TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATPS: GESTÃO DO CONHECIMENTO

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATPS: GESTÃO DO CONHECIMENTO

Atps como requisito parcial da disciplina Ciências Contábeis ministrado pelo Professor EAD Ana Patrícia de Lelis Gomes Barbosa e pelo professor presencial Ana Paula Jarussi do curso de Ciências Contábeis.

Luciane Aparecida Arruda                 RA: 3875752672

Luciane.arruda@aedu.com

Viviane Ribeiro                                RA: 4300066248

Vivianedealexandre@hotmail.com

Kelly Matavelli                                RA: 4300066230

Kelly.matavelli@aedu.com

William Roberto de Oliveira                RA: 3830715406

Wiil.toyota@hotmail.com

SUMARIO

INTRODUÇÃO

O CONCEITO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO

A gestão do conhecimento, também conhecida como “KM” ( knowledge management), nada mais  é que a utilização do conhecimento que existe dentro da empresa, ou seja, corresponde a um conjunto de atividades desenvolvidas para utilizar,, compartilhar, desenvolver e administrar os conhecimentos que a empresa já possui e trabalhar os funcionários para que sejam encaminhados para uma melhor consecução dos objetivos.

O conhecimento passa a ser um ativo na empresa, porem é necessário motivar e recompensar as pessoas que possuem conhecimento, isso se torna um foco das empresas bem sucedidas.

Um dos principais benefícios em adotar o “KM” é o aproveitamento do conhecimento já existente na empresa, a agilidade  e rapidez também tornam-se características das organizações.

O conhecimento de uma empresa, não a torna mais competitiva, o que a faz crescer é a forma como é gerenciado esse comportamento, seja incentivando os funcionários, treinando, educando, todos serão beneficiados por essa estratégia.

No entanto o segredo esta nas pessoas, nada mais é, que criação de valor.

Uma outra definição de Gestão do conhecimento é que o conceito existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também a organização,todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

Podemos dizer que o grande patrimônio deixou de ser terras, maquinas ou propriedades, a verdadeira capacidade de a empresa prosperar e gerar riquezas estão de fato muito mais no capital intangível do que no capital tangível.

Resumindo, podemos dizer que com a gestão do conhecimento percebemos que ele move tudo, pois o que é tangível e não tangível vem dela.

A gestão do conhecimento é um meio de estimulo para as pessoas nas organizações e que essas possam produzir informações e também usufruir delas. Com isso o conhecimento se torna essencial e indispensável ao crescimento das empresas e das pessoas.

Conforme observamos as duas definições dos autores definem que o patrimônio maior que as empresas possuem são seus talentos, pessoas capazes de transformar o ambiente fazer com que haja produtividade e qualidade satisfazendo seus clientes, por isso as empresas dever motivar seus talentos, pois ela depende desses talentos para crescer, desenvolver e sempre inovar no mercado.

EXEMPLOS DE GESTÃO DE CONHECIMENTO APLICADO NAS EMPRESAS E SUA IMPORTANCIA

Hoje em dia as empresas estão tendo que se ajustar a nova economia na era da globalização. Elas precisam adequar seus custos, aumentar a produtividade para serem mais competitivas, no entanto já estão pensando em seus funcionários operacionais, administrativos ou administradores enfatizando que eles e suas idéias são parte fundamental para o crescimento da empresa.

Muitas empresas já comprovaram que é mais econômico reter um talento, do que obter um novo ate porque esta difícil encontrar um talento pronto no mercado para suprir as necessidades da empresa.

No entanto o primeiro  passo a seguir, é a empresa se decidir se quer obter um programa de treinamento, se for o caso que o interesse é em desenvolver um sistema de captação e desenvolvimento de talentos, ou então caso contrario, o sucesso desse questionamento e a aplicação dos conhecimentos adquiridos não terá como ser medida.

Já se a opção for um sistema de captação e desenvolvimento de talentos, a empresa deve quebrar alguns paradigmas tradicionais de treinamento.

Como exemplo, o quadro abaixo se refere a um sistema completo.

        [pic 1]

Conforme obesrva-se no quadro, o ambiente de aprendizagem (AA), a organização tem por objetivo propiciar a todos independente de seu nível hierárquico, na qual é idenficada por ações concretas como criações de cursos de alfabetização e supletivos, bolsas de estudo, criação de bibliotecas, espaço de leitura, acesso a internet.

O sistema de gerenciamento do aprendizado (SGA) tem a finalidade de garantir que o investimento nessas ações obtenha resultados para a organização na melhoria da qualidade do capital humano e conseqüentemente nos níveis de produtividade ocasionando em satisfação dos clientes.

O (SGA) esta dividido em dois sistemas, o (SIGA) Sistema Integrado de Gerenciamento do Aprendizado e o (SGC) Sistema do Gerenciamento do Conhecimento).

O SIGA também esta divido em outros dois sistemas, o (SGT) Sistema do Gerenciamento do Treinamento) e o (SGPC) Sistema do Gerenciamento do plano de carreira.

O SIGA ira juntar os esforços de treinamento e desenvolvimento orientados para a melhoria e qualificação do capital humano, com investimento pessoal em suas carreiras.

O SGT promove a integração dos sistemas de treinamentos aplicados, seja presenciais ou vivenciais, os treinamentos por instrução programada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (198.5 Kb)   docx (55.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com