TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boeing Terceirizou Software do 737 Max para cortar custos

Por:   •  5/12/2021  •  Resenha  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Controladoria

Professor: Henrique Portulhak

Atividade: 01.2.1 – Organizações e Seus Clientes

Equipe nº 11: Pedro A. Garcia de Souza, Luiz H. V. Garcia de Souza, Rafael Aparecido Mateus, Sérgio H. Macedo Ferreira.

Boeing terceirizou software do 737 Max para cortar custos

A busca incessante por redução de custos pode ofuscar a real origem dos problemas de uma empresa. É preciso observar a importância do produto final para o cliente final, só assim conseguimos lidar com o processo para alcance do objetivo principal, que é maximização de lucros.

No caso da empresa Boeing fica claro a falta de investimento no processo de criação do software MCAS (Maneuvering Characteristics Augmentation System), vale ressaltar que não é qualquer software, é um programa para um objetivo final de extrema importância. Dito isso, a Boeing resolveu “investir” baixo em trabalhadores terceirizados, sem experiência e mal remunerados.

Os engenheiros reforçam que: o desenvolvimento do sistema MCAS foi realizado em um período onde a Boeing buscava redução de custos, contratando uma mão de obra barata e terceirizando o serviço realizado anteriormente por funcionários experientes.

Como disse anteriormente, a importância da utilização do software é justificava plausível para altos investimentos no seu processo de desenvolvimento, a Boeing lidou com um projeto importante da maneira errada, não levando em consideração a importância da mão de obra experiente, a relevância de uma boa remuneração para o empregado e a valorização dos funcionários que já faziam parte do quadro de colaboradores da empresa. Tudo isso impacta no resultado final de um projeto e diretamente nos resultados de uma empresa.

Com essas falhas na administração dos recursos pode-se observar o resultado final: dois acidentes em menos de cinco meses. O custo do qual esforçaram-se bastante para reduzir reflete agora no aumento de custos no processo de correção e ajustes de um sistema, o qual aumentará os esforços, pois segundo Mark Rabin, ex-engenheiro de software da Boeing, são necessárias muitas rodadas de revisão de um código que não é feito corretamente.

A Boeing deveria ter investido alto na contratação de mão de obra e na remuneração dos empregados que realizariam o desenvolvimento do software, só assim o software poderia ter sido desenvolvido corretamente desde o início, com isso não haveria aumento nos custos de correção de um projeto mal desenvolvido.

Tomada de decisão incorreta leva General Foods a perder mercado

Partindo do objetivo principal de uma empresa, que é maximizar o lucro e patrimônio, podemos observar o caso da General Foods, grande player no mercado de café.

O autor demonstra os esforços para redução do custo da empresa, ou seja, a intenção da empresa é obter mais lucro. Entretanto estes esforços contribuíram para a diminuição da qualidade do café. Consequentemente, ofuscaram a percepção das expectativas dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com