aplicação da teoria à prática, solicitando que os alunos desenvolvam um programa de sensibilização para mudanças organizacionais.

ETAPA 2

Passo 1

A gestão da qualidade total consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança. A gestão de uma organização, seja de manufatura ou de serviços, com ou sem fins lucrativos, do governo, social ou de família trata de duas coisas: as transações e os relacionamentos.

A Gestão pela Qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com