TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos de auditoria e conhecimento necessário para o auditor

Tese: Conceitos básicos de auditoria e conhecimento necessário para o auditor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Tese  •  2.694 Palavras (11 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 11

UNIDERP ANHANGUERA

PROF° À DISTÂNCIA: SOLANGE DE CARVALHO

TUTOR PRESENCIAL: MANOEL DE OLIVEIRA NETO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

8° PERÍODO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)

AUDITORIA

CAXIAS-MA

AGOSTO-2013

ALUNOS

Pablo da Silva Costa RA: 263943

AUDITORIA

Principais conceitos sobre a Auditoria e o conhecimento necessário a um Auditor.

CAXIAS-MA

AGOSTO-2013

DEDICATÓRIA

Dedicamos a presente obra aos nossos pais que sempre nos fizeram acreditar na realização dos nossos sonhos e trabalharam muito para que nos pudéssemos realizá-lo. E aos nossos amigos, que sempre nos apoiaram nas horas difíceis e compartilharam conosco as alegrias.

AGRADECIMENTOS

Nossa gratidão, em primeiro lugar, a Deus, por estar conosco em todos os momentos nos iluminando, sendo nosso refúgio e fortaleza nos momentos mais difíceis. A Ele, nossa eterna gratidão. Registro nossos agradecimentos a todos os que compartilharam o trilhar de mais esse caminho percorrido, contribuindo, direta e indiretamente, para que nos realizássemos esta pesquisa, auxiliando-nos e dando-nos forças nos momentos em que mais precisamos. Ao nosso professor e orientador Manoel Maria Neto que possibilitou aprendizagens únicas por meio do grande incentivo e orientação que nos foram concedidos durante essa jornada. A todos, o nosso muito obrigado.

RESUMO

A auditoria contábil é reconhecida como uma atividade de fundamental importância para a confiança dos usuários da informação contábil.

Ao longo do desenvolvimento econômico das nações e principalmente após as crises de 1929 e 2001, a importância da auditoria mostrou-se ainda mais relevante e impactante, pois os grupos de interesse nas empresas têm no processo de auditoria a confiança necessária para poder tomar decisões com base no relatório da auditoria.

INTRODUÇÃO A AUDITORIA

Quem quer montar uma empresa sempre se depara com inúmeros termos específicos da contabilidade que podem ser simples, mas apresentam-se primeiramente como bichos de sete cabeças.

A auditoria contábil é ramo da contabilidade que tem a função de verificar a precisão dos registros contábeis com a finalidade de combater a fraudes e prevenir irregularidades dentro de uma empresa. Ela fornece informações seguras e transparentes e possibilita a identificação de falhas no controle interno e no sistema financeiro da empresa.

Esta auditoria pode ser realizada em qualquer empresa, de qualquer tamanho, com ou sem fins lucrativos. Ela examina a exatidão dos registros tendo como foco diversos aspectos da empresa tais como o administrativo, patrimonial, fiscal, técnico, financeiro, econômica e ético. O relatório de auditoria deverá possibilitar a identificação dos problemas observados, as conseqüências e possíveis recomendações para a correção.

Se valer de uma auditoria possibilita a fiscalização quanto à eficiência dos controles internos da empresa, assegurando maior correção dos registros contábeis,dificultando possíveis desvios de bens patrimoniais e opinando sobre a adequação das demonstrações contábeis obtendo assim maiores informações sobre a situação econômica real da empresa para todos os donos, incluindo sócios e acionistas.

O que é passível de auditar na empresa é seu balanço patrimonial, resultados do Exercício e a demonstração do fluxo de caixa.

Para um bom trabalho de auditoria é preciso que a empresa auditada acompanhe o serviço de perto e sempre disponibilize seus dados para análise. Ao auditor cabe total independência e imparcialidade de analise durante todo o processo demonstrando os dados de forma clara e objetiva baseando-se nas normas brasileiras da contabilidade.

ETAPA I

AUDITORIA CONTÁBIL

Auditoria pode ser conceituada como a atividade de levantamento e de avaliação sistemática de procedimentos e tarefas de uma determinada área. Essa atividade de levantamento e avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com