TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS BÁSICOS DA AUDITORIA

Projeto de pesquisa: CONCEITOS BÁSICOS DA AUDITORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.977 Palavras (12 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 12

AUDITORIA – 7ª SEM

Prof: Esp.Milton Euzébio Amâncio

1 - CONCEITOS BÁSICOS DE AUDITORIA

É uma atividade relativamente nova no Brasil, haja vista que as legislações brasileiras, vem abordando superficialmente o assunto, sem definir de forma clara os procedimentos que os profissionais deveriam adotar.

Nos países em que a importância da auditoria foi reconhecida, existem comissões permanentes criadas para emitir normas de auditoria, à medida que surgem novas circunstâncias e também para alterar normas e adaptá-las às novas situações do mercado. O que requer maior atenção dos órgãos ligados a área, no sentido de padronizar e estabelecer procedimentos, para fortalecer o sistema de auditoria.

AUDITORIA EXTERNA

Também conhecida como independente surgiu como parte a evolução do sistema capitalista. No inicio as empresas eram fechadas, com a expansão do mercado houve a necessidade de ampliar as instalações, investir em tecnologias e aprimorar os controles internos.

Para processar estas mudanças as empresas captaram capital de terceiros e com isso abrindo seu capital a novos acionistas.

No entanto estes investidores precisavam conhecer a situação patrimonial da empresa, ver a capacidade produtiva, visando uma segurança, liquidez e rentabilidade de seus futuro investimento.

O Meio de obter as informações eram através das demonstrações financeiras, em conseqüência disto estas demonstrações passaram a ter muita importância para os futuros investidores.

Como medida de segurança, os investidores passaram a exigir que estas demonstrações fossem examinadas por um profissional independente da empresa e de reconhecida capacidade técnica.

Este profissional que examina as demonstrações contábeis e emite sua opinião sobre estas, e conhecido de auditor externo ou independente.

Nas últimas décadas instalaram-se no Brasil diversas empresas com associações internacionais de auditoria externa. Isto ocorreu em função da necessidade legal, principalmente nos EUA onde os investimentos no exterior deveriam ser auditados.

Estas empresas praticamente iniciaram a auditoria no Brasil e trouxeram um conjunto de técnicas que posteriormente foram sendo aperfeiçoadas.

AUDITORIA INTERNA

Com a expansão dos negócios, sentiu a necessidade de dar maior ênfase aos procedimentos de controles internos. Entretanto, de nada adiantaria a implantação desses procedimentos sem que houvesse um acompanhamento, no sentido de verificar se os mesmos estavam sendo executados pelos colaboradores da empresa.

Entretanto o auditor externo passava um período de tempo curto na empresa e seu trabalho estava voltado para examinar as demonstrações financeiras. Para atender a administração da empresa seria necessário um acompanhamento mais periódico, com maior grau de profundidade, visando também outras áreas.

Daí surgiu o auditor interno que é um funcionário da empresa e não deve estar subordinado àqueles cujo trabalho examina. Além disso este profissional não pode desenvolver atividades que mais tarde ele mesmo possa via a examinar.

Estrutura organizacional do departamento de auditoria

P R E S I D Ê N C I A

AUDITORIA

INTERNA

DIRETORIA DIRETORIA DIRETORIA

TÉCNICA FINANCEIRA ADMINISTRATIVA

DIFERENÇAS ENTRE AUDITOR INTERNO E EXTERNO

I N T E R N O E X T E R N O

É funcionário da empresa Não tem vínculo empregatício

Menor grau de independência Maior grau de independência

Executa auditoria contábil e operacional Executa apenas auditoria contábil

PRINCIPAL OBJETIVO PRINCIPAL OBJETIVO

Verificar se normas são cumpridas

Necessidade aprimorar normas internas Emitir parecer sobre demonstrações contábeis, visando sua veracidade

Auditar várias áreas na empresa e se estão de acordo com as normas

Analisar maior numero de testes Analisa menor numero de testes

OBJETIVOS

O Objetivo do auditor é emitir sua opinião sobre as demonstrações financeiras examinadas, cujas peças básicas são as seguintes: Balanço patrimonial; demonstração do resultado do exercício.

Para atingir o objetivo o auditor necessita planejar seu trabalho, avaliar o sistema de controle interno relacionando com a contabilidade e proceder à revisão analítica das contas de ativo, passivo, receitas e despesas, colher as evidências comprobatórias das informações das demonstrações financeiras e avaliar estas evidências.

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

Representa um conjunto de técnicas utilizadas para colher as evidências sobre as demonstrações financeiras:

CONTÁGEM FÍSICA: É utilizado para as contas do ativo, e visa identificar o bem declarado na demonstração contábi. Ex: Caixa, Bancos, estoques, direitos a receber, aplicações e bens do imobilizado;

CONFIRMAÇÃO COM TERCEIROS: É utilizado para confirmar, por meio de cartas, bens de propriedade da empresa em poder de terceiros, direitos a receber e obrigações. Ex: Dinheiro em conta corrente, contas a receber de clientes, estoques em poder de terceiros, obrigações a pagar, etc.

CONFERÊNCIAS DE CÁLCULOS: O Contador efetua diversos cálculos durante a contabilização, o auditor precisa conferir todos estes valores para verificar se houve algum erro de cálculo ou fraude. Ex: Cálculo no valor dos estoques; amortizações antecipadas; depreciações; cálculos de juros, etc.

INSPEÇÃO DE DOCUMENTOS: Existem dói s tipos de documentos os Internos e Externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com