TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Conhecimento

Trabalho Universitário: Atps De Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  2.831 Palavras (12 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Salário:Conceito de salário refere-se à remuneração regular atribuída pelo exercício/desempenho das funções no âmbito de um emprego/trabalho. O termo deriva do latim salarĭum, que está relacionado com o “sal” (outrora, era a forma primária de pagamento). Existe vários tipos de pagamentos, dentre eles estão:

1 - Salário nominal - É aquele que consta na ficha de registro, na carteira profissional e em todos os documentos legais. Pode ser expresso em hora, dia, semana, mês.

2 - Salário efetivo - É o valor efetivamente recebido pelo empregado, já descontadas as obrigações legais (INSS, IRRF etc).

3 - Salário complessivo - É o que tem inserido no seu bojo toda e qualquer parcela adicional (hora extra, adicional, etc).

4 - Salário profissional - É aquele cujo valor está expresso na lei e se destina especificamente a algumas profissões.

5 - Salário relativo - É a figura de comparação entre um salário e outro na mesma empresa.

6 - Salário absoluto - É o montante que o empregado recebe, líquido de todos os descontos, e que determina o seu orçamento.

Motivação: A palavra motivo vem do latim motivus que significa aquilo que se movimenta, que se move, faz andar. De modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma tendência, a um comportamento específico. E uma das questões mais polêmicas referentes ao salário é se este funciona como um fator de motivação para os funcionários. A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa de forma particular erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo.Os argumentos da Teoria de Maslow são os seguintes: as necessidades não satisfeitas influenciam o comportamento, dirigindo-o para metas individuais. Uma necessidade satisfeita não é motivadora de comportamento; cada pessoa nasce com uma bagagem de necessidades fisiológicas herdadas, para as quais o comportamento de início está voltado para a satisfação destas necessidades; com o passar dos anos vão surgindo as necessidades fisiológicas e de segurança; o comportamento passa a ser influenciado por um grande número de necessidades concomitantes que se articulam na hierarquia.Os argumentos da Teoria de Herzberg são divididos em dois fatores: Higiênicos e Motivacionais. Os Fatores higiênicos referem-se às condições que rodeiam a pessoa enquanto trabalha (físicas, ambientais, salário, benefícios, regulamentos internos, relacionamento interpessoal...) e correspondem ao contexto do trabalho. São geralmente utilizados pelas empresas para fins de motivação do quadro funcional. Já os Fatores Motivacionais referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Produzem efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência. Estão relacionados com as condições internas do indivíduo que conduzem a sentimentos de satisfação e auto-realização. A Teoria de McClelland aborda três necessidades ou motivos como os responsáveis pelo comportamento humano. Teoria da Motivação pelo êxito e/ou Medo. Os principais vetores da necessidade para que um ser humano pudesse obter a sua satisfação eram:

Necessidade: meio para obter a satisfação.

Realização: competir como forma de auto-avaliação.

Afiliação: relacionar-se cordial e afetuosamente.

Poder: exercer influência.

Essas três necessidades são aprendidas e adquiridas ao longo da vida como resultado das experiências de cada pessoa. Como as necessidades são aprendidas, o comportamento recompensado tende a repetir-se com mais freqüência. Como resultado desse processo de aprendizagem, as pessoas desenvolvem padrões únicos de necessidades que afetam o seu comportamento e desempenho.

CONCLUSÃO:

Cada teoria aborda um aspecto específico de um conceito extremamente complexo. Para entendê-las melhor, precisamos partir do modelo que envolve quatro passos: esforço individual, desempenho individual, recompensas organizacionais e metas pessoais. As teorias da motivação oferecem inesgotáveis oportunidades para as organizações elevarem o moral e melhorar o clima de trabalho. O importante é extrair meios para sua aplicabilidade no mundo real das pessoas.

Cabe ressaltar que cada pessoa deve ser motivada de forma diferente, pois cada qual tem necessidades e emoções distintas. O homem é um ser insaciável, pois uma vez satisfeita uma necessidade, automaticamente surgirão outras. Por isso, é importante que a empresa diversifique os benefícios, adequando-os de acordo com as necessidades dos funcionários.

Com relação ao ambiente empresarial d atualidade, parece que o desafio dos gestores é motivar as pessoas a crescerem, juntamente com a organização. Caso isso não aconteça, o caos estará instalado. O salário tem que ser analisado de forma individual. Para alguns pode ser considerado fator de motivação, mas para outros é apenas uma forma justa de recompensa pelo esforço, ou seja, pela mão-de-obra fornecida pelo colaborador. Para agradar a todos colaboradores é essencial que empresa forneça um plano de cargos e carreiras para os integrantes da mesma. Na prática é a melhor forma de motivar o empregado. Quando um funcionário consegue uma evolução funcional dentro de uma empresa por méritos de sua capacidade isso gera grande satisfação e atribui por muitas vezes benefícios adquiridos, bônus, gratificações, carros e etc...

Passo 1 (Equipe)

Empresa abordada: Prefeitura Municipal de Campinas

Localização: Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Segmento: Gestão Pública

Porte: Grande

Missão e Valores: Administrar e gerenciar o dinheiro público com eficiência e transparência.

Motivo da escolha da empresa: O motivo da escolha da Prefeitura Municipal de Campinas é devido seu porte com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com