TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Base de Cáculos para Análise Financeira de BP e DRE

Por:   •  23/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.981 Palavras (16 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 16

ANÁLISE DA LIQUIDEZ CLÁSSICA E DINÂMICA VPT – 2002/2004

Sobre a tesouraria, como o caso da VPT, tendo um índice negativo, quer dizer que ela trabalha com capital de terceiros (empréstimos de curto prazo). Por serem dividas onerosas rodam juros e diminui a lucratividade da empresa.

A empresa se encontra em situação estável em relação a liquidez global pelo fato de todos os indicadores serem positivos. Mesmo com baixo índice de liquidez imediata. Por exemplo, no ano de 2004 o ILI é de 0,08, isso indica que a empresa cobre somente 8% das dívidas de curto prazo. Mas em contrapartida, por haver indicadores em “excedente” faz com que o indicador ILI não chegue ao ponto de afetar a empresa negativamente.

ANÁLISE DA LIQUIDEZ CLÁSSICA E DINÂMICA AMAPÁ – 2004/2005

A empresa apresenta ótimos indicadores de liquidez, onde a liquidez global aumentou de 2004 a 2005. O ILI pode cobrir 70% das dívidas de curto prazo onde reflete de forma positiva na tesouraria, cobrindo toda necessidade de capital de giro, tendo como preocupação aplicar o capital ou investir no aumento de vendas para que não o desvalorize sem prejudica-lo também.

ANALISE DE ATIVIDADE OPERACIONAIS VPT – 2002/2004

O montante de vendas corresponde a 27% dos investimentos da empresa, giro dos estoques. A empresa possui bons indicadores de giro no primeiro ano e nos 2 seguintes anos razoáveis, o que demonstra que ela tem capacidade de melhorar. O período médio de estoque indica que tiveram bons indicadores em 2002 e razoável nos anos seguintes. O IPL utiliza do capital próprio para as atividades da empresa, e pelos indicadores tem bons resultados, também em relação ao INC, pois mostra que ele não tem dívidas de longo prazo, pois estão com valores próximos comparando-os, pelo fato de consumir boa parte para as atividades. O período de recebimento tem aumentado o prazo de recebimento, o que pode incentivar mais as vendas. Porém ao observar o PMP, nos 2 primeiros anos é bom, mas no último ano acontece ao contrário, pois o prazo de pagamento acaba antes do prazo de recebimento, ou seja, a concessão de crédito está aumentando o prazo enquanto a concessão de pagamento está diminuindo, o que seria recomendado fazer vendas de menor prazo. Período médio de estoque está alto demais, se for de alimento é ruim, para uma fábrica de motores não, por exemplo. PMP em relação do GDR, recebe mais cedo do que paga, ou seja, o credito do fornecedor banca, no segundo período se iguala, mas continua bom, mas no terceiro ano inverte as coisas, isso demonstra que a eficiência com as políticas de obtenção de crédito piorou. O ciclo operacional e o ciclo de caixa: ciclo de 415 dias, mais de 1 ano, por isso a necessidade de capital próprio para sustentar esse tempo extenso. Índice de imobilização, utilização de recursos estão na capacidade instalada, na capacidade de lucrar, pois sobra capital próprio para o investimento, de outra forma, os recursos não correntes, um bom volume de investimento, que me permite investir no capital de giro ou de empresas além da capacidade instalada.

ANALISE DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS – AMAPA

Giro do ativo total: de forma crescente, da mesma forma o giro do ativo permanente, a eficiência operacional é muito boa

Giro dos estoques: investiu mais em estoque no segundo período ou o custo das mercadorias diminuíram em relação aos estoques que pode justificar a redução dos estoques. Diminui a eficiência, mas não o compromete devido ao aumento do capital de giro. O período médio de estocagem aumentou.

Recebimentos e pagamentos: a eficiência de políticas de crédito são muito boas, prazo de recebimento menor e prazo de pagamento maior. Demonstrando eficiência nessas políticas.

Ciclo operacional: o ideal é que seja mais rápido possível para que se feche o ciclo, mas segundo os cálculos aumentou, ou seja, mostra que a empresa demora mais para fazer a operação de caixa, pois aumentando o PMR consequentemente aumenta o ciclo operacional. Também o período de estocagem aumentou que também justifica o aumento do ciclo de caixa. Mesmo com o aumento do período do ciclo operacional, ainda são indicadores muito bons, pois são períodos pequenos.

Eficiência na utilização de recursos: ideal menor que 100%, necessário calcular

Analise de endividamento

Índice de endividamento geral

IEG = ET/AT = PC + PNC/AT

Quanto maior, mais dividas, necessariamente não é ruim, as vezes pode ser bom

Composição do endividamento

CE = PC/ET = PC/PC+PNC

Ai quando o IEG junta com esse eu vejo se realmente está ruim, quanto maior, maior a presença de dívidas a vencer.

Participação de capitais de terceiros

PCT = ET/PL = PC+PNC/PL

Semelhante ao primeiro, mas em relação ao patrimônio liquido.

Indice exigível a longo prazo – patrimônio liquido

IELP – PL = PNC/PL

Esse é em relação ao anterior, porém de longo prazo, uso de capital de terceiros para melhorar o desempenho da empresa, não é necessariamente ruim, quanto maior, mais alavancada ela é (mais capitais de terceiros)

Imobilização do patrimônio liquido

IPL = IL/PL

Mostra o quanto dos recursos, capital próprio estão imobilizados, quanto mais imobilizar, menos vai ter para outros investimentos. É importante para avaliar a empresa não se compromete demais imobilizando recursos dando como consequência falta de capital para outros investimentos.

Imobilização de recursos não correntes

INC = IL/PL+PNC

Indice de cobertura de pagamentos fixos

ICPF = LO/DF+DP+PP

Quando maior que 2, mostra que a empresa gera recursos para pagar os juros. Aqui mostra se a empresa tem capacidade pagar dívidas de curto prazo.

Indice de cobertura de juros

ICJ = LO/DF

Quanto maior mostra que a dívida é suportada, portanto é benéfico para a empresa.

Análise de lucratividade/rentabilidade

Lucratividade sobre vendas

Margem bruta

MB = LB/VL

Margem operacional

MO = LO/VL

Margem Líquida

ML = LLE/VL

  • O endividamento da empresa ao aumentar gerara juros e consequentemente diminuirá a lucratividade final.

Rentabilidade sobre recursos

Retorno sobre os ativos ou investimentos

ROA = LLE/AT

Retorno sobre o patrimônio liquido

ROE = LLE/PL

Quanto que o capital dos investimentos que colocaram na empresa está rendendo.

Lucro por ação

LPA = LLD/NÃO

Vê o lucro líquido disponível para o acionista comum, quanto de lucro representa para cada ação.

 Analise de endividamento E rentaibilidade – Juliana

Analises de liquidez – Laís

Analise horizontal e de atividade – MIM

Aula dia 23/04        

Analise da liquidez classica e dinamica VPT 2002-2004

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (191.5 Kb)   docx (314.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com