TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreensão de capital, bens, direitos e obrigações

Tese: Compreensão de capital, bens, direitos e obrigações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Tese  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

Entendimento quanto ao patrimônio, bens, direitos e obrigações

Apartir de explicações do professor em sala de aula, estudos e pesquisas feitas ao longo do semestre, podemos afirmar que patrimônio é um conjunto de bens. O mesmo, intitulado como conjunto de bens, podem pertencer a uma pessoa física ou jurídica.

No caso de pessoas físicas,como exemplo, podemos colocar que possuem um conjunto de bens como carro, televisão, eletrodomésticos etc. As entidades, as quais são pessoas jurídicas para fins lucrativos (empresas, instituições), possuem outros tipos de bens, assim como máquinas, insumos, automóveis para transporte, instalações etc.

Ao definir e considerar o patrimônio de uma empresa, poderá ser apresentada em diferentes formas:

• Os bens da entidade (empresa) que estão em seu poder, tais como prédio, computadores, máquinas, dinheiro em caixa, carro e etc.

• Falando-se em bens, não podemos esquecer de citar sobre os bens incorpóreos, os quais não existem fisicamente. Os bens incorpóreos não podem ser vistos ou tocados, porém podem ser convertidos em moeda. Um exemplo claro e de fácil entendimento é um programa de computador, o qual o relevante não é o pen drive ou o material que o armazena, e sim o conteúdo intelectual elaborado e armazenado. Entre outros podemos citar patentes de fabricação, propriedades literária etc.

Resumindo, para a contabilidade interessa os bens corpóreos ou imcorpóreos, móveis ou imóveis, desde que possa ser avaliado em dinheiro.

• Os bens da entidade (empresa) que se encontram em poder de terceiros, é conhecido no meio contábil por DIREITOS, por exemplo: uma venda feita à prazo, é direito da empresa receber esse dinheiro, como esse dinheiro ainda não se encontra em mãos, ele não é um bem, e sim um direito, a empresa tem o direito de recebe-lo. Entende-se, que na visão contábil os direitos representam créditos que são valores à receber ou à recuperar nas transações com denominados terceiros, onde os mesmo são representados por títulos e documentos.

• Baseando-se nesse macroestudo, podemos concluir que, o que diferencia Bens de Direito é a posse. Tudo que foi citado nos dois exemplos à cima podem ser avaliádos em dinheiro, o que vai diferenciar é se está ou não nas mãos da empresa.

Em poder da empresa, estão os bens de terceiros, nesse caso as OBRIGAÇÕES, que é o inverso de DIREITOS, ou seja, é algo avaliável em dinheiro mas que não te pertence, porém se encontra nas mãos da empresa.

O balanço patrimonial é uma demosntração contábil de fato muito eficáz que evidência todo o patrimônio de uma entidade em um momento determinado, vai definir todos os BENS, DIREITOS e OBRIGAÇÕES.

Os dados citados à cima são primeiramente registrados, depois são processados os relatórios e demonstrações.

Entendendo que toda comunicação contábil é de extrema importância para uma empresa, uma das principais demonstrações é chamada balanço patrimonial.

O patrimônio de uma empresa está dividido em duas partes, que foi uma maneira usada para deixar mais apresentável as demostrações contábeis, tudo isso para deixar mais claro os entendimentos sobre a situação financeira da entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com