TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bens, Direitos, Obrigações, Patrimônio

Tese: Bens, Direitos, Obrigações, Patrimônio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Tese  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Esse trabalho tem o objetivo de mostrar a importância da contabilidade no dia a dia de uma empresa, não apenas para fins financeiros, mas atuando em fins decisórios.

A contabilidade esta ligada a necessidade de registros, onde a empresa faz acompanhamento das variações dos seus bens através de balanços que mostram a situação financeira e assim enxergar seus prejuízos ou lucros.

As empresas conseguem através de balanços e demonstrativos, fazer com que o gestor administrativo, tenha uma visão econômica e financeira real dos negócios, assim dando uma visão ampla dos seus bens, direitos, obrigações e patrimônio. •.

2. Bens, Direitos, Obrigações, Patrimônio.

Dentro da contabilidade e do exercício contábil existem uma série de objetivos a serem seguidos, gerados e principalmente a serem controlados. Tendo em base alguns princípios básicos, a contabilidade nos ajuda a controlar ou diminuir gastos, dando assim a direção que a empresa deve seguir no futuro, bem como sua situação no passado.

2.1 Bens

O bens são todos os elementos materiais e imateriais que integram o patrimônio da empresa podem ser aquilo que está em seu poder ou em poder de terceiros.

Podemos entender que o que diferencia BENS de DIREITO é a posse. Produz bens e serviços para que possam ser vendidos e assim, fazer com que a empresa obtenha lucro.

Podem ser classificados como bens tangíveis, são aqueles que podem ser tocados, que têm existência física, tais como terrenos, edifícios, máquinas, instalações, e assim por diante.

E bens intangíveis, são aqueles representados por direitos, como de marcas e patentes, pela tradição no mercado, pelo conceito usufruído na esfera comercial e industrial corporificado pela clientela fixa e permanente e outros também não materializáveis diretamente por objetos físicos.

2.2 Direito

O direito, em sentido contábil, representam os créditos. São valores a receber ou a recuperar nas transações que a empresa faz com terceiros, logo, fazem parte do Ativo em um balanço patrimonial, seja a curto prazo (dentro do exercício fiscal ou antes do fechamento do próximo balanço) ou a longo prazo (no exercício seguinte). Diz respeito ao Contas a Receber, empréstimos concedidos, investimentos e outros.

Exemplos: Uma venda feita a prazo (é direito seu receber esse dinheiro, como esse dinheiro ainda não está contigo, ele não é um bem, e sim um direito, direito de recebe-lo), o dinheiro no banco (ele não está com você) entre outros.

2.3 Obrigações

As obrigações são tudo aquilo que a empresa deve a terceiros ou aos sócios. São chamados também de Passivos (capital de terceiros utilizado pela empresa - seja monetário ou humano) e Patrimônio Líquido (capital dos sócios). São valores seus por natureza, mas que está de posse de outra pessoa.

Exemplo: Uma venda feita a prazo (é direito da empresa receber esse dinheiro, como esse dinheiro ainda não está em poder da mesma, ele não é considerado um bem, e sim um direito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com