TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA 166ª ATA DO COPOM – BANCO CENTRAL DO BRASIL

Por:   •  29/5/2016  •  Resenha  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE DA 166ª ATA DO COPOM – BANCO CENTRAL DO BRASIL

Com base na reunião realizada em 17 e 18 de abril de 2012, a qual registra a ata de número 166 do COPOM – Banco Central do Brasil, observam-se alguns pontos referentes ao cenário macroeconômico.

Analisando os números apontados na referida, quanto às tendências de inflação nos próximos meses e anos correntes, o reajuste nos preços da gasolina, gás de bujão, telefonia fixa foram mantidas porém com redução do valor para a eletricidade.

Os preços administrados por contrato foram mantidas para os demais meses de 2012 e 2013.

Quando a política fiscal, foi considerado o cumprimento da meta de superávit primário sem ajustes em 2012 e estimasse o mesmo cenário em 2013 e 2014.

Estimasse a redução da taxa de juros neutra, conforme identificada em anos anteriores.

Nota-se a deterioração do cenário internacional que causa um impacto sobre a economia brasileira. Parte desse impacto estimado manifesta-se em indicadores recentes da atividade econômica.

Quanto a manutenção da taxa de câmbio e da taxa selic, a projeção de inflação para 2012 encontra-se em torno da meta fixada pelo CMN – Conselho Monetário Nacional. Tal cenário leva em consideração as trajetórias de câmbio e de juros coletadas pelo Gerin. Para 2013, a projeção de inflação aumentou no cenário de referência e se manteve estável no de mercado, e nos dois cenários posicionou-se acima do valor central da meta.

Quanto a implementação da política monetária, nota-se que deve contribuir para a consolidação de um ambiente macroeconômico favorável em horizontes mais longos. Riscos baixos para a inflação subjacente no curto prazo tendem a reduzir incertezas em relação ao comportamento futuro da inflação plena. Apesar de ser reconhecido que várias ações de política macroeconômicas podem influenciar no preço e em sua trajetória, deve-se manter vigilante para garantir que pressões detectadas em horizontes mais curtos não se propaguem para horizontes mais longos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com