TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bens, direitos, obrigações e patrimônio

Tese: Bens, direitos, obrigações e patrimônio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  2.792 Palavras (12 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

Introdução 3

Bens, direitos, obrigações e patrimônio 4

Orçamento Empresa Eco Life 7

Conclusão 8

Referencias bibliográfica 9

Anexos 10

INTRODUÇÃO

O trabalho que será apresentado, ira nos mostrar a definição de Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônio. Vamos abordar estes assuntos através de exemplos de como eles se apresentam em uma empresa, para que todos possam ter uma real dimensão do que são e como estes Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônio, que compõem uma empresa. Feito isto esperamos ter contribuído para que as pessoas que tiverem acesso a este documento, possam realmente entender como a contabilidade aborda este assunto.

Bens, direitos, Obrigações e Patrimônio.

Para a contabilidade em geral é fácil ter a definição do que são bens, direitos, obrigações e patrimônio, uma vez que essas divisões estão diariamente presentes na contabilidade.

Mas para nós acadêmicos de ciências contábeis que ainda não nos formamos. Como nós poderíamos definir bens, direitos, obrigações, patrimônio?

Em nosso conceito a partir das informações que apuramos em relação ao assunto abordado começaremos falando do que vem a ser:

Bens

Para Nós Bens este diretamente relacionado com os bens materiais e imateriais que integram o patrimônio, ou seja, pode ser avaliado em moeda.

Vamos então nos aprofundar no que vêm a ser Bens materiais e bem imateriais, esses dois tipos de bens também são conhecido como:

Tangíveis - O que se pode tocar.

Intangível- Algo que não se pode tocar.

Começando por explicar o que é bem tangível, este tipo de Bem pode ser um carro, um imóvel, terreno, moveis e utensílios para escritório etc...

Outro tipo de bem que é conhecido como bem intangível são marcas e signos de propaganda, patentes de fabricação, propriedade literária, ponto comercial entre outros.

Direitos

Para definirmos o que vem a ser direito vamos imaginar a seguinte situação, imaginemos que nos tenhamos um carro e o vendemos no valor de 30.000, o comprador deu uma entrada no valor de 15.000 e assinou uma nota promissória no valor de 15.000 a ser paga em 30 dias , pois bem se ele no ato da compra nos deu uma entrada e assinou uma nota promissória comprometendo-se a pagar em 30 dias ai esta o nosso direito em termos uma nota a receber no valor de 15.000.

Outro tipo de direito que podemos ter é o saldo em conta bancaria ou em caderneta de poupança.

Obrigações

Na contabilidade obrigações são todas as contas a pagar dentro de uma empresa, para que tenhamos uma melhor visão do que vem a ser essas obrigações aqui demonstraremos alguns exemplos:

Vamos imaginar que temos uma empresa e a mesma necessita comprar matéria – prima para produção de certo produto, eu ligo para o fornecedor e pergunto :

-Você pode me vendar a matéria prima da qual necessito?

O mesmo pergunta:

- Como você pretende pagar?

- Fatura em duplicata para trinta dias.

O fornecedor concorda e faz a venda.

Esta operação comercial já nos gerou uma obrigação a pagar no prazo de trinta dias, podemos também citar o exemplo de nosso dia a dia, a compra de roupas ou calçados nos crediários de loja, também as compras feitas no supermercado utilizando os cartões de credito e também os financiamentos bancários, aquisição de terreno, carro ou casa própria.

Esses foram alguns exemplos de obrigação que fazem parte de uma empresa ou de pessoas físicas.

Patrimônio

Para falarmos do que vem a ser patrimônio preciso primeiro entender como ele é composto.

Bens, direitos e obrigações são estes três elementos que compõe o patrimônio que já foram abordados por nós anteriormente. Assim nos deixamos bem claro e fácil de entender o que significa cada um deles , mas para explicarmos o que significa patrimônio é preciso exemplificar usando alguns componentes de bens, direitos e obrigações voltando a usar uma empresa como exemplo para mencionar o que faz parte do seu patrimônio. Vamos começar com os bens.

Um bom exemplo de bens de uma empresa podem ser seus veículos, moveis, estoque e maquinário de produção etc...

Já falando de direito podemos mencionar duplicatas a receber de cliente, também faz parte de direito de uma empresa saldo em conta bancaria, ou seja, todos os direitos representam créditos, geralmente os direitos são representados por títulos ou documentos.

Também fazendo parte do patrimônio temos as obrigações, que dentro de uma empresa é o que podemos chamar de mal necessário, tendo em vista que qualquer empresa para funcionar normalmente e assim vir a gerar lucro, precisa contrair dividas.

Mas como então dizer que uma divida faz parte de um patrimônio de uma empresa? É simples esta divida faz parte do patrimônio de uma empresa por que ao contrairmos esta divida em troca nos adquirimos alguns tipos de matérias-primas para a produção, ou seja, esta matéria-prima vai fazer que eu viesse a produzir produtos e assim gerar lucro e também fazendo com que parte deste lucro obtido com a venda dos produtos a divida venha a ser paga.

Também temos como exemplo de obrigações os salários de nossos funcionários que temos que pagar a cada trinta dias.

Esperamos através destas informações aqui dispostas termos esclarecido o que vem a ser bens, direitos, obrigações e patrimônio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com